O ZOROASTRISMO
O Zoroastrismo ou Masdeísmo é um religião dualista da Antiguidade tardia cujo profeta é Zoroastro ou Zaratustra, nascido na Pérsia, e cujo livro sagrado é o Avesta.
Zaratustra ou Zoroastro (versão grega de seu nome) retratado pelo pintor renascentista Rafael Sanzio. |
A dualidade dessa religião se expressa por meio de dois deuses: Mazda e Arimã. Para Zaratustra, antes de o mundo existir, havia dois espíritos que estavam em constante luta: Mazda simbolizaria o Bem; e Arimã, o Mal.
Os conceitos de bem e de mal estão além de questões morais. É claro que, como toda religião, seus preceitos visavam a guiar a ação humana, porém bem e mal constituem um princípio cósmico que vive em eterna discórdia. A vitória de Mazda sobre Arimã só seria possível quando Zaratustra reunisse em torno de si uma grande quantidade de fiéis.
Levado para Roma pelo filósofo Mani ou Maniqueu, o Zoroastrismo foi reinterpretado sob a forma do maniqueísmo, filosofia gnóstica que julga a matéria como o Mal e o espírito como o Bem. Popularmente, o maniqueísmo é utilizado para designar uma visão muito polarizada acerca de qualquer assunto.
Para saber mais, clique aqui.
Para saber mais, clique aqui.
Comentários