QUESTÕES OBJETIVAS DE VESTIBULAR SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - COM GABARITO
1.
(Uerj 2015) O uso da cartografia
evidencia uma interpretação acerca da Segunda Guerra Mundial.
a) criticar o nacionalismo
alemão
b) justificar o expansionismo
alemão
c) enfraquecer o colonialismo
britânico
d) destacar o
multiculturalismo britânico
2.
(Fgv 2015) A respeito da situação da
França, durante a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar:
a) A chamada República de
Vichy englobava a parte da França cujo governo resistiu aos interesses alemães até
o final da guerra.
b) Na República de Vichy, o
marechal Phillippe Petáin liderou a resistência contra as forças militares
nazistas.
c) Vichy tornou-se a capital
de toda a França governada por um colegiado formado por alemães e franceses.
d) Na República de Vichy, o slogan
Liberdade, Igualdade e Fraternidade foi substituído por Trabalho, Família e
Pátria.
e) A esquerda francesa
colaborou com o governo de Phillippe Petáin, adotando a tática da frente ampla
contra o nazismo.
3.
(Mackenzie 2014) Com relação aos dois
grandes conflitos mundiais, de 1914–1918 e de 1939–1945, considere as
afirmativas.
I. O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas
origens dos dois conflitos mundiais, uma vez que o primeiro intensificou as
tensões mundiais devido à disputa por áreas de influência e o segundo favoreceu
a formação dos regimes totalitários fascistas.
II. As duas guerras mundiais, envolvendo
povos extraeuropeus, desenvolveram a consciência nacional deles, influenciando
decisivamente no processo de descolonização afro-asiática.
III. O questionamento dos postulados liberais do
capitalismo foi intensificado a partir dos dois conflitos, o que criou as
condições favoráveis para a expansão dos ideais anarquistas em todo o mundo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está
correta.
b) Somente a afirmativa II
está correta.
c) Somente a afirmativa III
está correta.
d) Somente as afirmativas I e
II estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e
III estão corretas.
4. (Fgv 2014) Sobre o Pacto Germânico-Soviético, é correto afirmar que:
a) a assinatura do acordo de
não agressão entre Hitler e Stalin, em 1939, é o último movimento alemão para
trazer a União Soviética para o seu lado, uma vez que os planos anteriores
foram neutralizados pelo imenso poderio militar dos Aliados, temerosos do
avanço germânico que, em 1941, invade a União Soviética e a Inglaterra.
b) a aproximação entre Berlim
e Moscou, em 1939, não resultou em um acordo de proteção às intenções
expansionistas de ambos os lados, pois continuaram em lados opostos,
monitorando-se reciprocamente até que, em 1941, com as vitórias sucessivas dos
Aliados, o Terceiro Reich, de forma apressada, garante o precioso apoio da
União Soviética.
c) o Terceiro Reich alemão faz
dois movimentos no sentido de conseguir o apoio soviético: inicialmente, um
acordo de não agressão com Stalin em 1939, para evitar a sua aproximação com os
Aliados e, em 1941, outro que consegue sua integração ao Eixo, antecipando-se à
diplomacia britânica que, imobilizada, não esboça resistência.
d) após a ocupação da Renânia,
da anexação da Áustria, da Tchecoslováquia, a Alemanha assina um acordo de não
agressão mútua com a União Soviética para neutralizá-la, uma vez que conta com o
imobilismo da Inglaterra em relação ao seu expansionismo, que culmina, em 1941,
na invasão da União Soviética.
e) em 1939, depois de invadir
a Polônia, Hitler se aproxima da União Soviética de forma cuidadosa, pois teme
os planos expansionistas de Stalin, até então apoiados pelos Aliados que, a
partir de 1941, com as sucessivas vitórias, retiram essa ajuda, obrigando o
Estado Soviético a aceitar a parceria com o Terceiro Reich.
5.
(Unicamp 2014) Em 1942, os estúdios Disney
produziram o desenho “Alô Amigos”, que apresenta a personagem Zé Carioca. Dois
anos depois surgiu uma nova animação: The Three Caballeros, conhecida no
Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Nos desenhos citados, o Brasil e a América
Latina são mostrados de forma simpática, através de estereótipos. Para entender
esses desenhos e o esforço de Walt Disney, devemos considerar o seguinte
contexto:
a) a Segunda Guerra Mundial e
a política de boa vizinhança.
b) o avanço da Guerra Fria e o
episódio da Crise dos Mísseis de Cuba.
c) a política do “Big Stick” e
os resultados da diplomacia do dólar.
d) o avanço do populismo e a
tentativa de Truman de barrar esta influência.
6.
(Unesp 2014)
A
viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em
cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta
nos sonhos): ARBEIT
MACHT FREI – o trabalho liberta.
Descemos,
fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve
zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não
bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água
poluída. Besteira: é óbvio que o aviso é um deboche. “Eles” sabem que estamos
morrendo de sede [...]. Bebo, e convido os
companheiros a beber também, mas logo cuspo fora a água: está morna, adocicada,
com cheiro de pântano.
Isto é o inferno.
Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós,
cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água
potável, esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e
continua não acontecendo nada.
(Primo Levi. É isto um homem?, 1988.)
A descrição, por Primo Levi, de sua chegada
a Auschwitz em 1944 revela
a) o reconhecimento da própria
culpa, por um prisioneiro recolhido a um campo de concentração nazista.
b) o alívio com o fim da
viagem em direção à prisão e a aceitação das condições de vida existentes no
campo de concentração.
c) a expectativa de que,
apesar dos problemas na chegada, houvesse tratamento digno aos prisioneiros dos
campos de concentração.
d) a falta de entendimento do
funcionamento do campo de concentração e a disposição de colaborar com as
autoridades nazistas.
e) a sensação de horror, angústia e submissão que caracterizavam a condição dos prisioneiros nos campos de concentração nazistas.
e) a sensação de horror, angústia e submissão que caracterizavam a condição dos prisioneiros nos campos de concentração nazistas.
7. Em julho de 1944 ocorreu a Conferência de Bretton Woods, no Mount Washington Hotel, em New Hampshire, nos EUA. Nela participaram 730 delegados de 44 nações que deliberaram sobre:
a) a criação da Organização das Nações Unidas, a ONU;
b) a criação da Organização Mundial de Comércio, a OMC;
c) a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN;
d) a confirmação do padrão ouro como referência para o Sistema Monetário Internacional;
e) a criação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento, o (BIRD), e o Fundo Monetário Internacional, o (FMI).
8.
(Fuvest 2013) Quando a guerra mundial de
1914-1918 se iniciou, a ciência médica tinha feito progressos tão grandes que
se esperava uma conflagração sem a interferência de grandes epidemias. Isso
sucedeu na frente ocidental, mas à leste o tifo precisou de apenas três meses
para aparecer e se estabelecer como o principal estrategista na região (...).
No momento em que a Segunda Guerra Mundial está acontecendo, em territórios em
que o tifo é endêmico, o espectro de uma grande epidemia constitui ameaça
constante. Enquanto estas linhas estão sendo escritas (primavera de 1942) já
foram recebidas notificações de surtos locais, e pequenos, mas a doença parece
continuar sob controle e muito provavelmente permanecerá assim por algum tempo.
Henry E.
Sigerist, Civilização e doença.
São Paulo: Hucitec, 2010, p. 130-132.
O correto entendimento do texto acima
permite afirmar que
a) o tifo, quando a humanidade
enfrentou as duas grandes guerras mundiais do século XX, era uma ameaça porque
ainda não tinha se desenvolvido a biologia microscópica, que anos depois
permitiria identificar a existência da doença.
b) parte significativa da
pesquisa biológica foi abandonada em prol do atendimento de demandas militares
advindas dessas duas guerras, o que causou um generalizado abandono dos
recursos necessários ao controle de doenças como o tifo.
c) as epidemias, nas duas
guerras mundiais, não afetaram os combatentes dos países ricos, já que estes,
ao contrário dos combatentes dos países pobres, encontravam-se imunizados
contra doenças causadas por vírus.
d) a ameaça constante de
epidemia de tifo resultava da precariedade das condições de higiene e
saneamento decorrentes do enfrentamento de populações humanas submetidas a uma
escala de destruição incomum promovida pelas duas guerras mundiais.
e) o tifo, principalmente na
Primeira Guerra Mundial, foi utilizado como arma letal contra exércitos
inimigos no leste europeu, que eram propositadamente contaminados com o vírus
da doença.
9.
(Espcex (Aman) 2013) Durante a década de 1930,
enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a
Guerra, outros países aderiam à “política de apaziguamento”, que
a) foi um pacote de ajuda
econômica destinado a apoiar os países ameaçados pelo nazismo.
b) consistia em ceder
territórios à Alemanha a fim de evitar a guerra.
c) objetivava apoiar,
financeiramente, o movimento comunista internacional para neutralizar o poder
nazista.
d) foi um acordo de não
agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países
europeus.
e) foi a postura adotada pela
Áustria, Tchecoslováquia e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um
único tiro.
10.
(Ufsj 2013) Dos países citados abaixo,
aquele que, logo após a Segunda Guerra Mundial, foi dividido em duas repúblicas
independentes foi a
a) União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas.
b) Alemanha.
c) Iugoslávia.
d) Polônia.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) seguinte(s)
questão(ões):
Enquanto
a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram
entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da América do
Norte e da Austrália. Enquanto isso, avançavam o fascismo e seu corolário de
movimentos e regimes autoritários.
A
democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária
e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo [...].
Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da
Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi
salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o
incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...].
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.)
11.
(Unesp 2013) Ao mencionar a aliança
temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo, o texto
refere-se
a) ao esforço conjunto de
União Soviética, França, Inglaterra e Estados Unidos na reunificação da
Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial.
b) à articulação militar que
uniu Estados Unidos e União Soviética, na Segunda Guerra Mundial, contra os
países do Eixo.
c) à constituição da Entente
que, na Primeira Guerra Mundial, permitiu que países do Ocidente e a Rússia
lutassem lado a lado contra a Alemanha.
d) à corrida armamentista
entre União Soviética e Estados Unidos, que estimulou o crescimento econômico e
industrial dos dois países.
e) aos acordos de paz que, ao
final das duas guerras mundiais, ampliaram a influência política e comercial da
Rússia e dos países liberais europeus.
12.
(Ufu 2012) As pretensões expansionistas
japonesas na Ásia, a construção da Grande Ásia Oriental, colidiam com os
interesses norte-americanos para a região. Os imperialistas seguiam as
estratégias siberiana e colonial. A primeira encarregou o Exército de expandir
o domínio Japonês para a China do Norte, Mongólia e Sibéria, rivalizando com a
União Soviética. A estratégia colonial, delegada à Marinha, visava a conquista
de colônias inglesas, francesas e holandesas na Ásia. O obstáculo para esse
projeto era a força dos Estados Unidos no Pacífico (Alaska, Ilhas Aleutas,
Filipinas e Havaí).
O projeto imperialista japonês
a) buscava contemporizar seus
interesses com as forças chinesas, vistas como um importante apoio na luta
contra o imperialismo norte-americano.
b) ganhou força com o bombardeamento
de Pearl Harbor e a entrada dos EUA na guerra, forçando o recuo dos movimentos
anti-imperialistas nipônicos.
c) manteve, com o fim da
Segunda Guerra, suas anexações territoriais, o que lhe permitiu continuar como
uma grande potência.
d) previa a mobilização de
recursos das áreas ocupadas para realimentar o complexo industrial-militar que
se fortalecia internamente.
13.
(Espcex (Aman) 2012) A Segunda Guerra Mundial
(1939-1945) vitimou milhões de pessoas e alastrou-se por terras, mares, oceanos
e ares de quase todo o planeta.
A postura brasileira durante o conflito foi
a de
a) neutralidade durante todo o
tempo, em virtude da posição pró-Eixo do governo brasileiro.
b) aliar-se ao Eixo, sem, no
entanto, participar diretamente do conflito com o envio de tropas.
c) após declarar guerra ao
Eixo, enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu em terras
italianas.
d) manter neutralidade durante
todo o conflito, pois o continente americano e os mares que o cercam não foram
ameaçados nesta Guerra.
e) declarar guerra ao Eixo,
sem, no entanto, enviar tropas para os campos de batalhas europeus, em respeito
à tradicional postura não belicista do País.
14.
(Pucsp 2012) O tratado assinado em 1939 pela Alemanha
e a União Soviética, que:
a) assegurou a aliança militar
entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da Polônia.
b) consagrou o apoio bélico
dos dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência
política alemã no leste europeu.
c) impediu a eclosão de guerra
aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazi-fascista na Europa.
d) determinou a nova divisão
política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e
consolidou a hegemonia soviética na região.
e) estabeleceu a
intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre
os dois países.
15. (Enem 2012) Com sua entrada
no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o
autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um
gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Furer
só poderia ganhar destaque, e o
sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o
primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br.
Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).
A capa da
primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua
associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra
a) a
Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
b) os
regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
c) o
poder soviético, durante a Guerra Fria.
d) o
movimento comunista, na Segunda Guerra do Vietnã.
e) o
terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos
da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais
podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas
eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo
dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada
das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas
pelas quais os animais comunicam-se.
As questões a seguir apresentam-se
integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as
várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre
a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven
Mithen*, milhões de anos foram necessários
para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução
estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a
comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como
convivemos e como conversamos no cotidiano.
Mithen, Steven.
A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
Um exemplo histórico do uso dos meios de comunicação como veículo de propaganda ideológica ocorreu em
a) 1903 – instalação de uma
estação de telégrafo na Torre Eiffel, o que permitiu que o London Times e
o New York Times recebessem informações sobre a guerra entre a Rússia e
o Japão.
b) 1924 – regulamentação pelo
governo federal da qualidade e da segurança das salas de cinema no Brasil,
resultado do crescimento do circuito exibidor e do surgimento de salas
destinadas à elite.
c) 1939 – proibição, na
Alemanha de Hitler, da audiência de rádios estrangeiras; no ano seguinte, todas
as rádios alemãs passaram a transmitir a mesma programação de caráter
ultranacionalista.
d) 1948 – utilização, pela
primeira vez, de uma TV a cabo, na cidade de Oregon, onde os sinais normais de
televisão não conseguiam chegar às residências por causa do terreno montanhoso.
e) 1993 – criação, por
pesquisadores americanos, do Mosaic, primeiro navegador a combinar gráficos e
texto em uma única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil
de usar.
17. (Uerj 2011) No que se refere às relações internacionais,
a vitória dos aliados provocou mudanças que tiveram como um dos seus efeitos:
a) extinção dos regimes
totalitários
b) redefinição da ordem
geopolítica
c) controle do expansionismo
tecnológico
d) multipolaridade das
relações diplomáticas
18.
(Ibmecrj 2010) Uma série combinada de
fatores levou à implosão da União Soviética em 1991. Sobre este tema são feitas
as seguintes afirmativas:
I. Uma das primeiras consequências do fim da URSS
foi a independência das repúblicas bálticas (Letônia, Lituânia e Estônia),
anexadas em função da assinatura do pacto de não-agressão germano-soviético;
II. Embora independente politicamente de
Moscou, a região da Chechênia é uma das grandes preocupações do governo russo,
em função dos grupos guerrilheiros muçulmanos originários daquela região, que
promovem atentados por toda a Rússia;
III. Outra região que também ocasionou problemas à
administração Putin foi a Geórgia, cuja independência foi concedida em 2008,
após uma longa guerra civil.
Assinale:
a) se apenas afirmativa I for
correta;
b) se apenas a afirmativa II
for correta;
c) se apenas a afirmativa III
for correta;
d) se as afirmativas I e II
forem corretas;
e) se as afirmativas I e III
forem corretas.
19. (Mackenzie 2010) “Morrer pela Pátria, pela Ideia! [...] Não, isso é fugir da verdade.
19. (Mackenzie 2010) “Morrer pela Pátria, pela Ideia! [...] Não, isso é fugir da verdade.
Mesmo no front, matar é que é importante
[...] Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria
morte. Matar é o importante.
Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim,
esse é um ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de
outro homem.”
Da
carta de um jovem voluntário da República Social Fascista, de 1943
A respeito do contexto em que se
inserem as Grandes Guerras Mundiais do século XX, considere I, II e III a
seguir.
I. Os conflitos econômicos, sociais e
ideológicos entre as principais potências capitalistas, tanto no período
anterior a 1914, quanto naquele que antecede à Segunda Guerra, levaram à
disputa imperialista e à corrida armamentista.
II. Nas origens dos dois grandes
conflitos mundiais, podemos identificar a intensificação da propaganda nacionalista
e a formação de um sistema de alianças político-militares entre as nações
imperialistas.
III. Nas duas guerras, o conflito
armado entre as potências imperialistas, apesar do pesado custo em termos de
vítimas, conseguiu solucionar os problemas econômicos, as divergências e os
ressentimentos entre as nações beligerantes.
Desse modo,
a) somente I está
correta.
b) somente II está
correta.
c) somente III
está correta.
d) somente II e
III estão corretas.
e) somente I e II
estão corretas.
20.
(Mackenzie 2010) “O inimigo
é cruel e implacável. Pretende tomar nossas terras regadas com o suor de nossos
rostos, tomar nosso cereal, nosso petróleo, obtidos com o trabalho de nossas
mãos. Pretende restaurar o domínio dos latifundiários, restaurar o czarismo...
germanizar os povos da União Soviética e torná-los escravos de príncipes e
barões alemães...
(...) em caso de retirada forçada... todo o
material rodante tem que ser evacuado. Ao inimigo não se deve deixar um único
motor, um único vagão de trem, um único quilo de cereal ou galão de
combustível. Todos os artigos de valor (...) que não puderem ser retirados,
devem ser destruídos sem falta.”
Após 70 anos da 2ª Guerra Mundial, o discurso
acima, de Joseph Stálin, nos remete
a) à invasão soviética ao
território alemão, marco na derrocada nazista frente à ofensiva Aliada nos fronts
Ocidental e Oriental.
b) à Operação Barbarosa,
decorrente da assinatura do Pacto Ribbentrop- Molotov, estopim para a 2ª Guerra
Mundial.
c) ao Anschluss, quando a
anexação da Áustria pelo Terceiro Reich provocou a reação soviética contra os
alemães.
d) à estratégia soviética
frente à invasão alemã, conhecida como tática da ‘terra arrasada’, a mesma
utilizada pelos russos contra Napoleão, no início do século XIX.
e) à Batalha de Stalingrado,
uma das mais sangrentas e memoráveis de todo o conflito, decisiva para a
vitória Nazista.
21.
(Unesp 2010) A Europa já não é a liberdade e a paz, mas a
violência e a guerra.
Durante a ocupação alemã de Paris, a alguns
críticos alemães que virão lhe falar de Guernica, Picasso responderá
com amargura:
Não fui eu que a fiz, fizeram-na vocês.
(Giulio
Carlo Argan. Arte moderna, 1992.)
O comentário de Pablo Picasso, em relação à sua
obra Guernica, refere-se
a) à separação entre
manifestações artísticas e realidade histórica.
b) ao bombardeio alemão da
cidade basca em apoio ao general Franco.
c) aos massacres cometidos
pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
d) à denúncia da anexação do
território espanhol pelas tropas nazistas.
e) à aliança dos
nazistas com os comunistas no início da Segunda Guerra Mundial.
22.
(Fatec 2010) GDANSK - O presidente e o primeiro-ministro da
Polônia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terça-feira, 1, em
Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos do início da
Segunda Guerra Mundial.
Às 4h45 de 1º de setembro de 1939, o encouraçado
alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da península de
Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando início à Segunda Guerra Mundial.
“Westerplatte é o símbolo da luta do fraco contra o forte”, assinalou
Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vítima da Polônia contra
“os totalitarismos nazista e bolchevique”.
O trecho do artigo remonta
a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial. Esse episódio
foi
a) a divisão da Alemanha, logo
após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco
capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.
b) a operação Barba Ruiva,
executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a
Europa do bolchevismo judaico.
c) a batalha de Stalingrado,
em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque
alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às margens do rio
Volga.
d) o Dia D, momento que marcou
o avanço da força aliada, liderada pela Rússia, sobre o exército alemão,
ocorrido na região da Normandia.
e) a assinatura do pacto de não agressão,
assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa,
em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.
23. (Unesp 2009) O Pacto Ribbentrop-Molotov estabelecia:
a) a aliança entre a URSS e a
Alemanha em seus projetos de destruição da ordem capitalista, só rompida com a
invasão alemã no território soviético, em 1941.
b) o compromisso de Stálin em
colaborar com a política de perseguição a judeus, homossexuais e ciganos,
iniciada na “Noite dos Cristais”.
c) o apoio decidido dos
soviéticos à política expansionista de Hitler, fornecendo recursos para o
esforço de guerra alemão na Tchecoslováquia.
d) a união de forças
soviéticas e alemãs para combater a ameaça representada pela presença inglesa
nos estreitos de Bósforo e Dardanelos.
e) o compromisso de não
agressão entre alemães e soviéticos, com a partilha da Polônia e a ocupação dos
países Bálticos e da Finlândia pelos soviéticos.
24.
(Enem cancelado 2009) O
objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma
forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril
e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As
tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com
trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.
Para a Alemanha,
o resultado dessa invasão foi
a) a
ocupação de todo o território francês, usando-o como base para a conquista da
Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.
b) a
tomada do território francês, que foi então usado como base para a ocupação
nazista da África do Norte, durante a guerra de trincheiras.
c) a
posse de apenas parte do território, devido à resistência armada do exército
francês na Linha Maginot.
d) a
vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar, devido à
resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.
e) a
vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou
sob controle do governo colaboracionista francês.
25.
(Enem cancelado 2009) O
Massacre da Floresta de Katyn foi noticiado pela primeira vez pelos alemães em
abril de 1943. Numa colina na Rússia, soldados nazistas encontraram
aproximadamente doze mil cadáveres. Empilhado em valas estava um terço da
oficialidade do exército polonês, entre os quais, vários engenheiros, técnicos
e cientistas. Os nazistas aproveitaram-se ao máximo do episódio em sua
propaganda antissoviética. Em menos de dois anos, porém, a Alemanha foi
derrotada e a Polônia caiu na órbita da União Soviética — a qual reescreveu a
história, atribuindo o massacre de Katyn aos nazistas. A Polônia inteira sabia
tratar-se de uma mentira; mas quem o dissesse enfrentaria tortura, exílio ou
morte.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 19 maio 2009
(adaptado).
Disponível em: http://dn.sapo.pt. Acesso em: 19 maio 2009 (adaptado).
Como o Massacre
de Katyn e a farsa montada em torno desse episódio se relacionam com a
construção da chamada Cortina de Ferro?
a) A
aniquilação foi planejada pelas elites dirigentes polonesas como parte do
processo de integração de seu país ao bloco soviético.
b) A
construção de uma outra memória sobre o Massacre de Katyn teve o sentido de
tornar menos odiosa e ilegítima, aos poloneses, a subordinação de seu país ao
regime stalinista.
c) O
exército polonês havia aderido ao regime nazista, o que levou Stalin a
encará-lo como um possível foco de restauração do Reich após a derrota alemã.
d) A
Polônia era a última fronteira capitalista do Leste europeu e a dominação desse
país garantiria acesso ao mar Adriático.
e) A
aniquilação do exército polonês e a expropriação da burguesia daquele país eram
parte da estratégia de revolução permanente e mundial defendida por Stalin.
26. (Ibmecrj 2009) O processo que permitiu a reconstrução da Europa, ao fim da Segunda
Guerra Mundial, pode ser melhor definido em qual das seguintes afirmativas?
a) Apesar
de todas as enormes dificuldades geradas pela guerra, países como a França e a
Inglaterra puderam retomar as suas atividades graças à existência de um imenso
império colonial, preservado ao fim do conflito;
b) A
única área efetivamente punida ao final do conflito foi a Alemanha, que não
recebeu qualquer tipo de ajuda de países como os Estados Unidos;
c) Prevaleceu
uma política econômica liberal, sem qualquer participação mais efetiva do
Estado em países da Europa Ocidental, diferentemente do que ocorreu com a
chamada "Cortina de Ferro";
d) Coube
aos Estados Unidos liderar o processo de reconstrução da Europa Ocidental, o
que explica a emergência de sua liderança na região;
e) Através
do chamado Plano Marshall, os norte-americanos injetaram dinheiro a fundo
perdido, inclusive em toda a Europa Oriental, no que é considerada a última
tentativa de conter a ocorrência da chamada Guerra Fria.
27.
(Enem cancelado 2009) O
ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente
guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de
desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a
falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia
Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.
A expansão
japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de
Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Corea. Definida sua área de
projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A
área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam
a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.
REIS FILHO, D. A. (Org.). O
século XX, o tempo das crises.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Sobre a expansão
japonesa, infere-se que
a) o
Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente
da doutrina Monroe.
b) o
Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que
os EUA faziam.
c) o
povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe
e proporem o desenvolvimento da Ásia.
d) a
China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a
parceria entre os dois.
e) a
Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a
guerra entre os dois países.
28. (Fgv
2009) Uma das conferências que selaram o fim da II
Guerra Mundial (1939-1945), a Conferência de São Francisco, originou a Carta de
São Francisco (26 de junho de 1945), que estabeleceu a Organização das Nações
Unidas (ONU). Seu artigo 23 estabelece os Estados Unidos da América, a União
Soviética (URSS), a França, a Grã- Bretanha e a China como membros permanentes
do Conselho de Segurança, órgão responsável pela “manutenção da paz e segurança
internacionais”, podendo declarar ou vetar guerras em nome de todos os membros.
A escolha desses países deve-se:
A escolha desses países deve-se:
a) Ao reconhecimento jurídico
da contribuição da China, aliada ao Japão do imperador Hiroito, para a derrota
da Alemanha nazista.
b) À preocupação de repartir o
poder numa nova ordem internacional, para que não houvesse qualquer nova
potência hegemônica.
c) À recusa de Alemanha, Japão
e Itália ao convite para integrar o Conselho de Segurança devido ao
ressentimento popular com respeito aos países aliados.
d) À preocupação de proteger
os países em desenvolvimento de agressões imperialistas e dificultar o
surgimento de regimes totalitários.
e) À nova correlação
internacional de forças que, em 1945, já prenunciava a polarização entre
estadunidenses e soviéticos, além de conceder poder decisório aos países que
haviam enfrentado as potências do Eixo.
29. (Fuvest 2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945,
resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das
explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos
marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as
nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com
finalidades bélicas.
Considerando
essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações a seguir.
I.
As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos
Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda
Guerra Mundial.
II.
As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no
material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas
para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III.
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas
atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se
China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está
correto o que se afirma em:
a) I,
somente.
b) II,
somente.
c) I
e II, somente.
d) II
e III, somente.
e) I,
II e III.
30. (Ibmecrj 2009) Sobre o período posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, são feitas
as seguintes afirmativas:
I
- A criação de um Estado Palestino independente marcou a concretização de um
projeto extremamente antigo no Oriente Médio, o que inviabilizou a criação de
Israel.
II
- O desenvolvimento do Plano Marshall pelos Estados Unidos teve papel relevante
na reconstrução da Europa Ocidental.
III
- A manutenção dos impérios coloniais pela França e pela Inglaterra foi fator
determinante para que ambos os países superassem os inúmeros problemas derivados
do fim da guerra.
Assinale:
a) Se
apenas a afirmativa I for correta.
b) Se
apenas a afirmativa II for correta.
c) Se
apenas a afirmativa III for correta.
d) Se
todas as afirmativas forem corretas.
e) Se
todas as afirmativas forem erradas.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
O
personagem Zé Carioca foi criado pelo americano Walt Disney há mais de 65 anos,
fruto de uma estratégia política norte-americana de aproximação com os países
latino-americanos, para o crescimento das relações comerciais e sob a
preocupação de afastar a influência alemã nos governos desses países. O
primeiro filme do Zé Carioca, Alô Amigos, exibido em 1942, começava assim:
"Alô amigos, a vocês uma querida saudação, um gostoso aperto de mão.
Amigos fazem assim, alô amigos". O Zé carioca (ou Joe Carioca como foi
concebido por Disney e sua equipe) teve a influência de um notório boêmio da
noite do Rio de Janeiro, conhecido como Dr. Jacarandá, de quem Zé Carioca tomou
emprestado o fraque, o chapéu e o guarda-chuva, e de um músico paulista, José
Patrocínio de Oliveira, o Zezinho, de quem recebeu o espírito malandro.
31. (Pucmg 2009) Todos os eventos a seguir ilustram a aproximação dos Estados Unidos com
o Brasil durante a Segunda Grande Guerra, EXCETO:
a) A
adoção de acordos e tratados internacionais como a Política de Boa Vizinhança
Panamericana, assinada em Lima (Peru), entre países da América Latina e os
Estados Unidos em 1941.
b) A
entrada no Brasil na Segunda Grande Guerra com a participação da Força
Expedicionária Brasileira (FEB) lutando ao lado das tropas norte-americanas na
Itália, em cinco escalões durante 1944 e 1945.
c) A
liberação de empréstimos de bancos dos Estados Unidos na construção de
hidrelétricas e estatais como foi o caso da construção da Usina de Volta
Redonda, durante o governo Vargas.
d) A
pressão dos Estados Unidos para manter a ditadura varguista, após o fim da
guerra, diminuindo a influência dos setores da UDN e reafirmando o modelo de
estrutura e ideologia do governo de Vargas.
32. (Unifesp 2008) Este é o maior evento da história (do presidente norte-americano H.
Truman, ao ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima). Era
importante que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para
construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme
quando a bomba foi lançada (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan
District Project).
Essas
afirmações revelam que o governo norte-americano
a) desconhecia que a bomba poderia matar milhares
de pessoas inocentes.
b) sabia que sem essa experiência terrível não
haveria avanço no campo nuclear.
c) esperava que a bomba atômica passasse
desapercebida da opinião pública.
d) estava decidido a tudo para eliminar sua
inferioridade militar frente à URSS.
e) ignorava princípios éticos para impor a sua
primazia político-militar no mundo.
33. (Unesp 2008) Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945).
A imagem representa
A imagem representa
a) a
nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.
b) a
propaganda norte-americana contra o Japão nos anos anteriores a Pearl Harbour.
c) a
superioridade do guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.
d) o
bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação norte-americana.
e) a
aliança entre o Japão e a União Soviética contra o imperialismo capitalista.
34. (Enem 2008) Em
discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época,
Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: "Não necessito
defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia?
Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou
mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também
tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por
vezes chamada de 'apaziguamento europeu', e Hitler repetiu o que já havia dito,
ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a
sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha
outros povos que não os alemães."
Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que
a) Hitler
ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos
Sudetos.
b) a
aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a
Tchecoslováquia.
c) o
rompimento desse compromisso inspirou a política de 'apaziguamento europeu'.
d) a
política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição
assumida pelas potências aliadas.
e) a
forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem
à destruição da Tchecoslováquia.
35. (Ufscar 2008) "Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural
patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em
1944 (...)"
(Mark Mazower. "Continente sombrio".
SP: Companhia das Letras, 2001.)
O
termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio
a) dos
anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos
judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos
romenos no seu processo de independência.
d) dos
etíopes na invasão italiana.
e) dos
zulus durante o governo racista da África do Sul.
36. (Pucrj 2007) A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou
de todas as guerras ocorridas em tempos passados, configurando um novo tipo de
conflito: uma guerra total.
Corroboram
tal afirmativa o fato de aquele conflito ter
I
- envolvido um número nunca visto de países e continentes.
II
- promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais.
III
- aumentado o apelo ao trabalho feminino nos países aliados.
IV
- acelerado o crescimento tecnológico que vinha se desenvolvendo desde o final
da Primeira Guerra Mundial.
Assinale
a alternativa correta:
a) Somente
as afirmativas III e IV estão corretas.
b) Somente
as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente
as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente
as afirmativas I , II e IV estão corretas.
e) Todas
as afirmativas estão corretas.
37. (Ufla 2007) Sobre o Dia D, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os países do Eixo realizaram essa investida no
sul da França, objetivando a destruição das tropas Aliadas.
b) O desembarque da Normandia configurou-se como
o início do fim da chamada Batalha do Pacífico.
c) O ataque das forças aliadas tinha como
objetivo desestruturar as tropas alemãs no norte da França.
d) A ocupação da porção setentrional francesa
pelo exército do Eixo visava à destruição das tropas alemãs.
38. (Fgv 2006) Ser interrogado por amadores com os dedos no gatilho em busca de
contra-revolucionários nunca é uma experiência relaxante. Confesso que estava
nervoso quando (...) mandaram-me caminhar pela estrada escura de volta à
fronteira da França com a arma do miliciano apontada para as minhas costas.
Assim, meu rápido contato com a Guerra Civil Espanhola terminou com a minha
expulsão da República espanhola.
(Eric Hobsbawm, "Tempos
interessantes")
Para
alguns historiadores, é possível considerar a Guerra Civil Espanhola
(1936-1939) um laboratório da Segunda Guerra Mundial, isto porque
a) a
Alemanha e a Itália optaram por não estabelecer qualquer nível de interferência
na guerra espanhola, considerando que se tratava de uma questão interna dos
espanhóis.
b) as
mesmas forças político-ideológicas - o fascismo e o antifascismo - que se
confrontaram na Espanha durante a Guerra Civil estiveram em conflito na Segunda
Guerra.
c) esse
conflito foi solucionado com a intervenção direta da Inglaterra e da França,
que obtiveram o compromisso das forças beligerantes de respeitar os acordos de
paz.
d) a
imponente vitória militar das forças republicanas nessa guerra civil permitiu
que a Espanha tivesse participação decisiva na Segunda Guerra, ao lado das
forças aliadas.
e) a
vitória das forças progressistas espanholas gerou o descrédito da Liga das
Nações, incentivando atos de rebeldia, como a invasão da Manchúria pelo Japão.
39. (Pucrj 2006) A 2a Grande Guerra (1939-1945), pela sua dimensão e pelos seus
desdobramentos, tornou-se um marco na história do século XX. Sobre esse
acontecimento NÃO É CORRETO afirmar que a 2a Grande Guerra:
a) condicionou
a emergência de uma ordem internacional caracterizada pela bipolaridade entre
os interesses dos EUA e da ex-URSS, entre as décadas de 1950 e 1980.
b) interferiu
na ampliação das tensões políticas em regiões coloniais da Ásia e da África,
contribuindo para a promoção de lutas pela descolonização.
c) viabilizou
a criação da ONU, representando, no imediato pós-guerra, o esforço de criar
mecanismos e fóruns internacionais promotores do entendimento diplomático
pacífico.
d) implicou
a condenação das doutrinas nazi-fascistas, impedindo, nas décadas seguintes, o
aparecimento desses projetos políticos e de seus similares.
e) inaugurou,
a partir do episódio de explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e
Nagazaki, a utilização de armas nucleares como símbolo maior de poderio bélico.
40. (Pucmg 2006) Em 22/06/1941, os alemães abriram nova frente de batalha. Por
determinação do Führer, numa ação militar que ficou conhecida por Operação
Barbarossa, o exército alemão tem como meta:
a) atacar
a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, vista por Hitler como o último
baluarte à sua política expansionista.
b) submeter
a Polônia, ponto estratégico para a passagem do exército nazista em direção ao
leste europeu.
c) anexar
a Áustria, atendendo aos apelos nacionalistas da população de maioria alemã
estabelecida nesse território.
d) controlar
a região dos Sudetos, palco de exacerbadas manifestações, na luta pela defesa
da unidade alemã.
41. (Uerj 2006) A ameaça das ideologias totalitárias 60 anos após fim da Segunda Guerra
("O Globo", 06/05/2005)
Sessenta
anos se passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas terror, fanatismo,
fundamentalismo, ódio racial ainda frequentam os noticiários de hoje.
Considerando
as relações político-econômicas na Europa, um dos fatores determinantes dessa
Guerra está descrito em:
a) eclosão
da Guerra Civil espanhola, que propagou movimentos revolucionários por diversos
países
b) imposição
dos tratados de paz, que submeteram os vencidos a pagamentos de reparações de
guerra
c) deflagração
da crise de 1929, que deixou várias nações do continente em posição
desvantajosa frente aos países americanos
d) instalação
do "cordão sanitário", que se opôs ao avanço do comunismo nos países
do Leste com a formação da Liga das Nações
42. (Pucmg 2006) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."
(Discurso feito por Winston
Churchill no parlamento inglês em 21/08/1941)
Considerando-se
as condições que propiciaram a eclosão da Segunda Guerra Mundial, é INCORRETO
afirmar que:
a) a
crise do capitalismo com a queda da Bolsa de Nova Iorque em 1929 teve efeitos
catastróficos na economia europeia.
b) a
ascensão das ideologias totalitárias de direita na Alemanha e na Itália
fortaleceu o sentimento nacionalista.
c) o
comportamento revanchista adotado pelos países vencedores da Primeira Guerra
concretizou-se na assinatura do Tratado de Versalhes.
d) a
derrota sofrida pelas forças militares do general Franco na guerra civil
fortalece no país o regime democrático.
43. (Unifesp 2006) Para o historiador Arno J. Mayer, as duas guerras mundiais, a de
1914-1918 e a de 1939-1945, devem ser vistas como constituindo um único
conflito, uma segunda Guerra dos Trinta Anos. Essa interpretação é possível pelo
fato
a) de
as duas guerras mundiais terem envolvido todos os países da Europa, além de
suas colônias de ultramar.
b) de
prevalecer antes da Segunda Guerra Mundial o equilíbrio europeu, tal como
ocorrera antes de ter início a primeira Guerra dos Trinta Anos, em 1618.
c) de,
apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos
dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.
d) de
terem ocorrido, entre as duas guerras mundiais, rebeliões e revoluções como na
década de 1640.
e) de,
em ambas as guerras mundiais, o conflito ter sido travado por motivos
ideológicos, mais do que imperialistas.
44. (Pucrj 2006) Nos anos de 1941 e 1942, houve mudanças na configuração das alianças
políticas e militares que então caracterizavam a Segunda Grande Guerra
(1939-1945). Frente a tais alterações, o governo do Presidente Getúlio Vargas
imprimiu novos rumos à política externa brasileira.
Sobre esses acontecimentos, podemos afirmar que:
Sobre esses acontecimentos, podemos afirmar que:
I
- o ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, deflagrou a participação militar
ostensiva dos EUA na guerra.
II
- a invasão alemã, na União Soviética, em 1941, interferiu, entre outros
aspectos, na aproximação diplomática e militar entre EUA, URSS e Inglaterra.
III
- a crescente aproximação diplomática com os EUA condicionou a declaração de
guerra ao Eixo, por parte do governo Vargas, em 1942.
IV
- a participação militar brasileira na guerra, associada ao envio da FEB,
conjugou-se à ofensiva das tropas aliadas, no front europeu, em meados de 1944.
Assinale
a alternativa correta.
a) Apenas
as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas
as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas
as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas
as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas
as afirmativas estão corretas.
45. (Pucmg 2006) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão se manteve sob a ocupação
norte-americana. Nesse período, sob a inspiração do general MacArthur, foram
implementadas importantes mudanças no país.
Dentre as mudanças, é INCORRETO citar:
Dentre as mudanças, é INCORRETO citar:
a) redistribuição
de terras, tornando os antigos arrendatários pobres em pequenos proprietários
fundiários.
b) extinção
da monarquia japonesa com a deposição do Imperador Hiroíto e a adoção do
Parlamentarismo.
c) organização
da sociedade japonesa nos moldes capitalistas, após a retirada das tropas
americanas em 1952.
d) destruição
dos grandes conglomerados econômicos, abrindo perspectivas para a economia de
mercado.
GABARITO:
1. B
2. D
3. D
4. D
5. A
6. E
7. E
8. D
9. B
10. B
11. B
12. D
13. C
14. E
15. B
16. C
17. B
18. A
19. E
20. D
21. B
22. E
23. E
24. E
25. B
26. D
27. A
28. E
29. E
30. B
31. C
32. E
33. C
34. A
35. B
36. D
37. C
38. B
39. D
40. A
41. B
42. D C
43. C
44. E
45. B
GABARITO:
1. B
2. D
3. D
4. D
5. A
6. E
7. E
8. D
9. B
10. B
11. B
12. D
13. C
14. E
15. B
16. C
17. B
18. A
19. E
20. D
21. B
22. E
23. E
24. E
25. B
26. D
27. A
28. E
29. E
30. B
31. C
32. E
33. C
34. A
35. B
36. D
37. C
38. B
39. D
40. A
41. B
42. D C
43. C
44. E
45. B
Comentários