A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - Fatos pitorescos e imagens marcantes

Porque eu sei que vocês amam fofoca histórica.

  • Países que participaram do conflito: Grã-Bretanha, França, União Soviética, Estados Unidos, AustráliaNova Zelândia, NepalÁfrica do SulCanadáNoruegaBélgicaLuxemburgoPaíses BaixosGréciaIugoslávia, PanamáCosta RicaRepública DominicanaEl SalvadorHaitiHondurasNicaráguaGuatemalaCubaCoréia, TchecoslováquiaMéxicoEtiópiaIraqueBolíviaIrãColômbia, LíbériaSan MarinoAlbânia,EquadorParaguaiPeruUruguaiVenezuelaTurquiaLíbanoArábia SauditaArgentinaChile Dinamarca, Alemanha, Itália, Japão, Hungria, Romênia e Bulgária.
  • A primeira bomba detonada pelos Aliados em Berlim teve único morto: um elefante do zoológico da cidade.
  • Stálin significa Homem de Ferro em espanhol.







Porta de entrada de Auschwitz-Birkenau... Cartão postal da morte.


  • Ao final da guerra, os países do Eixo foram obrigados a indenizar os Aliados em cerca de 2 bilhões de dólares.
  • Setenta por cento da infraestrutura europeia foi destruída.
  • A guerra impediu a realização das Copas do Mundo de 1942 e 1946.
  • Ao final do conflito, havia cerca de 200 mil prisioneiros de guerra: eles eram tanto militares quanto civis. Alemães e italianos foram forçados a participar da reconstrução da Grã-Bretanha e da França. Dentre estes, 3 mil foram levados para o campo de trabalho forçado russo (Gulag), símbolo da repressão da ditadura stalinista contra os opositores do governo, apenas retornando para sua terra natal 14 anos depois, após a visita do então ministro das Relações Exteriores alemão, Konrad Adenauer .


Alemães sendo enforcados em Gulag.
Cerca de 100 milhões mortes.



  • O escritor Alexander Soljenítsin ficou em Gulag por 11 anos e lá ajudou a escrever o Arquipélago Gulag, livro colossal com 600 páginas sobre os relatos ouvidos durante o tempo de cativeiro. 
Soldados japoneses enterrando vivos civis chineses.


  • Como diria Renato Russo, uma guerra sempre avança a tecnologia... Inovações tecnológicas da Segunda Guerra: bomba nuclear, radares, fuzis e navios de desembarque anfíbio, como utilizado no Dia D.



A imagem da decadência vista
 nas assinaturas de Hitler.





Mussolini e sua amante
 Clara após serem fuzilados
na principal praça de Milão.

  • Mussolini era jornalista de um periódico financiado por ingleses e franceses durante a Primeira Guerra, pois se opunha ao expansionismo alemão naquela época...

Hitler não ingeria álcool,
era vegetariano e  não fumava.
O exército vermelho soviético chegou a treinar cães com o intuito de destruir os tanques inimigos. Os cães eram treinados com comida por baixo dos tanques e era-lhes preso no dorso cerca de 26 libras de explosivo. Quando estes se encontravam por baixo dos tanques era acionado o explosivo, destruindo o tanque (e, obviamente, o cão). Infelizmente isto nem sempre funcionava com previsto, uma vez que os cães eram treinados com os tanques soviéticos, executando a tarefa mais facilmente com os tanques soviéticos do que com os alemães. Mais de 25 tanques alemães foram seriamente danificados desta forma durante as batalhas de Estalinegrado e Kursk.


Himmler, mente diabólica das
 SS, foi um criador de galinhas











Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...