QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE ARTE NA ANTIGUIDADE
ARTE EGÍPCIA
1.
Em 2001, a cidade de São Paulo foi palco da exposição pioneira "A Arte no
Egito no Tempo dos Faraós". Pela primeira vez foram expostas no Brasil 56
peças da milenar civilização do Egito Antigo, trazidas diretamente do acervo do
Museu do Louvre, de Paris. Assim, os brasileiros tiveram oportunidade de
visualizar um panorama de 3.000 anos de arte de uma das primeiras civilizações
da história.
Considere as seguintes
afirmativas sobre o Egito Antigo, sua história e sua religião:
I.
Inserido no contexto do Modo de Produção Asiático, o Egito antigo conviveu com
as outras civilizações localizadas nas proximidades do Mediterrâneo Oriental
consideradas as primeiras da história, como as que se desenvolveram na
Mesopotâmia e na Palestina, além de fenícios e persas.
II.
A religião egípcia, como todas as outras religiões antigas, caracteriza-se pelo
monoteísmo, apresentando Deus como um ser com os vícios e virtudes dos homens,
porém muito mais sábio e com a magia que o torna muito mais poderoso.
III.
O estudo da história egípcia nos tempos modernos começou com a descoberta da
pedra de Rosetta e a interpretação dos hieróglifos pelo historiador francês
Jean François Champollion (1790-1832), que em 1826 pediu ao rei Carlos X, da
França, para começar uma coleção de antiguidades egípcias no Louvre, que hoje
conta com mais de 60 mil itens.
Das afirmativas acima,
pode-se dizer que:
a)
apenas I está correta.
b)
apenas II está correta.
c)
apenas III está correta.
d)
I e III estão corretas.
e)
I, II e III estão corretas.
2.
O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura
representadas pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores,
arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros.
Sobre a religião egípcia
podemos afirmar:
a)
O rei era definido como o centro de todas as coisas, no Egito; somente, durante
o reinado de Amenófis IV, a nação viveu sob o politeísmo.
b)
O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos
países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis III, o Egito viveu
sob o monoteísmo.
c)
O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos
países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu
sob o monoteísmo.
d)
O rei se posicionava como centro do mundo natural, inclusive dos países
estrangeiros, mas, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito laicizou-se o
Estado.
e)
O rei se definia literalmente apenas como dirigente de todas as coisas,
inclusive dos países estrangeiros, devidamente escolhido por seus súditos, somente,
durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o politeísmo.
3.
A morte sempre esteve no contexto das representações dos povos desde a
antiguidade até a Idade Contemporânea. As visões e atitudes diante a morte
podem ser percebidas pelo homem, em cada momento da história.
Nesse sentido, pode-se
afirmar que:
a)
quando um faraó egípcio morria, ele não era julgado no Tribunal de Osiris. Pelo
poder acumulado, estes faraós já tinham entrada garantida no reino dos céus ou
no reino do além.
b)
eram comuns, tanto no Egito como na Europa medieval, as práticas de embalsamamento
dos corpos dos Faraós e sacerdotes.
c)
segundo a religião do Egito, quando alguém morria era julgado pelo tribunal de
Osiris. Lá, seu coração era colocado em uma parte da balança e, na outra, uma
pluma de avestruz de Maát, representando a justiça. A pesagem era registrada
pelo escriba dos deuses, o deus Thot. Se a balança se equilibrasse, o morto era
conduzido, por Osíris, para o além.
d)
Na Idade Média tratou-se da morte não como um rito de passagem para a morada
definitiva da alma, a derradeira peregrinação do homem-viajante medieval, mas
como o momento de ressurreição para a vida eterna.
4.
Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram
habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causa naturais;
criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco.
Sobre os egípcios, é
correto afirmar também que:
a)
foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as
rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar
Mediterrâneo.
b)
deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático,
empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do
hierático.
c)
praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas,
haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d)
fizeram o uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para
designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e)
usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação
astronômica.
5.
Analise a imagem:
É correto afirmar que a
imagem representa:
a)
uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas
com o povo egípcio.
b)
acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era
prisioneiro do faraó egípcio.
c)
o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das
estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d)
o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro,
pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.
6.
A pintura egípcia pode ser caracterizada
como uma arte que:
a)
definiu os valores passageiros e transitórios como forma de representação
privilegiada.
b)
concebeu as imagens como modelo de conduta, utilizando-as em rituais profanos.
c)
adornou os palácios como forma de representação pública do poder político.
d)
valorizou a originalidade na criação artística como possibilidade de
experimentação de novos estilos.
e)
elegeu os valores eternos, presentes nos monumentos funerários, como objeto de
representação.
7.
Sobre a arte egípcia, é incorreto
afirmar:
a)
As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos
religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.
b)
Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil,
embora com restante do corpo de frente.
c)
A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram
numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A
escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos,
esculpidos em pedra ou madeira.
d)
A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia
política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes
(arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.
e)
A gradação, a mistura de tonalidades, o claro-escuro não eram utilizados.
8.
Sobre o Antigo Egito, assinale a(s)
alternativa(s) correta(s):
1
- A religiosidade egípcia tinha, como sua principal característica, o
monoteísmo antropozoomórfico.
2
- A formação da sociedade e a economia egípcia estavam intimamente vinculados
às cheias e vazantes periódicas dos rios Tigre e Eufrates.
4
- A produção artística era predominantemente de inspiração religiosa.
8
- A preocupação com os mortos fez com que os egípcios construíssem túmulos
duradouros como as Mastabas e os Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres
e sacerdotes ilustres.
16
- A economia era controlada pelo faraó, dono nominal da maioria das terras,
sendo a agricultura a principal atividade econômica que, de modo geral, estava
voltada para suprir as necessidades da população.
9.
A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas
características:
a)
a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;
b)
o seu reduzido tamanho, por serem apenas moradia da divindade;
c)
a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo
o ano;
d)
a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não
permitiam a representação da figura humana;
e)
a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego
intensivo de pedra como matéria-prima.
10.
As manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma
estreita relação com a natureza.
Por isso:
a)
os deuses assumiram formas de animais ou de forças da natureza;
b)
os templos obedeciam às linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a
criatividade dos artistas;
c)
todos os mortos eram colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem
protegidos contra a ira divina da natureza;
d)
as esculturas humanas não possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos
deuses da natureza;
e)
a astronomia foi pouco desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os
estudos dos astros.
11.
Observe e compare as imagens seguintes:
a)
Cite uma diferença na forma de
representação do corpo humano numa e noutra escultura.
b)
Explique a importância da escrita
para o Estado egípcio na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para as
cidades gregas do século VIII a.C. ao V a.C.
12.
Considerando a escrita egípcia, é
correto afirmar que:
a)
a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de
facilitar a compreensão popular;
b)
os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como
forma de expressão;
c)
a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se
queria exprimir;
d)
a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição
religiosa;
e)
os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.
13.
Em relação à arte do Egito Antigo, assinale
a alternativa correta:
a)
Visava à valorização individual do artista.
b)
Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a
representação da figura humana.
c)
Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de
além-túmulo.
d)
Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e)
Era um arte abstrata de difícil interpretação.
14. “Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado
sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de
perfil”.
Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa lei:
a) Lei da modernidade
b) Lei da frontalidade
c) Lei da mortalidade
d) Lei da lateralidade
sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de
perfil”.
Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa lei:
a) Lei da modernidade
b) Lei da frontalidade
c) Lei da mortalidade
d) Lei da lateralidade
15.
Na Antiguidade, a busca pela superação das dificuldades naturais acontece ao
mesmo tempo que são criadas manifestações culturais que visam simbolizar o
conteúdo dessa luta.
Nas
manifestações artísticas dessa época, julgue verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) a predominância de obras arquitetônicas religiosas, marcadas pela
grandiosidade.
( ) de uma maneira geral, a inexistência de trabalhos de pintura, destacando-se apenas algumas obras religiosas no Egito.
( ) de uma maneira geral, a inexistência de trabalhos de pintura, destacando-se apenas algumas obras religiosas no Egito.
( ) a expressiva presença das construções da arquitetura grega, que buscavam a
harmonia e o equilíbrio.
( ) a originalidade da arte romana, expressa em suas esculturas majestosas e seus
palácios monumentais.
( ) a ausência de construções relacionadas com aspectos não-religiosos.
ARTE GREGA
16.
Observe e compare os monumentos.
O
elemento comum às construções apresentadas constitui:
a)
um esforço de ostentação perdulária, de demonstração de hegemonia e de poder de
grandes impérios unificados.
b)
uma expressão simbólica das concepções religiosas da Antiguidade, que se
estenderam até os dias atuais.
c)
um aspecto da arquitetura monumental que se opõe à concepção do homem como
medida de todas as coisas.
d)
um princípio arquitetônico estrutural modificado ao longo da história por
concepções religiosas, políticas e artísticas.
e)
uma comprovação do predomínio dos valores estéticos sobre os religiosos,
políticos e sociais.
17.
Em relação à arte grega, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
01)
Os escultores gregos do período arcaico tinham uma predileção por representar o
corpo humano em posições simetricamente equilibradas.
02)
A escultura grega, tanto do período arcaico quanto dos períodos posteriores, prezava
pela simetria estática, eliminando qualquer tipo de dinamismo ou ideia de
movimento.
04)
Os escultores gregos tiveram predileção pelo mármore como matéria-prima
principal, sendo muito difícil encontrar esculturas em outros materiais como o
bronze.
08)
Diferentemente da arte egípcia, que tinha uma conotação religiosa, a arte grega
não estava submetida a fortes convenções, o que permitiu sua evolução mais
livremente.
16)
A pintura em cerâmica grega pode ser caracterizada em duas fases: a primeira,
em que as figuras são representadas em negro; e a segunda, em que as figuras
têm a coloração natural do barro, geralmente chamada de fase vermelha.
18.
Leia:
“Uma das principais expressões da arte grega,
o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a
Dionísio, deus do vinho.”
(Myriam
Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.)
Dois
gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são eles:
A
- melodrama e tragédia
B
- drama e pantomima
C
- tragédia e drama
D
- vaudeville e comédia
E
- tragédia e comédia
19.
A cultura grega contribuiu diretamente na inauguração de várias manifestações
artísticas, filosóficas e científicas. Também marcou a origem da Mitologia, que
buscava a explicação para as principais questões da existência humana, da
natureza e da sociedade.
Sobre a história política da Grécia, na Antiguidade
Clássica, pode-se dizer que esta se caracterizou:
A
- pela alternativa de dinastia hegemônica.
B
- por uma federação estável, que era regida de forma ditatorial.
C
- por uma organização imperial.
D
- pela existência de cidades-estados que atuavam, politicamente, como unidades
autônomas.
E
- por uma organização teocrática.
20.
Muito do que se conhece sobre os primórdios da civilização grega deve-se à obra
literária atribuída a Homero.
Um dos eventos mais marcantes desse período foi a
Guerra de Troia cuja motivação primária:
A
- Foi a disputa pelas rotas comerciais entre a península do Peloponeso e os
povos micênicos, opondo as esquadras de Ulisses e Agamenon.
B
- Deveu-se a invasão troiana nas colônias gregas da Ásia Menor por Ulisses, provocando
a reação de Aquiles, rei da Tessália.
C
- Foi o rapto feito por Páris, filho de Príamo, rei de Troia, da jovem Helena,
esposa de Menelau, rei de Esparta, motivando a reação deste último.
D
- Derivou das disputas pela hegemonia da Grécia entre as principais
cidades-estados, lideradas por Ulisses, Aquiles e Paris.
E
- Foi a constituição de uma aliança militar entre Esparta e Troia, visando
restringir a expansão Ateniense na região.
21.
O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007,
tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas.
Tal evento pode
ser caracterizado como um conflito que:
A
- foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que
ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
B
- enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio
macedônico sobre a região.
C
- culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de
Esparta.
D
- marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua
supremacia econômica na região da Mesopotâmia.
22.
Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos”
inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental ante a
realidade material, substituindo, progressivamente, as elaborações de cunho
mitológico por especulações de caráter científico-filosófico.
A propósito desse
importante momento da história da filosofia, são feitas as seguintes
afirmações:
I)
Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão
da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, “a água era o princípio
de tudo”.
II)
Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a ideia de que “todas as
coisas são como os números”, ou seja, de que todo o mundo – inclusive a alma –
se forma segundo uma estrutura harmoniosa.
III)
Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a
matéria formada por átomos, ou seja, pó “partículas minúsculas, eternas e
indivisíveis”, que, em movimento, se chocavam entre si, provocando assim o
nascimento, a mudança e aniquilamento de todas as coisas.
Assinale:
A
- se apenas I é correta.
B
- se apenas II é correta.
C
- se apenas III é correta.
D
- se apenas I e II são corretas.
E
- se I, II e III são corretas.
23.
A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento
filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética.
Além de
Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e
discutidos, como os sofistas, que:
A
- formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande
significado para o pensamento de Platão.
B
- defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia
ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
C
- construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para
Aristóteles pensar a sua metafísica.
D
- criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida
de todas as coisas.
E
- ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a
importância da mitologia.
24. Leia o texto abaixo:
As figuras escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o
Parthenon, encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim batizadas em honra
do nobre inglês que as levou para Roma no século XIX, elas podem ser apreciadas
hoje no Museu Britânico. Nos mármores estão esculpidas cenas em honra da
fundação de Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização
sobre o barbarismo.
(Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e
a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003. p. 37.)
a) Explique o que significa "bárbaro" na Atenas Clássica.
b)
Segundo o texto, o que o Parthenon e seus mármores significavam?
c)
Explique por que a apropriação desses mármores pelos ingleses se dá no século
XIX.
25.
Na antiguidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam ativamente da
vida pública, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de
comando e liderança.
Em
relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A
- A era helenística marcou a transição da civilização grega para a romana.
B
- O cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado somente
no ano mil.
C
- As olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à sua
divindade suprema, Zeus.
D
- Na sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação militarizada
tinham claros objetivos políticos.
E
- A exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas e
espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.
26.
Os poemas homéricos são fontes históricas para se conhecerem os primeiros
tempos da cultura e da sociedade grega.
No chamado período homérico:
A
- a sociedade grega tinha na religião sua grande base de poder;
B
- os gregos conservaram formas de governo sem intervenção da religião;
C
- essa sociedade viveu as primeiras experiências democráticas;
D
- observa-se uma grande atuação dos principais filósofos gregos;
E
- os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.
27.
A arte grega construiu espaço significativo na história do mundo ocidental.
Sobre esta arte, pode-se afirmar que:
A
- privilegiou a pintura e a música, inspirando os artistas do tempo medieval e
do renascimento;
B
- teve, na arquitetura, obras de destaque, em que um dos princípios básicos era
a harmonia das formas;
C
- se destacou com originalidade, na música da antiguidade, influenciando depois
os grandes artistas modernistas;
D
- se preocupou em seguir os ensinamentos realistas de Platão – o filósofo maior
da cultura grega que se dedicou ao estudo da estética;
E
- não teve penetração na vida cotidiana das grandes cidades gregas, sendo
apenas admirada pelas escolas elitizadas.
28.
O teatro trouxe expressões artísticas importantes para a formação do povo
grego, as quais repercutiram historicamente no mundo ocidental.
As tragédias
gregas tinham, assim, notável força dramática e:
A
- possuíam grande conteúdo ético, embora fossem distantes das manifestações
religiosas;
B
- tiveram repercussões na construção da filosofia e na cultura;
C
- se restringiam às grandes ações dos mitos ligados às elites;
D
– não expressavam momentos de conflito dos homens com a sua existência;
E
- são iguais às tragédias modernas, explorando a ironia e o humor.
29. Leia abaixo:
“(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do
Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heroico, aceitando
enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se
gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre
inscrita na vida comum...”
(VERNANT, Jean
Pierre. L’individu, la mort, l’amour: soi-même et l’autre en Grèce ancienne. Paris: Gallimard, 1989. p. 217.)
Assinale
a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga:
A
- As epopeias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período
homérico.
B
- A Ilíada e a Odisseia foram as narrativas que consolidaram o ideal de
guerreiro.
C
- A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.
D
- Para os gregos a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.'
E
- A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos
guerreiros.
30.
Entre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida
contemporânea, podemos citar:
A
- a concepção de democracia com a participação do voto universal;
B
- a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de
jogos;
C
- a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões;
D
- os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão;
E
- os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
31.
Para entender a História, é importante buscar meios, a fim de explicá-la e
poder compreender melhor as relações sociais e os mistérios do mundo. Na
Antiguidade, a filosofia grega muito contribuiu para a reflexão e, mesmo nos
dias atuais, sua produção tem acentuado destaque no pensamento ocidental.
Com
relação à contribuição dos filósofos gregos, podemos afirmar que:
A
- as teorias de Platão sedimentaram as bases do idealismo, pois defendiam o
relativismo político e se contrapunham aos ensinamentos de Sócrates;
B
- as reflexões dos sofistas causaram grande impacto na sociedade da época, com
seu relativismo e seus questionamentos sobre a existência da verdade;
C
- a filosofia de Aristóteles sintetizou o pensamento do mundo antigo,
contribuindo para afirmar a possibilidade do relativismo e a necessidade de
certezas absolutas;
D
- as reflexões de Sócrates sobre a ética e a virtude não foram sistematizadas e
eram totalmente contrárias às reflexões de Aristóteles;
E
- a compreensão que os pré-socráticos tinham da formação do universo pouco
significou para o pensamento filosófico, sobretudo as teorias de Demócrito e
Parmênides.
32. Observe a afirmativa abaixo:
O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental.
(Bernard
Williams. In: Finley M. I. O legado da Grécia, 1998.)
A
afirmação baseia-se no fato de que:
A
- a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico
grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;
B
- os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição
romântica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas, como
Voltaire e Diderot;
C
- os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do
conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia
política;
D
- os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no
campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna;
E
- a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e
filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.
33.
O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização
grega.
Entre suas características, podemos destacar:
A
- O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das
atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de
suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser
humano.
B
- Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais,
decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa
que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
C
- A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas
primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a
Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
D
- A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe
II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E
- O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento
da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.
34. Considere o fragmento abaixo:
“... na Grécia Arcaica, o aedo (isto é, poeta cantor) representava o máximo
poder da comunicação. Toda visão do mundo e consciência de sua propria história
é, para os gregos, conservada e transmitida pelo canto do poeta.”
Dois
importantes nomes que correspondem à descrição de poeta a que o texto se refere
são:
A
- Tucídides e Heródoto;
B
- Platão e Heráclito;
C
- Pitágoras e Ulisses;
D
- Homero e Hesíodo;
E
- Aquiles e Teseu.
35.
Os poemas atribuídos a Homero – a Ilíada e a Odisséia – falam,
respectivamente:
A
- das histórias de Zeus, rei dos deuses gregos, e do herói Teseu, que matou o
Minotauro;
B
- da sociedade ateniense e da sociedade espartana;
C
- da Eclésia, o órgão mais importante da democracia ateniense, e do Areópago,
o
tribunal mais antigo de Atenas;
D
- da guerra de Troia e da viagem de Ulisses;
E
- da Lei das Doze Tábuas e do cavalo de Troia.
36.
A herança grega constitui uma das bases do pensamento ocidental.
Enumere os
parênteses conforme a correspondência adequada e, depois, aponte a alternativa
que contém a sequência correta:
01)
Historiador, narra a história da Guerra do Peloponeso.
02)
Orador, opôs-se aos planos de Filipe da Macedônia com relação à Grécia.
03)
Filósofo, divulgou a máxima: “Conhece a ti mesmo”.
04)
Médico, é considerado o Pai da Medicina.
05)
Sábio grego, ensinava que tudo na natureza derivava de um elemento básico – a
água.
(
) Sócrates
(
) Hipócrates
(
) Tales de Mileto
(
) Tucídides
(
) Demóstenes
A
- 3, 5, 2, 1, 4
B
- 3, 4, 5, 1, 2
C
- 3, 4, 5, 2, 1
D
- 5, 4, 3, 1, 2
E
- 3, 5, 1, 4, 2
37.
Sobre a religião dos gregos, podemos afirmar que:
I.
Era uma religião antropomórfica, ou seja, os deuses, além da forma, tinham
direitos e virtudes humanos.
II.
Era grande o número de deuses, que mais se assemelhavam aos heróis lendários.
III.
Era uma religião prática, cujos seguidores pediam ajuda para a atividade e não
para a salvação de sua alma.
IV.
Não havia dogmas.
A
- Todas as afirmativas estão corretas.
B
- Somente a alternativa I está correta.
C
- As afirmativas I e II estão corretas.
D
- As afirmativas II e IV estão corretas.
E
- Nda.
38.
Escreveram peças para teatro, durante o Século de Péricles (V a.C.):
A
- Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte;
B
- Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes;
C
- Sócrates, Protágoras, Platão e Aristófanes;
D
- Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras;
E
- Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo.
39.
A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de
liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente
significado.
Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto
afirmar que:
A
- a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes;
B
- a democracia espartana era representativa;
C
- a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo
humano;
D
- os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios;
E
- poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a
compreensão do período homérico.
40.
A filosofia ocidental. Um de seus filósofos nada escreveu; sua doutrina só
chegou até nós através de seus discípulos. Suas máximas são “Só sei que nada
sei” “Conhece-te a ti mesmo”. Foi condenado à morte, acusado de corromper a
juventude.
Esse filósofo foi:
A
- Aristóteles;
B
- Heródoto;
C
- Platão;
D
- Sócrates;
E
- Xenofonte.
41. Considere a afirmativa abaixo:
Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e
os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência,
ética, política, técnica, arte.
(Marilena
Chauí . Convite à Filosofia.)
Com
base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
A
- através dos mitos, os gregos antigos procuravam explicar a origem do mundo e
dos fenômenos naturais. Aos poucos, estas explicações foram sendo substituídas
por categorias lógicas e racionais;
B
- filósofos gregos procuravam respostas para as questões sobre a origem do
mundo. Estes fazem parte da segunda fase da filosofia grega, conhecida como
pré-socrática ou cosmológica;
C
- no final do século X a.C., teve início a segunda fase da filosofia grega,
conhecida como socrática ou antropológica. Neste período, os filósofos passaram
a se preocupar também com os problemas relacionados ao indivíduo e à
organização da humanidade;
D
- Sócrates foi um dos filósofos mais procurados na Grécia Antiga, por ajudar as
pessoas, resolvendo ele mesmo seus problemas seus problemas, levando-as a
encontrarem suas próprias respostas. Por incentivar o raciocínio, foi
perseguido pelas autoridades atenienses, julgado e condenado à morte;
E
- a filosofia na Grécia teve ainda no século IV a.C. a sua segunda fase: a
sistemática. Aristóteles, discípulo de Platão, é o principal representante
desse período.
ARTE ROMANA
42. A
grandiosidade do Império Romano criava muitos problemas administrativos e
conflitos de poder, dificultando a ação dos seus governantes. Na arte, os
romanos seguiram soluções práticas para facilitar sua vida urbana.
A
arquitetura romana, por exemplo, foi:
A
- marcada pela influência dos etruscos apenas no uso da abóbada.
B
- definida pelas influências grega e egípcia, o que resultou em construções
grandiosas em homenagem aos deuses.
C
- marcada pela utilização de pedras e tijolos, utilizados em grandes edifícios
públicos.
D
- suntuosa nas construções públicas, que eram de grande originalidade para a
época.
E
- baseada no uso exclusivo do arco, graças à influência dos mesopotâmicos.
43.
Analise as afirmações a seguir:
I.
A Igreja Cristã, perseguida pelos romanos, transformou-se na instituição
religiosa oficial do Império Romano, a partir do século IV d.C.
II.
Inspiradas na cultura grega, a mitologia, a religião e as artes romanas
consagraram uma unidade que caracterizou o mundo ocidental grecoromano.
III.
Controlando um império de proporções gigantescas, os romanos criaram e
mantiveram um exército forte e bem treinado, além de uma estrutura jurídica
ampla e eficiente.
IV.
A República Romana se caracterizou por um governo centralizado e monárquico em
que os imperadores controlavam toda a política, fechando instituições como o
Senado.
V.
A economia romana era totalmente voltada ao comércio com o Oriente. A
agricultura era desenvolvida nas províncias do Império Romano, sendo que elas
produziam somente o que ele desejasse e determinasse.
A
alternativa que contém todas as afirmações corretas é:
A
- I – II – IV – V
B
- I – II – V
C
- II – III – IV
D
- III – IV – V
E
- I – II – III
44.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o
desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade.
1.
( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de
alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os
sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de
calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas
estações.
2.
( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir
o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor
aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das
safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a
construção de templos religiosos e funerários monumentais.
3.
( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e
das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis
ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo
posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça
social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independente
de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres.
4.
( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir
suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na
engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos,
mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades.
A
sequência correta é:
A
- V - F - V - F.
B - F - F - F
- V.
C - V - V - V
- V.
D
- F - F - V - F.
E
- V - V - F - V.
45.
O Império Romano constituiu-se como um dos mais importantes da Antiguidade,
tanto pela área de sua abrangência quanto pelas heranças culturais deixadas
para a posteridade do mundo ocidental, nas áreas de conhecimento e nos diversos
campos de atividades.
Acerca
do exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A
- Na Palestina, alvo de conflitos interétnicos que estão na ordem do dia,
surgiu o cristianismo, que se tornou a religião oficial do Império Romano.
B
- O Direito Romano dividia-se em dois ramos fundamentais, o Direito Público e
Direito Privado, classificação ainda usada na atualidade.
C
- O termo mecenato, usado até os dias atuais, referia-se à proteção do estado
romano para as instituições de crédito que promoviam obras sociais.
D
- Abóbadas, arcos e cúpulas, freqüentemente utilizados em obras da arquitetura
moderna, eram de uso comum no estilo funcional das construções romanas.
E
- As terminologias científicas utilizadas internacionalmente para a denominação
de insetos, animais, doenças e medicamentos derivam, em grande parte, do latim.
46.
A civilização romana exerceu uma definida influência sobre as sociedades
ulteriores.
Assinale
a afirmação correta:
A
- A ciência do Direito foi utilizada na Idade Média e na Época Contemporânea;
países europeus incorporaram parte dela em seus códigos.
B
- A arquitetura foi conservada nas igrejas luteranas.
C
- A literatura romana influenciou o surgimento do Iluminismo.
D
- A escultura romana do tempo de Péricles foi lembrada nas estátuas e colunas
da Europa Medieval.
E
- Nda.
47. Leia:
Os Romanos mostraram-se extraordinariamente inventivos no domínio do urbanismo.
As "cidades novas", construídas durante a época imperial, muitas
vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana até aos
confins do Império. Esta concepção de cidade planejada, edificada com uma
finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das
suas partes, só a voltaremos a encontrar no século XX.
(UPJOHN
et al., p. 48)
Com
base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a arquitetura na Antiguidade
Oriental e na Clássica, pode-se afirmar:
1
- A arquitetura romana concentrou-se na construção de edifícios com finalidade
religiosa, descuidando-se das obras de infra-estrutura e de atendimento às
necessidades das populações urbanas.
2
- As cidades romanas do Período Imperial obedeciam a modelos urbanísticos
voltados para "finalidade muito concreta", enquanto as cidades-estado
da Grécia e da Fenícia funcionavam para atender ao conjunto de ações
necessárias ao exercício da vida social.
4
- A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos
gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação
de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os
resistir à ação do tempo e dos homens.
8
- A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos
gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação
de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os
resistir à ação do tempo e dos homens.
16
- A arquitetura romana expressava o caráter burocrático e pragmático da cultura
dominante, enquanto a arquitetura grega se voltava para a representação dos
elementos que fundamentavam sua mitologia e sua concepção de mundo.
32
- As catedrais de Colônia, na Alemanha, e de Notre Dame, em Paris, representam
a arte gótica que predominou na Europa Medieval e reproduzem os princípios
arquitetônicos construídos pelos gregos e pelos romanos.
48.
Os impérios da Antiguidade conseguiram dominar extensas áreas territoriais com
força militar e negociações políticas. A grandeza dos romanos é sempre
ressaltada, quando se refere ao domínio de outros povos.
Os romanos:
A
- construíram um império baseado apenas na sua expressiva força militar,
decorrente de um numeroso e combativo exército;
B
- dominaram toda península Ibérica, não conseguindo derrotar povos de outras
regiões da Europa;
C
- conseguiram construir uma complexa administração para manter seu império, com
feitos administrativos seguidos pela cultura ocidental;
D
- fracassaram na tentativa de dominar os gregos que resistiram nas lutas
realizadas no Mar Mediterrâneo;
E
- não se preocuparam com a cultura dos outros povos, mantendo sua identidade
cultural e religiosa, basicamente ocidental.
49.
A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o
legado cultural da civilização romana.
Indique e comente dois traços:
a)
O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas
polilatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
b)
O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas
neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
c)
O idioma usado pelos romanos - o italiano - que deu origem às chamadas línguas
neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
d)
n.d.a.
50. Observe a imagem abaixo:
O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da:
a) arte românica, caracterizada pelos arcos de meia volta e pela inspiração religiosa politeísta.b) arquitetura clássica, imposta pelos macedônios à ilha no processo de helenização empreendido por Alexandre, o Grande.
c) arte etrusca, oriunda do norte da península itálica e desenvolvida no Mediterrâneo durante o período de hegemonia romana.
d) arquitetura dórica, levada à ilha pelos gregos na expansão e colonização mediterrânea da chamada Magna Grécia.
e) arte gótica, marcada pela verticalização das construções e pela sugestão de ascese dos homens ao reino dos céus.
*****
GABARITO:
1.
D
2.
C
3.
C
4.
B
5.
D
6.
E
7.
B
8.
28
9.
E
10. A
11.
a) Quanto à anatomia humana o “escriba sentado” revela uma representação
estilizada e simplista, enquanto o “discóbolo” evidencia maior fidelidade. O
segundo revela ainda uma sensação de movimento ao passo que o primeiro um
caráter estático.
b)
A escrita era fundamental para as questões administrativas e fiscais para o
Estado egípcio, sobretudo na elaboração dos relatórios relativos à coleta e
armazenamento dos cereais nos depósitos do Estado e sua posterior distribuição
entre a população. Os Jogos Olímpicos constituíam, além de significativo
evento, um fator de confraternização entre as cidades gregas.
12.
C
13.
C
14. B
15.
VFVFF
16.
D
17.
25
18.
E
19.
D
20.
C
21.
A
22.
E
23.
D
24.
a) A expressão “bárbaro” é utilizada por oposição ao modelo cultural grego.
“Bárbaros” seriam os que não partilhavam o modelo de civilização helena.
b)
O Parthenon aparece como um elemento associado à identidade cultural dos
atenienses. Seus mármores permitiriam valorizar a cidade de Atenas e sua
religiosidade.
c)
O século XIX, do ponto de vista cultural, foi marcado pelo gosto da cultura
clássica e, por alguns setores liberais, pela valorização da democracia
ateniense.
O
expansionismo imperialista vivido pela Inglaterra naquele contexto permitiu-lhe
a apropriação de diversos
monumentos
mundo afora.
25.
B
26.
A
27.
B
28.
B
29.
B
30.
B
31.
B
32.
C
33.
A
34.
D
35.
D
36. C
37.
A
38.
B
39.
E
40.
D
40.
D
41.
A
42. C
43.
E
44.
E
45.
C
46.
A
47.
30
48.
C
49.
B
50.
D
Comentários
obs.:acho que tem erro de gabarito na questão 36
Você tem razão: o gabarito é letra C.
Volte sempre!
obrigada pela visita.
*O gabarito da questão 14 sobre arte egípcia provavelmente está errado. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-Da-Frontalidade-Eg%C3%ADpcia/39189439.html