RAUL SEIXAS (SEMPRE) POLÍTICO


Não. Eu não me lembro dos clipes do Raul Seixas no Fantástico, sequer fui a algum show dele, mas sua imagem e trajetória sempre me provocaram curiosidade. Letras intrigantes, vida pessoal conturbada, comportamento subversivo e brilhantismo musical, para mim, são suas características mais marcantes.

Raulzito com Don Paulete: antes de escrever livro boboca de mago, Paulo Coelho eram companheiros nas composições e nas concepções alternativas de sociedade. Recentemente, o imortal mais controverso da ABL disse que eles eram "amigos e inimigos íntimos".


Abaixo, reproduzo um texto retirado do Espaço dedicado a Raul Seixas que me fez admirar ainda mais sua criatividade na hora de fazer letras cheias de conteúdo político, mesmo numa canção infantil.

"Raul Seixas foi muito criticado nesta época por seus amigos por ter feito este vídeo que teve enorme sucesso na Globo. Eles diziam que Raul estaria "vendido" ao "sistema" que tanto combatia. Bem, Raul respondia dizendo que "quem quer transar com ratos, na toca de ratos tem que entrar". Isto diz tudo, não é mesmo? Depois, pesquizando-se melhor esta música, descobriu-se que Raul Seixas inspirou-se para fazê-la, em ninguém nem mais, nem menos que o pai dos anarquistas, Joseph Proudhon. Então Raul Seixas estaria através da grande Globo, "catequizando" as crianças.

Vou reproduzir abaixo os comentários que coloquei sobre esta música na série: "Raul Seixas e sua música - III - Carimbador Maluco": Raul Seixas simpatizava com o anarquismo , que na essência busca mais liberdade para o Homem. O anarquismo advoga a formação de uma sociedade sem classes e sem governo. Os anarquistas não admitem nenhum poder que controle o Homem. Esta opção de Raul Seixas adveio da leitura de muitos e muitos livros de Filosofia, que seu pai mantinha em casa.O próprio Raul Seixas chegou a cursar filosofia, na Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, onde foi homenageado com uma ala com seu nome.

O Carimbador Maluco foi inspirado no filósofo anarquista francês Proudhon que disputava com Karl Marx os debates na I Internacional. Segundo Proudhon, ser governado é: Ser guardado à vista, inspecionado, legislado, controlado, calculado, apreciado, censurado, comandado por seres que não têm nem o titulo, nem a ciência, nem a virtude... Ser governado é ser, à cada operação, à cada transação, à cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, licenciado, autorizado, rotulado, admoestado , impedido, reformado, reenviado, corrigido... Esta música tem portanto inserida nela, uma mensagem sub-reptícia para as crianças de que nosso mundo atual tolhe a sua liberdade..."

Gênio...

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...