BANCO DE QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE RENASCIMENTO CULTURAL


1. (Enem 2011) 
 
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
 SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
 
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
a) fé e misticismo.   
b) ciência e arte.   
c) cultura e comércio.   
d) política e economia.   
e) astronomia e religião.   
  
2. (Uerj 2004) 
 
Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de todos os lados, da maneira mais cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar.
Fala de Deus a Adão.
Pico della Mirandola, 1486.
PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. A dignidade do homem. São Paulo: GRD, 1988.
 
O trecho acima reflete as novas ideias introduzidas no ocidente europeu, a partir do século XV, que permitiram o desabrochar de um pensamento mais original em relação às artes, às ciências e ao conhecimento.
Estas ideias podem ser relacionadas ao seguinte processo histórico:
a) Iluminismo   
b) Renascimento   
c) Reforma Religiosa   
d) Revolução Científica   
  
3. (Enem 2001) 
 
O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: "Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios"
             (apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3).
 
Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade.   
b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade.   
c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais.   
d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia.   
e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.   
  
4. (Enem 2001)  O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
           
            "Os próprios céus, os planetas, e este centro
            reconhecem graus, prioridade, classe,
            constância, marcha, distância, estação, forma,
            função e regularidade, sempre iguais;
            eis porque o glorioso astro Sol
            está em nobre eminência entronizado
            e centralizado no meio dos outros,
            e o seu olhar benfazejo corrige
            os maus aspectos dos planetas malfazejos,
            e, qual rei que comanda, ordena
            sem entraves aos bons e aos maus."
            (personagem Ulysses, Ato I, cena III).
 
                        SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.
 
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.   
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen.   
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.   
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.   
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.   
  
5. (Uerj 1999)  Marcílio Ficino, intelectual florentino, celebrava o século XV como a idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da liria órfica; levara a astronomia à perfeição e descobrira os instrumentos para imprimir livros.
Essa conjuntura relacionar-se ao movimento histórico denominado:
a) Iluminismo   
b) Liberalismo   
c) Cientificismo   
d) Renascimento   
  
6. (Fuvest 1995)  Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:
a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao período medieval.   
b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade.   
c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos.   
d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.   
e) que o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período medieval.   
  
7. (Unitau 1995)  Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a) O Príncipe - Shakespeare   
b) Dom Quixote - Miguel de Cervantes   
c) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan   
d) Hamlet - Dante Alighieri   
e) Utopia - François Rabelais   
  
8. (Uece 1996)  A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade   
b) defendiam os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais   
c) dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos   
d) formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários   
  
9. (Ufrgs 2008)  O Renascimento e, posteriormente, o Iluminismo caracterizaram-se por estabelecer novos horizontes em diversas áreas do saber.
Sobre suas semelhanças e diferenças, considere as afirmações a seguir.
 
I - Os dois movimentos preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos dogmas católicos, no intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade secular.
II - Enquanto o Renascimento se destacou principalmente nos planos das letras, das artes e das ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico-política, repercutindo nas principais revoluções da época.
III - Ambos se destacaram por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico no ser humano e na razão, sem, no entanto, deixar de abordar as questões metafísicas.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   
  
10. (Uff 2010)  O mundo moderno está associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e NATUREZA.
Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento.
a) O livro da natureza foi escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)   
b) O homem é imagem e semelhança de Deus. (Jean Bodin)   
c) O mundo é perfeito porque é uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)   
d) A perspectiva é o fundamento da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)   
e) A proporção é a qualidade matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)   
  
11. (Ufc 2010)  A análise histórica do Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi, permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções burguesas sobre a natureza e o mundo naquele período. Acerca da relação entre artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:
a) convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.   
b) retomaram o conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.   
c) adotaram os valores da cultura medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países protestantes.   
d) discordaram quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam obras com temas religiosos.   
e) defenderam a adoção de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das técnicas mais simples das artes.   
 
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas.
 
(Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64.)
 
 
12. (Unicamp simulado 2011)  Podemos associar ao Renascimento importantes mudanças no pensamento filosófico europeu, tais como a valorização do conceito de
a) Humanismo, que colocava o ser humano no centro do conhecimento, valorizando o homem por este ser considerado uma criação divina.   
b) Iluminismo, que considerava a razão, a observação e a experimentação superiores à fé como forma de conhecimento do universo sensível.   
c) Antropocentrismo, que colocava o ser humano no centro do conhecimento, contrapondo-se à filosofia Escolástica baseada nos dogmas cristãos.   
d) Geocentrismo, que colocava o estudo da Terra no centro do conhecimento, ao descobrir que o planeta descrevia uma trajetória elíptica em torno do sol.   
  
13. (Unicamp simulado 2011)  A relação entre o Renascimento cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque.
a) as cidades eram centros comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem ao Renascimento.   
b) a presença de artistas nas cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras.   
c) nas cidades podia-se estudar a cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da perspectiva na pintura.   
d) a riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica.   
  
14. (Espcex (Aman) 2011)  As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.   
b) Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).   
c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.   
d) Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.   
e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.   
  
15. (Ufrgs 2011)  A partir da impressão em metal, concebida pelo alemão Gutenberg, começam a multiplicar-se os textos e obras literárias. A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
 
I. A imprensa permitiu a difusão da Bíblia em línguas vernaculares, reduzindo o papel desempenhado pelo clero.
II. Na obra Don Quijote de La Mancha, Miguel de Cervantes criou uma sátira aos ideais da cavalaria medieval.
III. Luís Vaz de Camões, em sua obra Os Lusíadas, inspirada na viagem de Vasco da Gama,    narra os feitos marítimos portugueses.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas III.   
d) Apenas I e II.   
e) I, II e III.   
  
16. (G1 - cftrj 2012)  Em um dicionário histórico, encontramos a seguinte definição: “Contrarreforma – O termo abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI.”
(Dicionário do Renascimento Italiano, Zahar Editores, 1988)
 
Umas das principais vítimas da Contrarreforma, o italiano Galileu Galilei (1564-1642), ingressou para a História das ciências com uma trajetória especial. A reação da Igreja Católica contra Galileu explica-se, sobretudo, porque suas teorias contribuíram para:
a) defender a concepção de que o universo estava em movimento.   
b) reafirmar a ideia de um universo aberto e finito, presente nos textos aristotélicos.   
c) negar a autoridade da Igreja, ao questionar os textos sagrados.   
d) expor a contradição presente nas teorias da época, que afirmavam a esfericidade da terra.   
 
 
17. (Ulbra 2012)  Assinale a alternativa correta.
 
a) A população renascentista atuava na decisão sobre os temas desenvolvidos pelos artistas daquela época.   
b) No século XVI, artistas italianos se reuniram e organizaram uma associação de artífices letrados.   
c) A representação de mulheres, nas obras renascentistas, dependia da autorização dos mecenas e da coroa vigente.   
d) O mecenas atuava na esfera da gestão pública ou privada e representava uma ideia sobre a perpetuação de sensos estéticos.   
e) Muitos artistas do Renascimento eram funcionários públicos que desempenhavam atividades ligadas à educação e ao fisco real.   
  
18. (Unicamp 2012) 
 
De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.
 (Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)
 
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.   
b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.   
c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.   
d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.   
  
19. (Espm 2012)  Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais.
 (Willian Shakespeare. Hamlet)
 
Pois o Senhor reinará na terra com seus santos, como dizem as escrituras, e nela terá sua Igreja, na qual nenhum mal penetrará, afastada e pura de toda a mancha do mal. A Igreja se revelará então com grande clareza, dignidade e justiça. Então não haverá prazer em enganar, em mentir, em ocultar o lobo sob a pele da ovelha.
 (Santo Agostinho. A Cidade de Deus)
 
Os textos permitem constatar o contraste de diferentes concepções entre a renascença e a mentalidade medieval. A alternativa que apresenta o contraste que os textos revelam é:
a) humanismo X laicismo;   
b) individualismo X coletivismo;   
c) antropocentrismo X teocentrismo;   
d) hedonismo X misticismo;   
e) naturalismo X dogmatismo.   
 
20. (Uel 2013) 
Com base nessas transformações e nos conhecimentos sobre cultura e ciência na Idade Moderna, considere as afirmativas a seguir.
 
I. A imprensa de tipos ou caracteres móveis restringiu a disseminação das informações científicas e culturais por meio da censura realizada pelo aparato estatal.
II. Por meio do ensino do latim e da autorização da interpretação dos dogmas pelos fiéis, a Igreja Católica disseminou os conhecimentos bíblicos para a população.
III. O método científico baseado na experiência, na observação e na verificação buscou as regularidades, estabelecendo certezas científicas sobre a natureza.
IV. Os Bizantinos e os Islâmicos preservaram os valores clássicos da cultura greco-romana, e o antropocentrismo constituiu-se em um modelo de proporções exatas.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.   
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.   

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.   

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.   

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.   




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