MAPA POLÍTICO DA EUROPA NO SÉCULO XVI

Olá, queridinhos do 7o ano! Quem estiver lendo, comenta aí!
 
Tomei a liberdade de pesquisar mapas que tinham a ver com nossa atividade de portifólio.
 
As duas primeiras imagens são de mapas por volta do século XVI. Dá pra perceber que o primeiro trata do início do século, enquanto o segundo retrata o final do século (como dito no título). Portanto, aceitarei essas variantes: Polônia maior ou menor; Império Turco maior ou menor...
 
Lembrando que não é legal pintar os territórios de azul... Vejam que dificuldade é analisar o primeiro mapa, por conta da cor...
 
Em sala de aula, falarei uma nova nomenclatura para o Império Alemão (que está na legenda): podemos chamá-lo de reinos germânicos, já que a Alemanha só se unificou nos século XIX.
 
O mesmo ocorre com a Itália, que também se torna um Estado nacional por volta de 1870. Por isso, na legenda temos Veneza (que hoje em dia faz parte da Itália) como um país separado (República de Veneza) e Roma, Milão, Toscana, Nápoles e Sicília agrupadas em reinos italianos. É fácil entender isso, porque sabemos o quanto Veneza sozinha era rica. Lembra que ela fez uma aliança com os turcos-otomanos? Assim, garantiu acesso exclusivo ao Oriente, pelo mar Mediterrâneo e o consequente sucesso de suas transações comerciais. (quem ainda estiver lendo comenta PLOFT ;P)
 
Também falarei em sala de aula que a legenda marcada apenas como Hungria contempla os países que hoje conhecemos como Áustria e Hungria, como comprova a formação (mais tarde) do Império Austro-Húngaro.
 
Comparando os mapas também vemos que o primeiro mostra o apogeu do Império Turco (ou Turco-Otomano ou apenas Otomano), enquanto o segundo retrata o fim da expansão otomana na Europa, após a Batalha de Viena.
 
Vejam que vídeo legal sobre as fronteiras europeias do século XII até 2015.


Mapa político europeu até o século XVI.
 
Cliquem na imagem para visualizar a imagem maior ou entre aqui
 

O mundo conhecido pelos europeus até o século XV.


Belíssimo mapa original do século XV da parte ocidental do mundo então conhecido.
 
Por hoje é só, pessoal!
 
 
 
 
 
 
 


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...