OS PERSAS


A Pérsia localizava-se no atual Irã, numa região montanhosa e cercada por desertos e poucas planícies, onde viviam diversos povos, como os medos e os persas. 


Durante muito tempo, os medos dominaram os persas, mas a partir de 550 a. C., o príncipe persa Ciro liderou uma rebelião que derrotou os medos, tornando-se imperador de toda a região.

Este relevo em pedra representa Dario I,
o Grande (à direita), e seu filho e sucessor
 Xerxes I. Dario I governou o império persa
 de 521 a 486 a.C. 
Como sempre ressaltamos em sala de aula, o objetivo de todo império é expandir suas fronteiras, e o caso do Império Persa não foi diferente. O imperador Ciro e seus sucessores Cambises e Dario I comandaram diversas batalhas durante cerca de 60 anos, e o Império Persa passou a abranger uma área gigantesca que ia do vale do rio Nilo até o vale do rio Indo.

Para melhor controlar esse extenso território composto por diversos povos diferentes, o Império Persa foi dividido em vinte províncias, chamadas satrápias, que eram administradas pelos sátrapas


Estes, por sua vez, eram vigiados por inspetores considerados “os olhos e os ouvidos do rei”. Os persas permitiam que esses povos mantivessem suas crenças e costumes próprios, desde que pagassem pesados impostos e servissem no exército persa.


A religião dos persas era o zoroastrismo, uma crença dualista, porque pregava que o universo era o palco da luta permanente entre o bem e o mal, a verdade e a mentira. 

Seu livro sagrado chamava-se Avesta e seu Deus supremo chamava-se Ahura Mazda, que representava o bem, a luz, enquanto seu irmão Arimã era símbolo do mal, das trevas. 
O zoroastrismo também acreditava no julgamento dos mortos e na vida eterna para os vivos.



O local correspondente à antiga cidade de Persépolis guarda ruínas de diversos prédios monumentais. A imagem mostra a grande escada que leva ao Tripylon, cujas balaustradas têm esculturas em baixo-relevo que remontam ao século VI a.C.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...