GABARITO - 2o ANO

Meu povo, estou a 90%! Abaixo o gabarito do simulado discursivo do 2o ano. Espero que ajude tanto os que ficaram de recuperação, quanto os que têm curiosidade pelo assunto.


***


1. Imperador Guilherme II da Alemanha assim se referiu, em 1901, aos sublevados chineses massacrados por um exército organizado por várias potências:

    "Tal como os Hunos, há mil anos sob comando de Átila, ganharam uma reputação que ainda hoje vive na história, assim também possa o nome Alemanha tornar-se de tal modo conhecido na China que nenhum chinês jamais ouse novamente olhar com desdém um alemão."
                    (Kaiser Guilherme II, imperador da Alemanha de 1888 a 1918.)

    A partir do texto:
    A) Cite o nome da rebelião que se contrapôs à intromissão estrangeira na China em 1900.

    Revolta/Rebelião dos Boxers.

    B) Explique o processo histórico que resultou no estabelecimento de "zonas de influência" na China, ao final do século XIX.

    A resposta ideal era mais simples do que se imaginava... O processo histórico que culminou no estabelecimento de zonas de influência na China foi o próprio Imperialismo, que consiste na procura de mão-de-obra e matéria-prima abundantes e baratas no contexto da Segunda Revolução Industrial.

    2. Ao exaltar o imperialismo inglês, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas:

    Aceitai o fardo do homem branco,
    Enviai os melhores dos vossos filhos,
    Condenai vossos filhos ao exílio,
    Para que sejam os servidores de seus cativos.

    a)      Como esses versos de Kipling explicam o imperialismo inglês?

    Essa questão tratava particularmente do princípio básico que justificava a ação das potências imperialistas: a missão civilizatória. Nessa estrofe, Kipling explicita o papel do europeu mediante seus "cativos": sacrificar-se a fim de civilizá-los, aculturando e semeando a cultura europeia como superior.

    b) Quais as áreas mais cobiçadas pelo imperialismo inglês e por quê?

    Acabei aceitando respostas que colocavam Ásia e África, de maneira mais geral... Não tivemos nossa aula de revisão, então baixou uma mãe em mim...
    Mas a resposta ideal deveria ressaltar a Índia, grande fornecedora de matérias-primas e com maior desenvolvimento. Também poderíamos explicitar o desejo de controle do comércio de ópio.

    3.  Leia o fragmento abaixo:

    "Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia [...]"
    (Mensagem do Presidente dos EUA James Monroe ao Congresso, 1823

    Discorra sobre as principais características da Doutrina Monroe.

    Temerosos das consequências da restauração pós-napoleônica (lembrar-se do Congresso de Viena e da Santa Aliança, que visavam, particularmente com relação às colônias, a impedir movimentos emancipatórios na América Latina), os EUA lançaram tal doutrina. Seu slogan "A América para os americanos" denotava a vontade de não só preservar o continente de incursões estrangeiras, mas prepará-la para um futuro domínio estadunidense. Não é à toa que muitos satirizam o slogan, reformulando-o: a América para os americanos (do norte).

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