GABARITO - 2o ANO
Meu povo, estou a 90%! Abaixo o gabarito do simulado discursivo do 2o ano. Espero que ajude tanto os que ficaram de recuperação, quanto os que têm curiosidade pelo assunto.
1. Imperador Guilherme II da Alemanha assim se referiu, em 1901, aos sublevados chineses massacrados por um exército organizado por várias potências:
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1. Imperador Guilherme II da Alemanha assim se referiu, em 1901, aos sublevados chineses massacrados por um exército organizado por várias potências:
"Tal como os Hunos, há mil anos sob comando de Átila, ganharam uma reputação que ainda hoje vive na história, assim também possa o nome Alemanha tornar-se de tal modo conhecido na China que nenhum chinês jamais ouse novamente olhar com desdém um alemão."
(Kaiser Guilherme II, imperador da Alemanha de 1888 a 1918.)
A partir do texto:
A) Cite o nome da rebelião que se contrapôs à intromissão estrangeira na China em 1900.
Revolta/Rebelião dos Boxers.
B) Explique o processo histórico que resultou no estabelecimento de "zonas de influência" na China, ao final do século XIX.
A resposta ideal era mais simples do que se imaginava... O processo histórico que culminou no estabelecimento de zonas de influência na China foi o próprio Imperialismo, que consiste na procura de mão-de-obra e matéria-prima abundantes e baratas no contexto da Segunda Revolução Industrial.
2. Ao exaltar o imperialismo inglês, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas:
Aceitai o fardo do homem branco,
Enviai os melhores dos vossos filhos,
Condenai vossos filhos ao exílio,
Para que sejam os servidores de seus cativos.
a) Como esses versos de Kipling explicam o imperialismo inglês?
Essa questão tratava particularmente do princípio básico que justificava a ação das potências imperialistas: a missão civilizatória. Nessa estrofe, Kipling explicita o papel do europeu mediante seus "cativos": sacrificar-se a fim de civilizá-los, aculturando e semeando a cultura europeia como superior.
b) Quais as áreas mais cobiçadas pelo imperialismo inglês e por quê?
Acabei aceitando respostas que colocavam Ásia e África, de maneira mais geral... Não tivemos nossa aula de revisão, então baixou uma mãe em mim...
Mas a resposta ideal deveria ressaltar a Índia, grande fornecedora de matérias-primas e com maior desenvolvimento. Também poderíamos explicitar o desejo de controle do comércio de ópio.
3. Leia o fragmento abaixo:
"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia [...]"
(Mensagem do Presidente dos EUA James Monroe ao Congresso, 1823
Discorra sobre as principais características da Doutrina Monroe.
Temerosos das consequências da restauração pós-napoleônica (lembrar-se do Congresso de Viena e da Santa Aliança, que visavam, particularmente com relação às colônias, a impedir movimentos emancipatórios na América Latina), os EUA lançaram tal doutrina. Seu slogan "A América para os americanos" denotava a vontade de não só preservar o continente de incursões estrangeiras, mas prepará-la para um futuro domínio estadunidense. Não é à toa que muitos satirizam o slogan, reformulando-o: a América para os americanos (do norte).
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