Gabarito da Prova - 9o ano

Alô, meu povo!

Mando notícias de que estou bem! Quase 100%.

Acho que ajudaria esclarecer algumas questões acerca da última prova, já que não pudemos realizar nossa aula de revisão... por motivos doloridos.

A questão é que devemos aprender a enxergar nas provas de Humanas, sobretudo, um forte conteúdo político implícito e que as questões não estão lá ao acaso. Malícia em prova cai muito bem, obrigada...

Abaixo, o gabarito das questões!



COMENTEM!!!

Abraços, beijos e boas férias!

***



1. Em 1993, o IBGE divulgou dados estatísticos informando que o Brasil possui 32 milhões de miseráveis. Portanto, democrática na aparência, a sociedade brasileira é marcada, na verdade, por um "apartheid social". 

a) Explique a utilização do termo "apartheid social" para definir a sociedade brasileira atual.



Essa questão não foi problemática e deveria ser respondida, relacionando a definição de apartheid social e sua manifestação na sociedade brasileira.
O apartheid foi o regime de segregação étnica existente na África do Sul, de 1948 a 1994, posto em práticas pelos sucessivos governos do Partido Nacional, que defendiam a cultura africânder (minoria branca, descendentes dos colonizadores holandeses, principalmente).
O termo apartheid social, então, objetiva designar a segregação, não étnica, mas social existente, nesse caso, no Brasil.

b) Explique por que a ideia de "apartheid social" compromete os princípios da democracia?

Mais uma vez, a questão buscar relacionar dois conceitos: democracia e apartheid social.

Para não nos prolongarmos sobre as definições de democracia, esta é um regime de governo que se baseia na igualdade (isonomia) entre seus cidadãos. 

Então, se o apartheid social baseia-se na exclusão sobretudo, sua existência não condiz com a do regime democrático.

É uma questão que leva à reflexão sobre a sociedade brasileira: se há tanta desigualdade social no país, será que devemos acreditar que vivemos numa democracia de fato? Tal ideia desfaz o discurso de muito político, não é mesmo?

2. Leia:

"A exclusão dos analfabetos pela Constituição republicana (de 1891) era particularmente discriminatória, pois, ao mesmo tempo retirava a obrigação do governo de fornecer instrução primária, que constava do texto imperial, e exigia para a cidadania política uma qualidade que só o direito social da educação poderia fornecer....". 

(OS BESTIALIZADOS, José Murilo de Carvalho) 

O texto estabelece uma relação entre o ensino público e o exercício da cidadania política durante a Primeira República (1889 - 1930). 

O que a atual Constituição dispõe a respeito disso?

Mais uma questão que envolve a relação de duas ideias: ensino público e cidadania, no que tange a Constituição Cidadã, em vigor até hoje.
A Constituição de 1988 estabelece ensino público gratuito. Além disso, vimos que essa Carta prevê a garantia de voto dos analfabetos. Agora, precisamos relacionar criticamente essas duas noções.
A gratuidade do ensino é positiva, mas percebemos que a qualidade do mesmo deixa a desejar. Parece que, sabendo que a o ensino público é defasado com relação ao particular, aceita-se a existência do analfabetismo, por sabê-lo difícil de combater. Aliás, vimos que o voto dos analfabetos foi bastante criticado à época da Constituinte.

3. Em 1º de julho de 1994, durante o governo Itamar Franco, surgia no Brasil uma nova unidade monetária, num ambiente inflacionário, na tentativa de se estabilizar a economia.

Explique o contexto político no qual foi criado o Real.

Nessa questão, fui mãe de todos vocês e fingi que não os vi ignorar o comando: CONTEXTO POLÍTICO.
Acabei aceitando respostas que falavam do caos econômico pelo qual o país passava...
O gabarito oficial supõe que se fale da instabilidade política vivida na época, devido ao Impeachment de Collor e aos escândalos de corrupção que aprofundavam os problemas econômicos já existentes, fazendo necessária uma reforma monetária que amenizasse, pelo menos a médio prazo, as flutuações da moeda nacional.
4. Leia o fragmento abaixo:

"Basta dizer que, desde Juscelino Kubitschek, em 1º de janeiro de 2003, será a primeira vez que um presidente eleito [diretamente pelo povo] passará a faixa para outro presidente também eleito diretamente pelo povo." 

Artigo de Fernando Henrique Cardoso, publicado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", 6/10/2002. 

a) Com base no texto, é correta a afirmação de FHC? Justifique sua resposta.

Ah, essa questão é a melhor... Efeagá estava certo ou errado?
Vamos pensar um pouco: ele diz que o último a entregar uma faixa para outro presidente diretamente eleito pelo povo fora Juscelino Kubitschek. JK entregou sua faixa para Jânio Quadros, eleito em 1961. Como Quadros renunciou, sua faixa passou para seu vice: João Goulart. Goulart, por sua vez, não fora eleito diretamente pelo povo... até agora FH está certo. 
Logo depois, Goulart foi deposto pelo golpe militar de 1964 e tivemos uma interrupção no período democrático. Em 1990, Collor foi eleito de forma direta, mas, como sofreu Impeachment, passou o comando para Itamar Franco (que não foi eleito diretamente pelo povo). Este, por sua vez, a passou para Fernando Henrique Cardoso.
Dessa maneira, percebemos que FH estava certo (pelo menos com relação a isso kkkkkk). Ele foi o primeiro presidente diretamente eleito nas urnas, desde JK, a repassar a faixa para outro também eleito da mesma maneira, que foi Lula, em 2002.
b) Indique as principais medidas da Constituição de 1988.

  • Direito de voto para os analfabetos;
  • Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos;
  • Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
  • Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes);
  • Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos;
  • Direito a greve;
  • Liberdade sindical;
  • Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;
  • Licença maternidade de 120 dias (sendo atualmente discutida a ampliação).
  • Licença paternidade de 5 dias;
  • Abono de férias;
  • Décimo terceiro salário para os aposentados;
  • Seguro desemprego;
  • Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário.
5. No corrente ano, os noticiários ocuparam-se intensamente das CPI’s organizadas em Brasília.

a) O que quer dizer CPI?

Comissão parlamentar de Inquérito.
Ri muito com as demais respostas...
b) Qual o papel das CPI’s na relação entre o Legislativo e Executivo, em uma República?

As CPI's têm a função de fiscalizar se as funções do Poderes Legislativo e Judiciário estão sendo corretamente exercidas.
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA:

6. SOMA: 29;
7. A;
8. B;
9. C.

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