GABARITO DO TESTE - 9o ANO
1. Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 30°C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.
a) Explique qual a estratégia utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos.
A estratégia utilizada pelas tropas russas tanto contra Napoleão tanto contra Hitler foi a da "terra arrasada", que consiste em destruir e incendiar o próprio território, para que as tropas invasoras não consigam se manter sem recursos.
Além disso, o rigoroso inverno russo contribuiu para a derrota dos nazistas.
b) Explique qual a importância da URSS durante o contexto da Segunda Guerra Mundial.
As tropas soviéticas foram as primeiras a chegar a Berlim, derrotando finalmente os nazistas.
2. A já conhecida charge abaixo retrata de forma crítica a assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.
- Boa Piada! Ninguém conhece as nossas intenções, heim?
- É verdade! Nem nós...
a) Explique o que foi o pacto Molotov-Ribbentropp.
Foi o Pacto Germano-Soviético firmado em 1939 que previa a não-agressão entre Alemanha e URSS. Dessa maneira, Hitler pôde invadir a Polônia retaliações de Stálin, e este poderia também fazê-lo. Logo, procederam na divisão do território polonês: leste para a URSS; oeste para a Alemanha.
O tratado era vital para ambos os lados.
b) Relacione esse pacto à deflagração da Segunda Guerra Mundial.
França e Inglaterra já tinham-se mostrado a favor da autonomia da Polônia desde a Conferência de Munique, então ficaram contra a divisão desta pelos supostos rivais Hitler e Mussolini e declararam guerra contra a Alemanha.
Em 1941, porém, Hitler decide invadir a URSS (Operação Barbarossa), rompendo a tratado.
3. Leia o fragmento abaixo:
A tentativa dos nazistas de dissimular suas atrocidades nos campos de concentração e de extermínio resultou em completo fracasso. Muitos sobreviventes desses campos sentiram-se investidos da missão de testemunhar e não deixaram de cumpri-la, alguns logo depois de serem libertados e outros, quarenta e até cinqüenta anos mais tarde.
(Adaptado de Tzvetan Todorov, Memória do mal, tentação do bem. Indagações sobre o século XX. ARX, 2002, p. 211)
a) Caracterize o contexto histórico em que surgiram os campos de concentração e de extermínio.
Período entreguerras, durante a ascensão dos regimes totalitários na Europa, principalmente do Nazismo alemão.
Características do nazismo: militarismo; Executivo forte; partido de massa; líder carismático; base teórico pouco sólida; ufanismo; superioridade da raça ariana; antissemitismo; busca do espaço vital, etc...
b) Cite dois (2) exemplos da população foram aprisionadas nesses campos?
Judeus, pessoas com ascendência judaica, ciganos, homossexuais, deficientes físicos, testemunhas de jeová, comunistas...
c) Explique a importância do testemunho dos sobreviventes, citando uma expressão de tipo.
A importância do testemunho dos sobreviventes dos campos de concentração é a informação das gerações futuras sobre esses escândalos, a fim de evitar que eventos semelhantes voltem a acontecer.
Exemplos: "O Arquipélago Gulag", de Alexandre Soljenítsin; o Museu do Holocausto...
4. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi precedida por intensas articulações que envolveram a diplomacia e os governantes dos países que vieram a participar desse conflito. Nesse contexto de progressiva tensão internacional se deu a assinatura de um pacto de não-agressão entre a Alemanha nazista e a URSS, o que provocou perplexidade e incertezas na opinião pública internacional. Maior perplexidade, contudo, causou a decisão norte-americana de precipitar o encerramento do conflito com o Japão, lançando a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagazaki.
Explique de que maneira o uso da bomba atômica em 1945 influenciou as relações internacionais do período.
Como foram os soviéticos os primeiros a tomar Berlim, os EUA sentiram sua hegemonia ameaçada e resolveram fazer uma demonstração de força contra seu rival nas batalhas no Pacífico: o Japão.
Foi daí que, já derrotado no nazismo, os EUA bombardearam as cidades de Hiroshima e de Nagasaki.
5. No período que antecede a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as democracias europeias optaram por uma política de não-intervenção nos conflitos originados pelo expansionismo alemão e italiano. O acordo de Munique (30 de setembro de 1938) assinado entre a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha é representativo dessa política e provocou grande impacto e poucos protestos, como o de Winston Churchill chanceler britânico à época do conflito.
a) Cite um (1) argumento utilizado por Hitler para justificar a invasão da Tchecoslováquia.
- Hitler afirmava que aquela região tinha população de origem germânica.
- O território pertencia à Alemanha antes da Primeira Guerra.
b) Explique por que as democracias europeias tardaram em reagir ao expansionismo alemão.
- Hitler era anticomunista, por isso visava a conter a expansão do socialismo soviético, o que agradava as democracias europeias.
- Devido à política do apaziguamento adotada pela Liga das Nações, que vidava a evitar um futuro conflito em escala mundial.
6. Assinale a alternativa correta.
O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
Gabarito: A
7. Assinale a alternativa correta.
O nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.
Gabarito: A
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