OUTROS 11 DE SETEMBRO...
No ano de 1973, o general Augusto Pinochet liderava o golpe militar que depunha Salvador Allende, dando início a uma sangrenta ditadura que duraria 17 anos.
Allende fora o primeiro candidato de orientação marxista a ser eleito no Chile, mas a via chilena para o socialismo não logrou êxito devido à ordem geopolítica mundial.
Augusto Pinochet. |
Assim como fazemos ao estudar os governos do interregno democrático, devemos analisar o período do seu governo ao contexto de Guerra Fria. Bem como muitos presidentes brasileiros estudados, suas propostas desagradavam internamente à elite nacional (oligarquias rurais) e externamente batiam de frente com as dos Estados Unidos (processo de estatizações, por exemplo). A insatisfação dos setores conservadores com o governo de Allende levou à mobilização em agosto e à execução no mês seguinte de um golpe de Estado.
Os EUA, sob a patente de porta-voz do desenvolvimento americano e exercendo seu imperialismo dito natural , tinham um projeto secreto que visava a impedir que Allende fosse eleito: o Projeto Fubelt. Sua vitória nas urnas levou-o ao fracasso, então os EUA resolveram substituí-lo por outro que garantisse a deposição do então presidente.
Salvador Allende. |
Num primeiro momento, os golpistas foram detectados, e o general chileno Carlos Prats atentou Allende da necessidade de estado de sítio, a fim de conter tanta agitação social. O congresso disse não. Desacatado, o general recusou-se a participar de qualquer golpe de Estado e renunciou ao cargo e abriu caminho para a ascensão de Pinochet.
Prats foi assassinado em Bueno Aires pela DINA (Diretoria de Inteligência Nacional), polícia política pinochetista, num atentado a bomba.
Augusto Pinochet já fora braço direito de Salvador Allende. Ao que tudo indica, este se suicidou no Palacio de la Moneda, usando a arma que lhe fora dada por Fidel Castro. Seu corpo foi enterrado em cova comum com a inscrição NN. Só em 1990 houve um funeral com honras militares. Aquele era figura desconhecida de grande parte do povo chileno.
Não podemos ignorar a conjuntura da época: o contexto de Guerra Fria. Porém não vamos nos limitar a acusar EUA ou mesmo o Brasil pelo golpe de 11 de setembro de 1973.
O historiador Moniz Bandeira é um dos que afirma que o modelo de socialismo chileno estava fadado ao fracasso, uma vez que Allende se isolou e que as condições materiais do país não estavam suficientemente desenvolvidas. Como já ressaltamos, a base da economia chilena era a exportação de cobre, e grande parte dos gêneros de primeira necessidade era importada.
O socialismo não deve ocorrer como via para o desenvolvimento. Pelo contrário, o socialismo decorre das contradições provenientes do próprio desenvolvimento, da própria sociedade capitalista.
Comentários