VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM AS BOLSAS DE VALORES?

Micareta é isso aí, né gente! Brincadeira: o pregão físico nas Bolsas de Valores, onde são realizadas as negociações.




Esse post dedica-se, principalmente, a elucidar algumas dúvidas advindas do estudo da Crise do Capitalismo Liberal ou Crise de 1929 ou a quebra da Bolsa de Nova Iorque no ano de 1929.

Como entender esse processo, se sequer sabemos como funciona uma Bolsa da Valores?





Em primeiro lugar, o que é uma Bolsa de Valores?

As bolsas de valores são instituições que administram o mercado ou centro de negociações de títulos de renda variáveis (as ações) de uma empresa. 

Atualmente, as bolsas funcionam como sociedades anônimas (S/A), visando ao lucro, através de seus serviços.





Como começa isso tudo?

A Cia. Holandesa da Índias Orientais iniciou, em 1602, a venda de suas ações, abrindo a primeira Bolsa de Valores da História, em Amsterdã.





O que são ações?

As ações são as "partes" de uma empresa, ou, simplesmente, seus papéis. É a divisão do patrimônio de uma empresa, cujos bens são o maquinário, o salário dos funcionários, etc. Isso se chama abrir capital.

A abertura de capital acaba atraindo novos investidores, que aplicam dinheiro na tal empresa. Em caso de lucro, é bom para todos, mas, em caso de falência ou simplesmente dívidas, os transtornos também serão divididos proporcionalmente.





O que é especulação financeira?

A especulação financeira é um conceito bem difícil de explicar.

Por isso, vou usar uma analogia muito, mas muito, boba...

Admitamos que você vai dar uma festa de aniversário no final de semana. Você não me convidou, mas isso não vem ao caso, porque você chamou todo mundo, dizendo que ia ter DJ, banho de espuma, open bar, comida pra caramba... 

Você está criando nos seus convidados uma expectativa sobre a festa. Vai ter gente comprando roupa nova e dando-lhe presente caro, porque, né... A festa vai bombar! 

Daí, chega o grande dia... O povo chega na sua festa, mas CADÊ O DJ, CADÊ O BANHO DE ESPUMA, CADÊ O OPEN BAR, MAS NEM UM RISÓLIS??????

Olha, isso eu não sei... Mas você que deu a festa (horrorosa) está lá... Cheio de presentes... Tsc, tsc, tsc... Coisa feia.

A especulação, então, é uma estratégia para aumentar a expectativa dos investidores, a fim de alcançar lucro no final. Quando você reúne um monte de investidores (convidados da festa) interessados nas suas ações (a festa que não foi), você pode "brincar" com seu valor, especulando-o e auferindo lucro a sua venda.





Qual a relação entre Bolsa de Valores e inflação?

O sobe e desce das bolsas de valores está associado com a procura e a oferta de ações no mercado. A alta ou a baixa de uma empresa está associada à observação dos eventos econômicos.

Tomemos o dólar como exemplo: se o dólar está alto, a situação é favorável para quem trabalha com exportações, já que ele recebe nessa moeda, digamos. Do contrário, como o dólar baixo, a situação torna-se boa para os que trabalham com importação, já que pagarão menos pelos produtos que entram no país.





Mas... E a Crise de 1929?

Vamos associar o que falamos à Crise de 1929.

A observação da situação econômica dos EUA mostrava que tudo ia de mal a pior: países europeus, como França e Inglaterra, após quitarem suas dívidas com os EUA, fecharam-se, a fim de reconstruir suas economias nacionais, não importando mais tantos produtos estadunidenses como na época da Grande Guerra.

Os latifundiários que tinham comprado mais terras, ávidos pelos lucros do comércio internacional do período de guerras foram pegos de calça frouxa. Oi? Isso mesmo: passaram a ter de hipotecar suas terras e reduzir a produção, para ver se os preços subiam.

A burguesia industrial também estava numa situação péssima pelo mesmo motivo, sendo que muitos industriais possuíam ações aplicadas na Bolsa de Valores e havia muitos norteamericanos que investiam nessas ações.

A partir daí, numa medida desesperada, as empresas começaram a especular o valor das ações, como se a economia estadunidense estivesse ótima, vendendo-as a preços elevados... Mas, como ninguém é bobo, e sabia-se que a situação do país era grave, não houve compradores para aqueles títulos. Lembrem-nos da lei da oferta e da procura e concluamos: os preços caíram subitamente, e pessoas muito ricas perderam tudo da noite pro dia.








Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...