FELIZ PÁSCOA



Páscoa para os católicos. Pessach para os judeus. Em 2012, excepcionalmente e coincidentemente, a celebração dos católicos e dos judeus ocorrerá na mesma data.

A comemoração, contudo, tem significados diferentes para cada religião: enquanto, para os judeus, é importante a memória da libertação da escravidão no Egito (em 1300 a. C.); para os católicos, a época trata da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.

Hoje em dia, a gente percebe que o que importa mesmo são os chocolates, alors... Lá vai esse cartum do Laerte, talentosíssimo e que anda dando notícia por ter-se enveredado pelo cross-dressing.(Vídeo abaixo com a entrevista dele no Jô)

Fico chateada, porque algumas pessoas não entendem o humor crítico da tirinha. (Sei lá, às vezes, não sabem o que significa metafísica e deixam de lado). Sinto-me na obrigação de explicar.

Podemos entender metafísica, grosso modo, como religiões em geral, como aquilo que está para além do mundo material, entende? Dessa maneira, Laerte faz uma profunda reflexão sobre a data inserida no contexto da atualidade. O significado religioso perdeu-se em troca de um sentido superficial: o comércio dos ovos de chocolate. Não haveria, portanto, metafísica maior nesse mundo do que chocolates.

Acredito que Laerte não queria criticar a falência de valores ou a perda da religiosidade por parte da nossa sociedade, visto que esse discurso não me parece com o do cartunista. Mas traz uma reflexão indispensável nesse  feriado de  Páscoa.



Entrevista com Larte no Jô.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...