BANCO DE QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE RENASCIMENTO CULTURAL
1.
(Enem 2011)
Acompanhando a intenção da
burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o
espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os
cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma,
o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
O texto apresenta um espírito de época que
afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
2. (Uerj 2004)
Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de
todos os lados, da maneira mais cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem
celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo,
qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por
conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de
ostentar.
Fala
de Deus a Adão.
Pico della Mirandola, 1486.
PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. A dignidade do homem. São Paulo: GRD, 1988.
O
trecho acima reflete as novas ideias introduzidas no ocidente europeu, a partir
do século XV, que permitiram o desabrochar de um pensamento mais original em
relação às artes, às ciências e ao conhecimento.
Estas
ideias podem ser relacionadas ao seguinte processo histórico:
a) Iluminismo
b) Renascimento
c) Reforma
Religiosa
d) Revolução
Científica
3. (Enem 2001)
O
franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques
aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método
experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em
1260, Roger Bacon escreveu: "Pode ser que se fabriquem máquinas graças às
quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais
depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que
avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem
máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro.
Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios"
Considerando
a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
a) inseriam-se
plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o
principal meio para antecipar as descobertas da humanidade.
b) estavam
em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos
intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade.
c) opunham-se
ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação
da matemática e do método experimental nas invenções industriais.
d) eram
fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles,
como também baseavam-se na tradição e na teologia.
e) inseriam-se
num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a
possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.
4. (Enem 2001) O
texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William
Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
"Os próprios céus, os planetas,
e este centro
reconhecem graus, prioridade,
classe,
constância, marcha, distância,
estação, forma,
função e regularidade, sempre
iguais;
eis porque o glorioso astro Sol
está em nobre eminência entronizado
e centralizado no meio dos outros,
e o seu olhar benfazejo corrige
os maus aspectos dos planetas
malfazejos,
e, qual rei que comanda, ordena
sem entraves aos bons e aos
maus."
(personagem Ulysses, Ato I, cena
III).
SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello &
Irmão, 1948.
A
descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica
do grego Claudius Ptolomeu.
b) da
reflexão da luz do árabe Alhazen.
c) heliocêntrica
do polonês Nicolau Copérnico.
d) da
rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
e) da
gravitação universal do inglês Isaac Newton.
5. (Uerj 1999) Marcílio Ficino, intelectual florentino, celebrava o século XV como a
idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramática, a
poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da liria
órfica; levara a astronomia à perfeição e descobrira os instrumentos para
imprimir livros.
Essa
conjuntura relacionar-se ao movimento histórico denominado:
a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Cientificismo
d) Renascimento
6. (Fuvest 1995) Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos
XV e XVI afirmavam:
a) que
a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento,
dando continuidade ao período medieval.
b) que
a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior,
renasciam com o esplendor da Antiguidade.
c) que
as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura
e a escultura rompiam com os velhos estilos.
d) que
as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura
criava novos estilos.
e) que
o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a
Antiguidade nem com o período medieval.
7. (Unitau 1995) Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção
literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor
estão corretos:
a) O
Príncipe - Shakespeare
b) Dom
Quixote - Miguel de Cervantes
c) Os
Lusíadas - Erasmo de Rotterdan
d) Hamlet
- Dante Alighieri
e) Utopia
- François Rabelais
8. (Uece 1996) A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do
humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam
mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de
modificação e variação da natureza e da sociedade
b) defendiam
os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos
tradicionais
c) dedicavam-se
à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e
de comportamentos
d) formavam
um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos
universitários
9. (Ufrgs 2008) O Renascimento e, posteriormente, o Iluminismo caracterizaram-se por
estabelecer novos horizontes em diversas áreas do saber.
Sobre
suas semelhanças e diferenças, considere as afirmações a seguir.
I
- Os dois movimentos preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos
dogmas católicos, no intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade
secular.
II
- Enquanto o Renascimento se destacou principalmente nos planos das letras, das
artes e das ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico-política,
repercutindo nas principais revoluções da época.
III
- Ambos se destacaram por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico
no ser humano e na razão, sem, no entanto, deixar de abordar as questões
metafísicas.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas
II.
c) Apenas
I e III.
d) Apenas
II e III.
e) I,
II e III.
10. (Uff
2010) O mundo moderno está
associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só
puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições
clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e
NATUREZA.
Assinale a afirmativa que pode ser corretamente
associada ao Renascimento.
a) O livro da natureza foi
escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)
b) O homem é imagem e
semelhança de Deus. (Jean Bodin)
c) O mundo é perfeito porque é
uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
d) A perspectiva é o
fundamento da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
e) A proporção é a qualidade
matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)
11.
(Ufc 2010) A análise histórica do
Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi,
permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções
burguesas sobre a natureza e o mundo naquele período. Acerca da relação entre
artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:
a) convergiram em ideias, pois
valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o conceito
medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
c) adotaram os valores da
cultura medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países
protestantes.
d) discordaram quanto aos
assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam
obras com temas religiosos.
e) defenderam a adoção de uma
postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das
técnicas mais simples das artes.
TEXTO PARA AS
PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Para as artes visuais
florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e
XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se
na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande
parte dos artistas.
(Adaptado de
Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999,
p. 64.)
12.
(Unicamp simulado 2011) Podemos associar ao
Renascimento importantes mudanças no pensamento filosófico europeu, tais como a
valorização do conceito de
a) Humanismo, que colocava o
ser humano no centro do conhecimento, valorizando o homem por este ser
considerado uma criação divina.
b) Iluminismo, que considerava
a razão, a observação e a experimentação superiores à fé como forma de
conhecimento do universo sensível.
c) Antropocentrismo, que
colocava o ser humano no centro do conhecimento, contrapondo-se à filosofia
Escolástica baseada nos dogmas cristãos.
d) Geocentrismo, que colocava
o estudo da Terra no centro do conhecimento, ao descobrir que o planeta
descrevia uma trajetória elíptica em torno do sol.
13.
(Unicamp simulado 2011) A relação entre o
Renascimento cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI
justifica-se porque.
a) as cidades eram centros
comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das
técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem
ao Renascimento.
b) a presença de artistas nas
cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio
social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália
e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras.
c) nas cidades podia-se
estudar a cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição
clássica e ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na
arquitetura e da perspectiva na pintura.
d) a riqueza concentrada nas
cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio
estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a
redescoberta dos valores da antiguidade clássica.
14.
(Espcex (Aman) 2011) As transformações culturais
ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento.
Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de
reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação
de línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização
de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao
período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição
de temas religiosas nas produções artísticas.
15. (Ufrgs 2011) A partir da impressão
em metal, concebida pelo alemão
Gutenberg, começam a multiplicar-se os textos e obras
literárias. A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I.
A imprensa permitiu a difusão da Bíblia em línguas vernaculares, reduzindo o papel
desempenhado pelo clero.
II.
Na obra Don Quijote
de La Mancha, Miguel de
Cervantes criou uma sátira aos ideais da cavalaria medieval.
III. Luís Vaz de Camões, em sua obra Os
Lusíadas, inspirada na viagem de
Vasco da Gama, narra os feitos
marítimos portugueses.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
16. (G1 - cftrj 2012) Em um dicionário
histórico, encontramos a seguinte definição: “Contrarreforma – O termo abrange
tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de
Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI.”
(Dicionário do Renascimento Italiano, Zahar Editores,
1988)
Umas das principais vítimas da Contrarreforma, o italiano
Galileu Galilei (1564-1642), ingressou para a História das ciências com uma
trajetória especial. A reação da Igreja Católica contra Galileu explica-se,
sobretudo, porque suas teorias contribuíram para:
a) defender a concepção de que o universo estava em
movimento.
b) reafirmar a ideia de um universo aberto e finito,
presente nos textos aristotélicos.
c) negar a autoridade da Igreja, ao questionar os textos
sagrados.
d) expor a contradição presente nas teorias da época, que
afirmavam a esfericidade da terra.
17.
(Ulbra 2012) Assinale a alternativa
correta.
a) A população renascentista
atuava na decisão sobre os temas desenvolvidos pelos artistas daquela época.
b) No século XVI, artistas
italianos se reuniram e organizaram uma associação de artífices letrados.
c) A representação de
mulheres, nas obras renascentistas, dependia da autorização dos mecenas e da
coroa vigente.
d) O mecenas atuava na esfera
da gestão pública ou privada e representava uma ideia sobre a perpetuação de
sensos estéticos.
e) Muitos artistas do
Renascimento eram funcionários públicos que desempenhavam atividades ligadas à
educação e ao fisco real.
18.
(Unicamp 2012)
De uma forma inteiramente
inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de
entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e
auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por
exigências práticas de todo gênero.
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) O pensamento humanista
implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que
libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.
b) A mistura de conhecimentos
das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma
instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que
apenas o Iluminismo pôde reverter.
c) As transformações
artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da
Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
d) As inquietações religiosas
vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas
Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma,
que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.
19.
(Espm 2012) Que obra de arte é o homem:
tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão
preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a
beleza do mundo, o exemplo dos animais.
Pois o Senhor reinará na
terra com seus santos, como dizem as escrituras, e nela terá sua Igreja, na qual
nenhum mal penetrará, afastada e pura de toda a mancha do mal. A Igreja se
revelará então com grande clareza, dignidade e justiça. Então não haverá prazer
em enganar, em mentir, em ocultar o lobo sob a pele da ovelha.
Os textos permitem constatar o contraste de
diferentes concepções entre a renascença e a mentalidade medieval. A
alternativa que apresenta o contraste que os textos revelam é:
a) humanismo X laicismo;
b) individualismo X
coletivismo;
c) antropocentrismo X
teocentrismo;
d) hedonismo X misticismo;
e) naturalismo X dogmatismo.
20.
(Uel 2013)
Com base nessas transformações e nos
conhecimentos sobre cultura e ciência na Idade Moderna, considere as
afirmativas a seguir.
I. A imprensa de tipos ou caracteres móveis
restringiu a disseminação das informações científicas e culturais por meio da
censura realizada pelo aparato estatal.
II. Por meio do ensino do latim e da
autorização da interpretação dos dogmas pelos fiéis, a Igreja Católica
disseminou os conhecimentos bíblicos para a população.
III. O método científico baseado na experiência, na
observação e na verificação buscou as regularidades, estabelecendo certezas
científicas sobre a natureza.
IV. Os Bizantinos e os Islâmicos preservaram os
valores clássicos da cultura greco-romana, e o antropocentrismo constituiu-se
em um modelo de proporções exatas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e
II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e
IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III
e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I,
II e III são corretas.
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