ANTECEDENTES DA GUERRA FRIA

Vou fazer uma sequência de posts sobre Guerra Fria, matéria que será explorada no início desse bimestre nas turmas de 9o ano.

No primeiro deles, falaremos sobre os acontecimentos no imediato pós-guerra que determinaram a bipolarização ideológica: as Conferências de Yalta e de Potsdam.
***

As Conferências de Yalta e Potsdam:

Com o colapso das forças do Eixo, os Aliados remontaram o mapa geopolítico europeu, convocando as Conferências de Yalta (na Crimeia) e Potsdam (próximo a Berlim).


1.Conferência de Yalta (fevereiro de 1945)


Em Yalta, os três grandes (Roosevelt, Churchill e Stalin) se reuniram em segredo para decidir sobre o final da Segunda Guerra Mundial e repartir as áreas de influência entre Ocidente (capitalista) e Oriente (socialista).

O motivo do segredo era o desejo de assegurar um fim rápido ao conflito e garantir uma certa estabilidade após a queda do Eixo.

O primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt (teve quatro mandatos, após guiar os EUA na superação da Crise de 1929 - É tetra!!!) e o  chefe de Estado soviético Josef Stalin.


As diretrizes dessa reunião determinaram boa parte da ordem vigente a partir da Guerra Fria.
Além disso, as principais decisões de Yalta foram:
  • Criação da Polônia;
  • Primeiras discussões sobre a a criação da ONU (Organização das Nações Unidas) em substituição da Liga das Nações;
  • URSS concorda em combater no Japão (Guerra do Pacífico) após derrotar a Alemanha na frente oriental, ganhando, pra isso, regiões no Leste Europeu: Lituânia, Letônia e Estônia;



2. Conferência de Potsdam (de julho a agosto de 1945)


Meses depois, foi realizada a Conferência de Potsdam. Nesta, os líderes de EUA, URSS e Grã-Bretanha (respectivamente, Truman, Stalin e Clement Atlee) visavam a decidir sobre o futuro da Alemanha e a rever o que havia sido esboçado em Yalta.

 


As principais decisões de Potsdam foram:

  • Separar Áustria e Alemanha;
  • Desmilitarização, desnazificação e democratização alemã;
  • Divisão da Coreia entre EUA (sul) e URSS (norte) 
  • Divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação dos principais países vitoriosos (França, Inglaterra, EUA e URSS).
Alemanha dividida.

Berlim estava encravada na zona de ocupação soviética e também era dividida por França,URSS, EUA e Inglaterra.


Durante a Conferência, Truman teria confidenciado a Stalin a existência de uma nova arma (fato do qual Stalin já era há muito ciente, por intermédio de seu serviço secreto - NKVD), e este o teria encorajado a usá-la, a fim de pôr fim ao conflito.

Nos últimos dias da Conferência, os EUA declararam um ultimato ao Japão, que respondeu com recusa. A tréplica estadunidense foi o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki (nos dias 6 e 9 de agosto de 1945), que sediavam importantes parques industriais, forçando a rendição japonesa.

Especula-se que Truman teria decidido por encerrar a guerra por meio do recurso á bomba atômica ainda em Potsdam.

Também se especula que a urgência de pôr fim ao conflito dava-se a fim de evitar que a URSS avançasse ainda mais na frente oriental.


Até semana que vem, mais resumos sobre os principais acontecimentos da Guerra Fria.





Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...