COMO SURGIU O CIGARRO?

O hábito de fumar teve diversas significações ao longo da história. No processo de descoberta do continente americano o hábito seria um exotismo apreciado pelos curiosos europeus. Séculos mais tarde, as películas dos primeiros filmes norte-americanos colocavam um pomposo cigarrinho na boca de suas divas e galãs como sinal de seu estilo de vida sofisticado. Hoje em dia, é alvo de grandes disputas judiciais e campanhas que combatem o hábito extremamente nocivo à saúde.


No entanto, quais seriam os primeiros responsáveis por criar esse hábito que ainda atrai milhares de pessoas ao redor do mundo? 





De acordo com as pesquisas voltadas para o assunto, a descoberta do cigarro deve ser atribuída aos nativos que moravam no continente americano. Alguns indícios arqueológicos apontam que o consumo de cigarro já acontecia há mais de oito mil anos. Os astecas fumavam o tabaco enrolado em folhas de junco ou tubos de cana. Outros povos preferiam a velha, e ainda conhecida, casca do milho.


Em um vaso maia do século X, foram encontrados índicos arqueológicos com o desenho de um grupo de indígenas fumando um chumaço de folhas de tabaco enroladas a um tipo de barbante. Aproximadamente cinco séculos mais tarde, quando o navegador Cristóvão Colombo chegou à América, os europeus tomaram gosto pelos hábitos dos nativos encontrados na região das Bahamas. Na ocasião, o navegador Rodrigo de Xerxes experimentou o hábito indígena e, quando retornou à Europa, levou algumas folhas consigo.

Algumas décadas mais tarde, os europeus passaram a reinventar os modos de consumo do tabaco. Já no século XVI apareceram os primeiros charutos, que se restringiam a uma pequena parcela da população que tinha condições de pagar pela cara especiaria. Surpreendentemente, foi o próprio caráter excludente do charuto que abriu caminho para a criação do cigarro. Trabalhadores pobres de Sevilha picavam restos de charuto na rua e enrolavam em papel.

Criando esse “charuto alternativo” teríamos o estabelecimento dos primeiros cigarros de toda a História. Apesar da criatividade empregada e a funcionalidade do novo produto, passaram vários séculos para que o consumo de cigarro se tornasse bastante popular. Segundo algumas estimativas, no final do século XIX, o hábito de mascar tabaco era bem mais popular que o consumo do cigarro. Somente no final desse mesmo século, o cigarro foi popularizado quando James Bonsack criou a máquina de enrolar cigarros.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras de guerra. 





Atualmente, segundo algumas estimativas, cerca de um bilhão de pessoas fumam regularmente. A popularização do seu consumo acabou incitando vários problemas de saúde pública que hoje justificam a proibição por lei do uso do cigarro em lugares onde há grande circulação de pessoas.








CURIOSIDADES SOBRE O CIGARRO

  1. Assim como o tomate, o milho, a batata e o chocolate, o tabaco era desconhecido dos europeus até a descoberta da América.
  2. O tabaco começou a ser cultivado pelo ser humano há 8 mil anos, provavelmente onde hoje é o Peru.
  3. Os povos pré-colombianos fumavam, cheiravam (em forma de rapé) e usavam o tabaco até como supositório.
  4. A palavra tabaco vem de dattukupa, cujo significado é “nós estamos fumando”. 
  5. Os índios norte-americanos costumavam fumar o cachimbo da guerra antes das batalhas e o da paz depois das guerras.
  6. O primeiro europeu a experimentar o fumo foi o navegador espanhol Rodrigo de Jerez. Detalhe: ao voltar para a Europa, ele foi preso por três anos por fumar em público.
  7. A planta foi batizada como Nicotiana tabaco em homenagem ao francês Jean Nicot, que enviou as primeiras sementes a Catarina de Médici, então rainha da França…
  8. Oposicionista do fumo, o sultão otomano Murad IV vestia-se de mendigo e pedia uma baforadas nas ruas. Quem dava o cigarro, era decapitado. Acredita-se que em 14 anos morreram 5 mil pessoas.
  9. A família de George Washington, o primeiro presidente do Estados Unidos, vivia do cultivo de tabaco.
  10. A indústria de cigarros brasileira Souza Cruz foi fundada em 1903 pelo imigrante português Abílio Souza Cruz. Décadas depois, a empresa foi adquirida pela companhia anglo-americana British American Association (BAT).
  11. Produzido pela Philip Morris, a Marlboro ainda é uma das dez marcas mais valorizadas do mundo.
  12. Acredite se quiser, mas o fumo levou apenas 50 anos para conquistar o mundo. 
  13. Os atores de Hollywood recebiam cachês da indústria do cigarro para fumar nos filmes. A prática foi proibida pelo governo dos Estados Unidos.
  14. O cigarro vicia mais fácil que a cocaína.
  15. Cerca de 1,2 bilhões de pessoas são fumantes.
  16. A maioria dos fumantes é do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos.
  17. Em 2003, eram consumidos cerca de 5,5 trilhões de cigarros por ano no mundo todo.
  18. Acredite se quiser, mas 30% dos cigarros são consumidos na China. 
  19. A maioria dos fumantes só consegue largar o cigarro depois de cinco tentativas. Só 3% conseguem na primeira tentativa. 
  20. O tabagismo é considerado a principal causa de mortes evitáveis no mundo.
  21. Existem mais de 4.000 substâncias nocivas no cigarro.
  22. Lista de males provocados pelo fumo: câncer de pulmão, bronquite, infarto do miocárdio, hemorragias cerebrais, tosse persistente, asma, câncer de laringe, câncer do estômago, lesões odontológicas, mal halite, velhice precoce e impotência sexual.
  23. Estima-se que 90% das mortes por câncer de pulmão são provocadas pelo fumo.
  24. O cigarro matou 6 milhões de pessoas no mundo todo em 2010, 80% nos países em desenvolvimento.
  25. O cigarro é responsável por 15% das mortes de homens e 7% de mulheres.
  26. A cada anos, cerca de 1,2 milhões de chineses morrem vítimas do tabaco.
  27. Os cientistas acreditam que 1 bilhão morrerão em virtude do fumo até o final do século.
  28. O rapé é uma espécie de tabaco ralado para ser cheirado. De origem francesa, a palavra rapé significa “ralado”.
  29. No Brasil, 70% do preço de um cigarro são impostos.
  30. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é 29 de agosto.






Retirado daqui.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...