GABARITO - TURMA 1002


HÁ ALGUMAS QUESTÕES DIFERENTES DA PROVA DA 1001.
ATENÇÃO!

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1. O sistema feudal, que por vários séculos pareceu corresponder às necessidades básicas da Europa, começou no século XI a manifestar os primeiros sintomas de enfraquecimento, para nos séculos XIV e XV entrar em declínio acelerado. 


Associe as transformações na Baixa Idade Média com a desintegração da sociedade feudal.


O aluno deveria analisar as inovações na técnica e suas implicações. Novos instrumentos levaram a um excedente de produção, que por sua vez gerou o comércio. Pouco a pouco, as características que conhecíamos da Alta Idade Média vão caindo por terra (a economia deixa de ser agrária e de subsistência para ter base no comércio; sociedade deixa de ser estamental, devido ao surgimento da burguesia; política deixa de ser descentralizada, e passamos a assistir o nascimento das monarquias europeias; cultura deixa de ser teocêntrica e passa a ser influenciada pelos ideias humanistas).








2. Leia o trecho abaixo de uma entrevista feita com o historiador Mustafa Yazbek:


Não houve força capaz de deter o avanço expansionista islâmico. O Império persa e o Império bizantino estavam enfraquecidos por um longo confronto entre si. Na Europa não havia poder algum em condições de derrotar definitivamente os seguidores de Maomé, embora a expansão tenha sido contida ali, em 732, pelos francos, na localidade de Poitiers, França.


Sintetize as principais características do Islamismo.



  • Religião monoteísta;
  • Livro sagrado: Alcorão ou Corão;
  • Maomé como principal profeta;
  • Influência do cristianismo e do judaísmo, outras das maiores religiões monoteístas existentes.









3. Considere a fonte abaixo:

Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e a suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura, acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana.

(Dicionário de Renascimento Italiano, Zahar Editores, 1988)

Sobre o Renascimento cultural, responda:

a) Relacione o Renascimento Cultural à queda do Império Romano do Oriente.

Com a invasão de Constantinopla pelos turco-otomanos, os sábios bizantinos refugiaram-se principalmente na Europa Ocidental, onde os textos que levaram consigo serviram de inspiração para a produção renascentista.



b) Identifique duas (2) consequências do Renascimento para a História.

Duas dentre:
  • Mudança e avanço das teorias do sistema solar: do geocentrismo para o heliocentrismo;
  • Produções artísticas que configuram enorme patrimônio cultural;
  • Consolidação da burguesia como classe dominante.




4. A Hégira assinala:
a) um marco histórico para o início do calendário judaico;
b) a reunificação do império Romano sob Justiniano;
c) a fuga de Maomé de Meca para Medina;
d) o domínio dos navegantes escandinavos sobre os mares Báltico e do Norte;
e) a tomada de Constantinopla pelos turcos.

5. Na Idade Média praticava-se a indústria artesanal, através de associações profissionais denominadas "corporações de ofício". As corporações de ofício eram:
a) Associações de profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo.
b) O mesmo que "ligas para o livre-comércio".
c) Associações de burgos para proteção do mercado.
d) Associações de profissionais de vários ofícios dentro do burgo.
e) Associações internacionais de ligas profissionais.

6. Considere os textos abaixo.

(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.

(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)
As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.

(Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)

Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que:

a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
b) a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

7. O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

8. Se volveres a lembrança ao Gênese, entenderás que o homem retira da natureza o seu sustento e a sua felicidade. O usurário, ao contrário, nega a ambas, desprezando a natureza e o modo de vida que ela ensina, pois outros são no mundo seus ideais.

(Dante Alighieri, Divina comédia, Inferno, canto XI, trad. Hernâni Donato.)

Essa passagem do poeta florentino exprime:

a) uma visão já moderna da natureza, que aqui aparece sobreposta aos interesses do homem.
b) um ponto de vista já ultrapassado no seu tempo, posto que a usura era uma prática comum e não mais proibida.
c) uma nostalgia pela Antiguidade greco-romana, onde a prática da usura era severamente coibida.
d) uma concepção dominante na Baixa Idade Média, de condenação à prática da usura por ser contrária ao espírito cristão.
e) uma perspectiva original, uma vez que combina a prática da usura com a felicidade humana.

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