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sexta-feira, 19 de abril de 2013

QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE ARTE NA ANTIGUIDADE


ARTE EGÍPCIA

1. Em 2001, a cidade de São Paulo foi palco da exposição pioneira "A Arte no Egito no Tempo dos Faraós". Pela primeira vez foram expostas no Brasil 56 peças da milenar civilização do Egito Antigo, trazidas diretamente do acervo do Museu do Louvre, de Paris. Assim, os brasileiros tiveram oportunidade de visualizar um panorama de 3.000 anos de arte de uma das primeiras civilizações da história.

Considere as seguintes afirmativas sobre o Egito Antigo, sua história e sua religião:

I. Inserido no contexto do Modo de Produção Asiático, o Egito antigo conviveu com as outras civilizações localizadas nas proximidades do Mediterrâneo Oriental consideradas as primeiras da história, como as que se desenvolveram na Mesopotâmia e na Palestina, além de fenícios e persas.

II. A religião egípcia, como todas as outras religiões antigas, caracteriza-se pelo monoteísmo, apresentando Deus como um ser com os vícios e virtudes dos homens, porém muito mais sábio e com a magia que o torna muito mais poderoso.

III. O estudo da história egípcia nos tempos modernos começou com a descoberta da pedra de Rosetta e a interpretação dos hieróglifos pelo historiador francês Jean François Champollion (1790-1832), que em 1826 pediu ao rei Carlos X, da França, para começar uma coleção de antiguidades egípcias no Louvre, que hoje conta com mais de 60 mil itens.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que:

a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) I e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


2. O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros.

Sobre a religião egípcia podemos afirmar:

a) O rei era definido como o centro de todas as coisas, no Egito; somente, durante o reinado de Amenófis IV, a nação viveu sob o politeísmo.
b) O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis III, o Egito viveu sob o monoteísmo.
c) O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o monoteísmo.
d) O rei se posicionava como centro do mundo natural, inclusive dos países estrangeiros, mas, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito laicizou-se o Estado.
e) O rei se definia literalmente apenas como dirigente de todas as coisas, inclusive dos países estrangeiros, devidamente escolhido por seus súditos, somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o politeísmo.


3. A morte sempre esteve no contexto das representações dos povos desde a antiguidade até a Idade Contemporânea. As visões e atitudes diante a morte podem ser percebidas pelo homem, em cada momento da história.

Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a) quando um faraó egípcio morria, ele não era julgado no Tribunal de Osiris. Pelo poder acumulado, estes faraós já tinham entrada garantida no reino dos céus ou no reino do além.
b) eram comuns, tanto no Egito como na Europa medieval, as práticas de embalsamamento dos corpos dos Faraós e sacerdotes.
c) segundo a religião do Egito, quando alguém morria era julgado pelo tribunal de Osiris. Lá, seu coração era colocado em uma parte da balança e, na outra, uma pluma de avestruz de Maát, representando a justiça. A pesagem era registrada pelo escriba dos deuses, o deus Thot. Se a balança se equilibrasse, o morto era conduzido, por Osíris, para o além.
d) Na Idade Média tratou-se da morte não como um rito de passagem para a morada definitiva da alma, a derradeira peregrinação do homem-viajante medieval, mas como o momento de ressurreição para a vida eterna.


4. Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causa naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco.

Sobre os egípcios, é correto afirmar também que:

a) foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram o uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.


 5. Analise a imagem:

É correto afirmar que a imagem representa:
a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.


6. A pintura egípcia pode ser caracterizada como uma arte que:
a) definiu os valores passageiros e transitórios como forma de representação privilegiada.
b) concebeu as imagens como modelo de conduta, utilizando-as em rituais profanos.
c) adornou os palácios como forma de representação pública do poder político.
d) valorizou a originalidade na criação artística como possibilidade de experimentação de novos estilos.
e) elegeu os valores eternos, presentes nos monumentos funerários, como objeto de representação.


7. Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar:
a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.
b) Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com restante do corpo de frente.
c) A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.
d) A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.
e) A gradação, a mistura de tonalidades, o claro-escuro não eram utilizados.


8. Sobre o Antigo Egito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

1 - A religiosidade egípcia tinha, como sua principal característica, o monoteísmo antropozoomórfico.

2 - A formação da sociedade e a economia egípcia estavam intimamente vinculados às cheias e vazantes periódicas dos rios Tigre e Eufrates.

4 - A produção artística era predominantemente de inspiração religiosa.

8 - A preocupação com os mortos fez com que os egípcios construíssem túmulos duradouros como as Mastabas e os Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres e sacerdotes ilustres.

16 - A economia era controlada pelo faraó, dono nominal da maioria das terras, sendo a agricultura a principal atividade econômica que, de modo geral, estava voltada para suprir as necessidades da população.


9. A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:
a) a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;
b) o seu reduzido tamanho, por serem apenas moradia da divindade;
c) a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;
d) a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana;
e) a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.


10. As manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita relação com a natureza.

Por isso:
a) os deuses assumiram formas de animais ou de forças da natureza;
b) os templos obedeciam às linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a criatividade dos artistas;
c) todos os mortos eram colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem protegidos contra a ira divina da natureza;
d) as esculturas humanas não possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos deuses da natureza;
e) a astronomia foi pouco desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os estudos dos astros.


11. Observe e compare as imagens seguintes:

a) Cite uma diferença na forma de representação do corpo humano numa e noutra escultura.

b) Explique a importância da escrita para o Estado egípcio na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para as cidades gregas do século VIII a.C. ao V a.C.


12. Considerando a escrita egípcia, é correto afirmar que:
a) a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular;
b) os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão;
c) a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir;
d) a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa;
e) os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.


13. Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta:
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era um arte abstrata de difícil interpretação.


14. “Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado 
sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de 
perfil”. 

Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa lei: 
a) Lei da modernidade 
b) Lei da frontalidade 
c) Lei da mortalidade 
d) Lei da lateralidade 

15. Na Antiguidade, a busca pela superação das dificuldades naturais acontece ao mesmo tempo que são criadas manifestações culturais que visam simbolizar o conteúdo dessa luta.

Nas manifestações artísticas dessa época, julgue verdadeiro (V) ou falso (F):
(  ) a predominância de obras arquitetônicas religiosas, marcadas pela grandiosidade.
(  ) de uma maneira geral, a inexistência de trabalhos de pintura, destacando-se apenas algumas obras religiosas no Egito.
(  ) a expressiva presença das construções da arquitetura grega, que buscavam a harmonia e o equilíbrio.
(  ) a originalidade da arte romana, expressa em suas esculturas majestosas e seus palácios monumentais.
(  ) a ausência de construções relacionadas com aspectos não-religiosos.


ARTE GREGA

16. Observe e compare os monumentos.

O elemento comum às construções apresentadas constitui:
a) um esforço de ostentação perdulária, de demonstração de hegemonia e de poder de grandes impérios unificados. 
b) uma expressão simbólica das concepções religiosas da Antiguidade, que se estenderam até os dias atuais. 
c) um aspecto da arquitetura monumental que se opõe à concepção do homem como medida de todas as coisas. 
d) um princípio arquitetônico estrutural modificado ao longo da história por concepções religiosas, políticas e artísticas. 
e) uma comprovação do predomínio dos valores estéticos sobre os religiosos, políticos e sociais.


17. Em relação à arte grega, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
01) Os escultores gregos do período arcaico tinham uma predileção por representar o corpo humano em posições simetricamente equilibradas.
02) A escultura grega, tanto do período arcaico quanto dos períodos posteriores, prezava pela simetria estática, eliminando qualquer tipo de dinamismo ou ideia de movimento.
04) Os escultores gregos tiveram predileção pelo mármore como matéria-prima principal, sendo muito difícil encontrar esculturas em outros materiais como o bronze.
08) Diferentemente da arte egípcia, que tinha uma conotação religiosa, a arte grega não estava submetida a fortes convenções, o que permitiu sua evolução mais livremente.
16) A pintura em cerâmica grega pode ser caracterizada em duas fases: a primeira, em que as figuras são representadas em negro; e a segunda, em que as figuras têm a coloração natural do barro, geralmente chamada de fase vermelha.


18. Leia:

“Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dionísio, deus do vinho.”

(Myriam Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.)

Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são eles:
A - melodrama e tragédia
B - drama e pantomima
C - tragédia e drama
D - vaudeville e comédia
E - tragédia e comédia


19. A cultura grega contribuiu diretamente na inauguração de várias manifestações artísticas, filosóficas e científicas. Também marcou a origem da Mitologia, que buscava a explicação para as principais questões da existência humana, da natureza e da sociedade. 

Sobre a história política da Grécia, na Antiguidade Clássica, pode-se dizer que esta se caracterizou:
A - pela alternativa de dinastia hegemônica.
B - por uma federação estável, que era regida de forma ditatorial.
C - por uma organização imperial.
D - pela existência de cidades-estados que atuavam, politicamente, como unidades autônomas.
E - por uma organização teocrática.


20. Muito do que se conhece sobre os primórdios da civilização grega deve-se à obra literária atribuída a Homero. 

Um dos eventos mais marcantes desse período foi a Guerra de Troia cuja motivação primária:
A - Foi a disputa pelas rotas comerciais entre a península do Peloponeso e os povos micênicos, opondo as esquadras de Ulisses e Agamenon.
B - Deveu-se a invasão troiana nas colônias gregas da Ásia Menor por Ulisses, provocando a reação de Aquiles, rei da Tessália.
C - Foi o rapto feito por Páris, filho de Príamo, rei de Troia, da jovem Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, motivando a reação deste último.
D - Derivou das disputas pela hegemonia da Grécia entre as principais cidades-estados, lideradas por Ulisses, Aquiles e Paris.
E - Foi a constituição de uma aliança militar entre Esparta e Troia, visando restringir a expansão Ateniense na região.


21. O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas.

Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que:
A - foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
B - enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio macedônico sobre a região.
C - culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de Esparta.
D - marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.


22. Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos” inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo, progressivamente, as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científico-filosófico. 

A propósito desse importante momento da história da filosofia, são feitas as seguintes afirmações:
I) Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, “a água era o princípio de tudo”.

II) Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a ideia de que “todas as coisas são como os números”, ou seja, de que todo o mundo – inclusive a alma – se forma segundo uma estrutura harmoniosa.

III) Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a matéria formada por átomos, ou seja, pó “partículas minúsculas, eternas e indivisíveis”, que, em movimento, se chocavam entre si, provocando assim o nascimento, a mudança e aniquilamento de todas as coisas.

Assinale:
A - se apenas I é correta.
B - se apenas II é correta.
C - se apenas III é correta.
D - se apenas I e II são corretas.
E - se I, II e III são corretas.


23. A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética. 

Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
A - formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão.
B - defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
C - construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
D - criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
E - ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia.


24. Leia o texto abaixo:

As figuras escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o Parthenon, encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre inglês que as levou para Roma no século XIX, elas podem ser apreciadas hoje no Museu Britânico. Nos mármores estão esculpidas cenas em honra da fundação de Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização sobre o barbarismo. 

(Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003. p. 37.)

a) Explique o que significa "bárbaro" na Atenas Clássica.

b) Segundo o texto, o que o Parthenon e seus mármores significavam?

c) Explique por que a apropriação desses mármores pelos ingleses se dá no século
XIX.


25. Na antiguidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam ativamente da vida pública, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de comando e liderança.

Em relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A era helenística marcou a transição da civilização grega para a romana.
B - O cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado somente no ano mil.
C - As olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à sua divindade suprema, Zeus.
D - Na sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação militarizada tinham claros objetivos políticos.
E - A exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas e espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.


26. Os poemas homéricos são fontes históricas para se conhecerem os primeiros tempos da cultura e da sociedade grega. 

No chamado período homérico:
A - a sociedade grega tinha na religião sua grande base de poder;
B - os gregos conservaram formas de governo sem intervenção da religião;
C - essa sociedade viveu as primeiras experiências democráticas;
D - observa-se uma grande atuação dos principais filósofos gregos;
E - os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.


27. A arte grega construiu espaço significativo na história do mundo ocidental. Sobre esta arte, pode-se afirmar que:
A - privilegiou a pintura e a música, inspirando os artistas do tempo medieval e do renascimento;
B - teve, na arquitetura, obras de destaque, em que um dos princípios básicos era a harmonia das formas;
C - se destacou com originalidade, na música da antiguidade, influenciando depois os grandes artistas modernistas;
D - se preocupou em seguir os ensinamentos realistas de Platão – o filósofo maior da cultura grega que se dedicou ao estudo da estética;
E - não teve penetração na vida cotidiana das grandes cidades gregas, sendo apenas admirada pelas escolas elitizadas.


28. O teatro trouxe expressões artísticas importantes para a formação do povo grego, as quais repercutiram historicamente no mundo ocidental. 

As tragédias gregas tinham, assim, notável força dramática e:
A - possuíam grande conteúdo ético, embora fossem distantes das manifestações religiosas;
B - tiveram repercussões na construção da filosofia e na cultura;
C - se restringiam às grandes ações dos mitos ligados às elites;
D – não expressavam momentos de conflito dos homens com a sua existência;
E - são iguais às tragédias modernas, explorando a ironia e o humor.


29. Leia abaixo:

 “(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heroico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre inscrita na vida comum...”

(VERNANT, Jean Pierre. L’individu, la mort, l’amour: soi-même et l’autre en Grèce ancienne. Paris: Gallimard, 1989. p. 217.)

Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga:
A - As epopeias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.
B - A Ilíada e a Odisseia foram as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.
C - A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.
D - Para os gregos a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.'
E - A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.


30. Entre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
A - a concepção de democracia com a participação do voto universal;
B - a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos;
C - a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões;
D - os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão;
E - os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.


31. Para entender a História, é importante buscar meios, a fim de explicá-la e poder compreender melhor as relações sociais e os mistérios do mundo. Na Antiguidade, a filosofia grega muito contribuiu para a reflexão e, mesmo nos dias atuais, sua produção tem acentuado destaque no pensamento ocidental. 

Com relação à contribuição dos filósofos gregos, podemos afirmar que:
A - as teorias de Platão sedimentaram as bases do idealismo, pois defendiam o relativismo político e se contrapunham aos ensinamentos de Sócrates;

B - as reflexões dos sofistas causaram grande impacto na sociedade da época, com seu relativismo e seus questionamentos sobre a existência da verdade;

C - a filosofia de Aristóteles sintetizou o pensamento do mundo antigo, contribuindo para afirmar a possibilidade do relativismo e a necessidade de certezas absolutas;

D - as reflexões de Sócrates sobre a ética e a virtude não foram sistematizadas e eram totalmente contrárias às reflexões de Aristóteles;

E - a compreensão que os pré-socráticos tinham da formação do universo pouco significou para o pensamento filosófico, sobretudo as teorias de Demócrito e Parmênides.


32. Observe a afirmativa abaixo:

O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental.

(Bernard Williams. In: Finley M. I. O legado da Grécia, 1998.)

A afirmação baseia-se no fato de que:
A - a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;

B - os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição romântica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas, como Voltaire e Diderot;

C - os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política;

D - os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna;

E - a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.


33. O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. 

Entre suas características, podemos destacar:
A - O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.

B - Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.

C - A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.

D - A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.

E - O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.


34. Considere o fragmento abaixo:

“... na Grécia Arcaica, o aedo (isto é, poeta cantor) representava o máximo poder da comunicação. Toda visão do mundo e consciência de sua propria história é, para os gregos, conservada e transmitida pelo canto do poeta.”

Dois importantes nomes que correspondem à descrição de poeta a que o texto se refere são:
A - Tucídides e Heródoto;
B - Platão e Heráclito;
C - Pitágoras e Ulisses;
D - Homero e Hesíodo;
E - Aquiles e Teseu.


35.  Os poemas atribuídos a Homero – a Ilíada e a Odisséia – falam, respectivamente:
A - das histórias de Zeus, rei dos deuses gregos, e do herói Teseu, que matou o Minotauro;
B - da sociedade ateniense e da sociedade espartana;
C - da Eclésia, o órgão mais importante da democracia ateniense, e do Areópago,
o tribunal mais antigo de Atenas;
D - da guerra de Troia e da viagem de Ulisses;
E - da Lei das Doze Tábuas e do cavalo de Troia.


36. A herança grega constitui uma das bases do pensamento ocidental. 

Enumere os parênteses conforme a correspondência adequada e, depois, aponte a alternativa que contém a sequência correta:
01) Historiador, narra a história da Guerra do Peloponeso.
02) Orador, opôs-se aos planos de Filipe da Macedônia com relação à Grécia.
03) Filósofo, divulgou a máxima: “Conhece a ti mesmo”.
04) Médico, é considerado o Pai da Medicina.
05) Sábio grego, ensinava que tudo na natureza derivava de um elemento básico – a água.

( ) Sócrates
( ) Hipócrates
( ) Tales de Mileto
( ) Tucídides
( ) Demóstenes

A - 3, 5, 2, 1, 4
B - 3, 4, 5, 1, 2
C - 3, 4, 5, 2, 1
D - 5, 4, 3, 1, 2
E - 3, 5, 1, 4, 2


37. Sobre a religião dos gregos, podemos afirmar que:
I. Era uma religião antropomórfica, ou seja, os deuses, além da forma, tinham direitos e virtudes humanos.
II. Era grande o número de deuses, que mais se assemelhavam aos heróis lendários.
III. Era uma religião prática, cujos seguidores pediam ajuda para a atividade e não para a salvação de sua alma.
IV. Não havia dogmas.

A - Todas as afirmativas estão corretas.
B - Somente a alternativa I está correta.
C - As afirmativas I e II estão corretas.
D - As afirmativas II e IV estão corretas.
E - Nda.


38. Escreveram peças para teatro, durante o Século de Péricles (V a.C.):
A - Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte;
B - Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes;
C - Sócrates, Protágoras, Platão e Aristófanes;
D - Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras;
E - Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo.


39. A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. 

Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:
A - a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes;
B - a democracia espartana era representativa;
C - a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano;
D - os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios;
E - poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.


40. A filosofia ocidental. Um de seus filósofos nada escreveu; sua doutrina só chegou até nós através de seus discípulos. Suas máximas são “Só sei que nada sei” “Conhece-te a ti mesmo”. Foi condenado à morte, acusado de corromper a juventude. 

Esse filósofo foi:
A - Aristóteles;
B - Heródoto;
C - Platão;
D - Sócrates;
E - Xenofonte.


41. Considere a afirmativa abaixo:

Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.

(Marilena Chauí . Convite à Filosofia.)

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
A - através dos mitos, os gregos antigos procuravam explicar a origem do mundo e dos fenômenos naturais. Aos poucos, estas explicações foram sendo substituídas por categorias lógicas e racionais;

B - filósofos gregos procuravam respostas para as questões sobre a origem do mundo. Estes fazem parte da segunda fase da filosofia grega, conhecida como pré-socrática ou cosmológica;

C - no final do século X a.C., teve início a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica. Neste período, os filósofos passaram a se preocupar também com os problemas relacionados ao indivíduo e à organização da humanidade;

D - Sócrates foi um dos filósofos mais procurados na Grécia Antiga, por ajudar as pessoas, resolvendo ele mesmo seus problemas seus problemas, levando-as a encontrarem suas próprias respostas. Por incentivar o raciocínio, foi perseguido pelas autoridades atenienses, julgado e condenado à morte;

E - a filosofia na Grécia teve ainda no século IV a.C. a sua segunda fase: a sistemática. Aristóteles, discípulo de Platão, é o principal representante desse período.


ARTE ROMANA

42. A grandiosidade do Império Romano criava muitos problemas administrativos e conflitos de poder, dificultando a ação dos seus governantes. Na arte, os romanos seguiram soluções práticas para facilitar sua vida urbana. 

A arquitetura romana, por exemplo, foi:
A - marcada pela influência dos etruscos apenas no uso da abóbada.
B - definida pelas influências grega e egípcia, o que resultou em construções grandiosas em homenagem aos deuses.
C - marcada pela utilização de pedras e tijolos, utilizados em grandes edifícios públicos.
D - suntuosa nas construções públicas, que eram de grande originalidade para a época.
E - baseada no uso exclusivo do arco, graças à influência dos mesopotâmicos.


43. Analise as afirmações a seguir:

I. A Igreja Cristã, perseguida pelos romanos, transformou-se na instituição religiosa oficial do Império Romano, a partir do século IV d.C.
II. Inspiradas na cultura grega, a mitologia, a religião e as artes romanas consagraram uma unidade que caracterizou o mundo ocidental grecoromano.
III. Controlando um império de proporções gigantescas, os romanos criaram e mantiveram um exército forte e bem treinado, além de uma estrutura jurídica ampla e eficiente.
IV. A República Romana se caracterizou por um governo centralizado e monárquico em que os imperadores controlavam toda a política, fechando instituições como o Senado.
V. A economia romana era totalmente voltada ao comércio com o Oriente. A agricultura era desenvolvida nas províncias do Império Romano, sendo que elas produziam somente o que ele desejasse e determinasse.

A alternativa que contém todas as afirmações corretas é:
A - I – II – IV – V
B - I – II – V
C - II – III – IV
D - III – IV – V
E - I – II – III


44. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade.

1. ( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas estações.

2. ( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a construção de templos religiosos e funerários monumentais.

3. ( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independente de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres.

4. ( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos, mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades.

A sequência correta é:
A - V - F - V - F.
B - F - F - F - V.
C - V - V - V - V.
D - F - F - V - F.
E - V - V - F - V.


45. O Império Romano constituiu-se como um dos mais importantes da Antiguidade, tanto pela área de sua abrangência quanto pelas heranças culturais deixadas para a posteridade do mundo ocidental, nas áreas de conhecimento e nos diversos campos de atividades.

Acerca do exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - Na Palestina, alvo de conflitos interétnicos que estão na ordem do dia, surgiu o cristianismo, que se tornou a religião oficial do Império Romano.

B - O Direito Romano dividia-se em dois ramos fundamentais, o Direito Público e Direito Privado, classificação ainda usada na atualidade.

C - O termo mecenato, usado até os dias atuais, referia-se à proteção do estado romano para as instituições de crédito que promoviam obras sociais.

D - Abóbadas, arcos e cúpulas, freqüentemente utilizados em obras da arquitetura moderna, eram de uso comum no estilo funcional das construções romanas.

E - As terminologias científicas utilizadas internacionalmente para a denominação de insetos, animais, doenças e medicamentos derivam, em grande parte, do latim.


46. A civilização romana exerceu uma definida influência sobre as sociedades ulteriores.

Assinale a afirmação correta:
A - A ciência do Direito foi utilizada na Idade Média e na Época Contemporânea; países europeus incorporaram parte dela em seus códigos.
B - A arquitetura foi conservada nas igrejas luteranas.
C - A literatura romana influenciou o surgimento do Iluminismo.
D - A escultura romana do tempo de Péricles foi lembrada nas estátuas e colunas da Europa Medieval.
E - Nda.


47. Leia:

Os Romanos mostraram-se extraordinariamente inventivos no domínio do urbanismo. As "cidades novas", construídas durante a época imperial, muitas vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana até aos confins do Império. Esta concepção de cidade planejada, edificada com uma finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das suas partes, só a voltaremos a encontrar no século XX.

(UPJOHN et al., p. 48)

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a arquitetura na Antiguidade Oriental e na Clássica, pode-se afirmar:
1 - A arquitetura romana concentrou-se na construção de edifícios com finalidade religiosa, descuidando-se das obras de infra-estrutura e de atendimento às necessidades das populações urbanas.

2 - As cidades romanas do Período Imperial obedeciam a modelos urbanísticos voltados para "finalidade muito concreta", enquanto as cidades-estado da Grécia e da Fenícia funcionavam para atender ao conjunto de ações necessárias ao exercício da vida social.

4 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens.

8 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens.

16 - A arquitetura romana expressava o caráter burocrático e pragmático da cultura dominante, enquanto a arquitetura grega se voltava para a representação dos elementos que fundamentavam sua mitologia e sua concepção de mundo.

32 - As catedrais de Colônia, na Alemanha, e de Notre Dame, em Paris, representam a arte gótica que predominou na Europa Medieval e reproduzem os princípios arquitetônicos construídos pelos gregos e pelos romanos.


48. Os impérios da Antiguidade conseguiram dominar extensas áreas territoriais com força militar e negociações políticas. A grandeza dos romanos é sempre ressaltada, quando se refere ao domínio de outros povos. 

Os romanos:
A - construíram um império baseado apenas na sua expressiva força militar, decorrente de um numeroso e combativo exército;
B - dominaram toda península Ibérica, não conseguindo derrotar povos de outras regiões da Europa;
C - conseguiram construir uma complexa administração para manter seu império, com feitos administrativos seguidos pela cultura ocidental;
D - fracassaram na tentativa de dominar os gregos que resistiram nas lutas realizadas no Mar Mediterrâneo;
E - não se preocuparam com a cultura dos outros povos, mantendo sua identidade cultural e religiosa, basicamente ocidental.


49. A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. 

Indique e comente dois traços:
a) O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas polilatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
b) O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
c) O idioma usado pelos romanos - o italiano - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
d) n.d.a.


50. Observe a imagem abaixo:

O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da:



a) arte românica, caracterizada pelos arcos de meia volta e pela inspiração religiosa politeísta.b) arquitetura clássica, imposta pelos macedônios à ilha no processo de helenização empreendido por Alexandre, o Grande.

c) arte etrusca, oriunda do norte da península itálica e desenvolvida no Mediterrâneo durante o período de hegemonia romana.

d) arquitetura dórica, levada à ilha pelos gregos na expansão e colonização mediterrânea da chamada Magna Grécia.

e) arte gótica, marcada pela verticalização das construções e pela sugestão de ascese dos homens ao reino dos céus.


*****


GABARITO:
1. D
2. C
3. C
4. B
5. D
6. E
7. B
8. 28
9. E
10. A
11. a) Quanto à anatomia humana o “escriba sentado” revela uma representação estilizada e simplista, enquanto o “discóbolo” evidencia maior fidelidade. O segundo revela ainda uma sensação de movimento ao passo que o primeiro um caráter estático.

b) A escrita era fundamental para as questões administrativas e fiscais para o Estado egípcio, sobretudo na elaboração dos relatórios relativos à coleta e armazenamento dos cereais nos depósitos do Estado e sua posterior distribuição entre a população. Os Jogos Olímpicos constituíam, além de significativo evento, um fator de confraternização entre as cidades gregas.
12. C
13. C
14. B
15. VFVFF
16. D
17. 25
18. E
19. D
20. C
21. A
22. E
23. D
24. a) A expressão “bárbaro” é utilizada por oposição ao modelo cultural grego. “Bárbaros” seriam os que não partilhavam o modelo de civilização helena.
b) O Parthenon aparece como um elemento associado à identidade cultural dos atenienses. Seus mármores permitiriam valorizar a cidade de Atenas e sua religiosidade.
c) O século XIX, do ponto de vista cultural, foi marcado pelo gosto da cultura clássica e, por alguns setores liberais, pela valorização da democracia ateniense.
O expansionismo imperialista vivido pela Inglaterra naquele contexto permitiu-lhe a apropriação de diversos
monumentos mundo afora.
25. B
26. A
27. B
28. B
29. B
30. B
31. B
32. C
33. A
34. D
35. D
36. C
37. A
38. B
39. E
40. D
40. D
41. A
42. C
43. E
44. E
45. C
46. A
47. 30
48. C
49. B
50. D


10 comentários:

Anônimo disse...

MUITÍIIIIISSIMO OBRIGADO!!! :D

A PROFESSORA disse...

Obrigada! Volte sempre! Se quiser fazer algum pedido de post, é só falar.

Anônimo disse...

Muito bom os exercícios, ajudou muito.
obs.:acho que tem erro de gabarito na questão 36

A PROFESSORA disse...

Obrigada!

Você tem razão: o gabarito é letra C.

Volte sempre!

Anônimo disse...

qual e a resposta da 17 ?

A PROFESSORA disse...

a soma das alternativas corretas é igual a 25.
obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Obrigada pelos exercícios!
*O gabarito da questão 14 sobre arte egípcia provavelmente está errado. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-Da-Frontalidade-Eg%C3%ADpcia/39189439.html

A PROFESSORA disse...

Que erro bobo! Muito obrigada! Já fiz a correção.

Anônimo disse...

Sobre arte medieval, você tem questões? abraço

A PROFESSORA disse...

Tenho esse post com slides sobre História da Arte. |Você pode achar material sobre arte medieval(românica e gótica) lá! Obrigada pela visita! http://tudosimehistoria.blogspot.com.br/2012/06/historia-da-arte.html