A PÁSCOA NAS DIFERENTES RELIGIÕES

A Páscoa é uma comemoração que não se resume à troca de ovos de chocolate. Hoje, vamos analisar o significado desse dia nas mais variadas religiões.

Para muitos idiomas, como o português, a Páscoa deriva do hebraico "Pessach", que significa "passar por cima" ou "passar pelo alto". Marca, para os judeus, a celebração da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio.

Porém, em inglês, a Páscoa chama-se Easter e deriva-se do nome da deusa teutônica "Ostra", "Ostern" ou "Eastre", cuja principal essência era comemorar a fertilidade durante a primavera. O coelho também surge como símbolo da fertilidade, visto que pode chegar a 42 crias por ano.

Ishtar, por sua vez, era uma deusa acadiana, povo mesopotâmico, que consistia num arquétipo do feminino dinâmico e não-maternal. 

Biblioteca de vetores Ishtar, ilustrações Ishtar livres de ...

O equinócio de Primavera era comemorado, pelos os povos da Antiguidade, decorando ovos, símbolos da fertilidade, e marcava um ciclo sazonal de estações, momento de fertilizar a terra e renovar a vitalidade.

A Páscoa, assim, simboliza a capacidade humana de renascer e renovar-se a cada ciclo do tempo.

Para os cristãos:
Para as igrejas romanas e ortodoxas, a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo, após sua morte pela crucificação.

A contagem de tempo até a Páscoa começa na Quarta-Feira de Cinzas, com a Quaresma, que dura 46 dias. Esse período chega a seu fim na Quinta-Feira Santa, que celebra a última ceia de Cristo com seus discípulos.

Na Sexta-Feira Santa, ou Paixão de Cristo, são recordados os martírios sofridos pelo messias, enquanto, no Sábado de Aleluia, Jesus teria descansado em seu túmulo, até ressuscitar no dia seguinte, o Domingo de Páscoa.

Os evangélicos também adotam essa visão sobre o feriado. Embora não tenha os ritos católicos, consideram a Páscoa uma vitória do bem contra o mal.
Quaresma – Católicos iniciam tempo de jejum e preparação para ...
Na Umbanda e no Candomblé, a celebração é semelhante à católica, visto que também são religiões cristãs. Os terreiros não abrem no sábado, reverenciando Ogum, e domingo a Páscoa é comemorada também com troca de ovos entre familiares e amigos.

Para os judeus:
Como citamos no início, para o povo judaico, a Páscoa (ou Pessach) marca a libertação do povo hebreu do Cativeiro no Egito, por Moisés. As casas devem ser mantidas limpas e arrumadas, e as famílias costumam jejuar no sábado.
O que é a Páscoa judaica?


Religiões que não comemoram a Páscoa:
Islamismo: Para os muçulmanos, o mais importante feriado é o Ramadã, um mês de jejum que comemora a primeira revelação feita por Deus a Maomé e a peregrinação para Meca.

Budismo: Também não comemora o feriado, visto que uma religião não-deísta. A principal festa budista é o dia do nascimento, da iluminação e da morte de Buda: o Hanatmatsuri, em 8 de abril.

Testemunhas de Jeová: Esses religiosos fazem uma leitura diferenciada da Bíblia e, portanto, não comemoram a Páscoa. Para os testemunhas de Jeová, a Páscoa comemorada pelos cristãos atuais não provêm da Bíblia, mas de ritos de fertilidade pagãos, que eles consideram inaceitáveis.


LIÇÃO DO DIA: Não existe religião melhor que a outra. Deixe as diferenças de lado e respeito o próximo.












Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...