NOTÍCIAS DO PARAGUAI

O bicho pega no Paraguai, mas a mídia diz que a população, que certamente vive um clima de incerteza, nem se agita. 


Nesse domingo, porém a imprensa rendeu-se à comoção internacional provocada pelo golpe de Estado e noticiou as manifestações populares.



A queda do presidente Fernando Lugo, em decorrência de um impeachment-relâmpago "por mau desempenho de suas funções" orquestrado pelo Senado paraguaio, levou à ascensão de Federico Franco, vice de Lugo, ao poder.


O que aconteceu no Paraguai serve de alerta para as democracias latino-americanas. O golpe foi dado nove meses antes do fim do mandato de Lugo, em plena Rio +20, ignorando completamente todos os apelos da presença dos líderes do Cone Sul


Politicamente, podemos afirmar que se trata de um golpe de direita e interno ao governo, já que o Congresso e o Senado do país possuem membros do Partido Colorado, maior partido conservador e de tendências nacionalistas do Paraguai. 


Para termos uma ideia, o Partido Colorado esteve no poder durante 61 anos na história do Paraguai, com mandatos repletos de irregularidades administrativas e de escândalos políticos, como quando fora controlado pelo ditador Alfredo Stroessner (que durou 35 anos).


Dessa maneira, Lugo comprava briga com as oligarquias locais a fim de pôr em prática parte de seu projeto de governo (uma tímida reforma agrária, que estaria longe de solucionar a concentração fundiária no pais), encontrando diversos entraves.


Mas, se seus planos para o Paraguai ainda eram tão modestos, por que razão ele foi deposto a tão pouco tempo do fim do seu governo?


Ora podemos especular sobre a forja de uma atmosfera de terror e de insegurança na população paraguaia (sabemos que uma sociedade atemorizada e carente de líderes acaba aceitando cada coisa...), ora pensamos que o golpe configura um atentado à geopolítica na região (já que o Paraguai pós-golpe entraria em dissenso com os governos de esquerda e de centro-esquerda da região, enfraquecendo os blocos econômicos latino-americanos).


Um golpe surgido nesse país, que é notadamente o elo mais fraco da região, evidencia que o imperialismo e as forças locais ainda estão em consenso sobre seu posicionamento contra qualquer manifestação democrática que se consolide na América Latina.




Desde 2008 só...




Os países do Mercosul bem como a comunidade internacional desaprovam o novo governo e sugerem cautela aos políticos paraguaios, pois suas atitudes acarretarão sanções (como a já confirmada saída do Paraguai do bloco do Mercosul).


Nós estamos de olho...



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...