BANCO DE QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA

1. (Pucrj 2014)  “O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o seu papel (...). A cobiça, o endividamento e os cálculos políticos, também devem ser levados em conta. Mas a mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável – a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial foi incapaz de satisfazer (...) os pregadores da reforma não necessitaram de nenhum apoio político para atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse necessário para consolidar os resultados alcançados pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento espiritual com uma mensagem religiosa.”


Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005 - coleção textos e documentos - 3.


Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:

a) Lutero, apesar de não ter sido o primeiro teólogo a se posicionar de forma contrária à Igreja, apresentava como um dos pontos centrais de seus questionamentos a condenação da prática, coordenada pelos próprios membros do clero católico, da venda de indulgências, de relíquias e de cargos religiosos.   

b) as reformas religiosas levaram a Europa a testemunhar sangrentas rebeliões e guerras, que, apesar de figurarem como motivadas por questões de cunho estritamente religioso, estavam também associadas a disputas políticas ou insatisfações das camadas menos favorecidas da população.   

c) o Anglicanismo surgiu na Inglaterra sob o governo de Henrique VIII. Este, sendo um religioso fervoroso, começou a questionar e, posteriormente, a criticar, alguns dogmas como os sacramentos do matrimônio e do celibato. Essa discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica.   

d) a contrarreforma foi a resposta dada pela Igreja Católica, a partir de duas frentes de ação: por um lado procurou corrigir alguns desvios de conduta de seus membros, alvos recorrentes de ataque dos reformadores; e por outro reafirmou os dogmas que foram condenados pelas novas religiões.   

e) o calvinismo pregava a devoção à oração e ao trabalho como valores edificadores daqueles que, segundo a doutrina da predestinação, estariam encaminhados ao paraíso. Os homens que não vivessem de acordo com esses valores, sinalizariam que seu destino seria a danação no inferno.   

  

2. (Fgv 2013)  Em 1939, atendendo ao apelo do Papa Pio XII, o Conselho de Imigração e Colonização do Ministério das Relações Exteriores do Brasil resolveu autorizar a entrada de 3 000 imigrantes de origem “semita”. Condição sine qua non para obter “o visto da salvação”: a conversão ao catolicismo. Pressionados pelos acontecimentos que marcavam a história do III Reich, os judeus, mais uma vez, foram obrigados a abandonar seus valores culturais em troca do título de cristão.


[Maria Luiza Tucci Carneiro, O antissemitismo na Era Vargas (1930-1945)]



A situação apresentada tem semelhança com o processo histórico da

a) permissão apenas do culto católico no Brasil, conforme preceito presente na primeira Constituição, de 1891.    

b) repressão ao arraial de Canudos, no sertão baiano, pois recaiu sobre os sertanejos a acusação de ateísmo.   

c) obrigatoriedade, conforme costume colonial, dos negros alforriados de conversão ao catolicismo para a obtenção da efetiva liberdade.   

d) conversão obrigatória dos judeus na Espanha e em Portugal, a partir do final do século XV, o que gerou a denominação cristão-novo.   

e) separação entre Estado e Igreja no Brasil, determinada pelo Governo Provisório da República, comandada por Deodoro da Fonseca.   

  

3. (Fuvest 2013)  “O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”.


Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113.


O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica

a) uma percepção da variedade de crenças, passíveis de serem consideradas, pela Igreja Católica, como heréticas.   

b) uma crítica à incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar suas dissidências internas.   

c) um interesse de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época, pela Igreja Católica.   

d) um apoio às iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opção religiosa.   

e) uma perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familiar.   

  

4. (Fgv 2009)  A ligação entre os reformadores com o poder político pode ser verificada por meio:

a) da defesa que o duque Frederico da Saxônia fez de Martinho Lutero e da adesão dos príncipes alemães às teses luteranas.   

b) da ação de Henrique VIII que, pautado pela doutrina da predestinação divina, funda a igreja nacional na

Inglaterra, mas ainda ligada a Roma.   

c) do decisivo apoio político de Martinho Lutero e dos seus seguidores à revolta dos camponeses alemães, em 1524.   

d) da efetivação da aliança, a partir de 1533, entre João Calvino e a monarquia francesa, ambos interessados em reforçar o poder da Igreja católica.   

e) da interferência da nobreza alemã para que os luteranos e calvinistas se mantivessem fiéis ao papa.   

  

5. (Fatec 2008)  "O calvinista Jean de Léry compara a violência dos tupinambás e a dos católicos franceses que naquele dia fatídico (24.8.1572) trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes: E que vimos na França (durante o São Bartolomeu)? Sou francês e pesa-me dizê-lo. (...) O fígado e o coração e outras partes do corpo de alguns indivíduos não foram comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? Não abominemos pois em demasia a crueldade dos selvagens (brasileiros) antropófagos. Existem entre nós (franceses) criaturas tão abomináveis, se não mais, e mais detestáveis do que aquelas que só investem contra nações inimigas de que têm vingança a tomar. Não é preciso ir à América, nem mesmo sair de nosso país, para ver coisas tão monstruosas."

            (ALENCASTRO, Luís Felipe de. "Folha de S. Paulo". 12 out. 1991, caderno especial, p. 7.)


Através da comparação feita por Jean de Léry, que visitou o Brasil na segunda metade da década de 1550, pode-se afirmar que este:

a) chama a atenção para a aberração do canibalismo existente na França, coisa nunca antes vista na história da humanidade, e para a guerra santa travada no continente americano.   

b) elabora, ao comparar os selvagens brasileiros aos católicos franceses, uma reflexão original onde o canibalismo sai do âmbito da animalidade e passa a integrar a história da humanidade, mais ainda a história europeia de seu tempo.   

c) defende os católicos franceses quanto aos acontecimentos que testemunhou e dos quais foi quase vítima na frança de 1572 (a Noite de São Bartolomeu), e acusa os tupinambás de seres irremediavelmente selvagens.   

d) concorda com a ideia de que os católicos, apesar da brutalidade praticada contra os protestantes, agiram forçados pela rainha Catarina de Médici, diferentemente dos tupinambás, que agem pela sua natureza não-humana.   

e) considera que a Noite de São Bartolomeu se transformou num símbolo das guerras religiosas de seu tempo e a prática do canibalismo se transformou no símbolo da selvageria do Novo Mundo.   

  

6. (Ufmg 2008)  Leia estes trechos:


I - "Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar."

II - "O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino..."

III - "Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna."


A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas

a) católica, anglicana e ortodoxa.    

b) luterana, anglicana e calvinista.   

c) ortodoxa, luterana e católica.   

d) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.   

  

7. (Uff 2007)  As lutas religiosas na Europa do século XVI acabaram tendo um dos seus episódios na Baía de Guanabara.


Assinale a opção que apresenta corretamente esse episódio.

a) A presença de franceses com a intenção de criar a cidade de Henryville e de estabelecer a França Antártica nas Américas.   

b) A presença francesa com o intuito de estabelecer uma rota comercial, tendo como principal produto o pau brasil e a constituição de uma colônia de luteranos nas Américas.   

c) A presença de comerciantes e de piratas franceses com a responsabilidade de apoderar-se do pau brasil, capturar indígenas e estabelecer no Maranhão uma colônia de anabatistas.   

d) A presença de franceses com o ideal de expansão dos preceitos anglicanos e o desejo de construir a cidade de Henryville.   

e) A presença de franceses com a intenção de combater os católicos e empreender o domínio da área sul das Américas.   

  

8. (Ufpb 2007)  O advento da Idade Moderna foi profundamente marcado por conflitos religiosos. Desde a Baixa Idade Média, na Europa Ocidental, surgem movimentos que contestavam o poder eclesiástico, o que culminou com a Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica. A criação do Tribunal do Santo Ofício (mais conhecido como Santa Inquisição) foi uma das reações mais claras e contundentes da Igreja de Roma a esses movimentos contestatórios e teve, através das monarquias ibéricas modernas, sua atuação mais sistemática, perdurando até o século XIX.

Sobre essa temática, leia as afirmativas a seguir.


I. As ideias e os movimentos que contestavam os dogmas e pregavam a diminuição do poder da Igreja eram chamados de heresias. Os seus propagadores eram declarados hereges e muitos deles foram condenados à fogueira.

II. As Universidades tiveram papel importante na propagação das novas ideias contra a Igreja. John Wyclif e John Huss, dois precursores da Reforma Protestante, assim como alguns dos seus seguidores, eram professores universitários.

III. A Inquisição não se restringiu à Europa. Os inquisidores foram enviados para o Novo Mundo, inclusive para o Brasil. Na Paraíba, a primeira Visitação do Tribunal do Santo Ofício ocorreu em 1595.


Está(ão) correta(s):

a) apenas I   

b) apenas II   

c) apenas III   

d) apenas I e III   

e) I, II e III   

  

9. (Ufjf 2006)  No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contra-Reforma). Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a "salvação da humanidade", através da conquista e colonização de novas terras. Qual dos eventos a seguir NÃO faz parte deste contexto?

a)  O Concílio de Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos.   

b)  A criação do "Index Librorum Proibitorum", que se constituía numa lista de livros proibidos por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.   

c)  A difusão do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.   

d)  O Padroado Real, através do qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os assuntos religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.   

e)  A fundação da Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e espanholas.   

  

10. (Fuvest 1988)  O período 1450-1550, de transição da Medievalidade para a Modernidade, conheceu dentre outras características:

a) decadência econômica e racionalização da vida religiosa.   

b) revalorização do aristotelismo e consolidação do Estado Absolutista.   

c) forte efervescência religiosa e intensa expansão comercial.   

d) avanço do liberalismo burguês e recuo do feudalismo.   

e) hegemonia europeia francesa e despontar da arte gótica.   

  

11. (Ufmg 1994)  Todas as alternativas contêm pregações dos protestantes à época da Reforma, EXCETO:

a) "Deus chama cada um para uma vocação cujo objetivo é a glorificação de Deus. (...) O pobre é suspeito de preguiça, que é uma injúria a Deus."   

b) "Não nos tornamos justos à força de agir com justiça, mas é porque somos justificados que fazemos coisas justas."   

c) "O Rei é o supremo chefe da Igreja. Tem todo poder de examinar, reprimir, corrigir erros, heresias, a fim de conservar a paz do Reino."   

d) "Pois Deus criou os homens todos em condições semelhantes, mas ordena uns à vida eterna e outros à eterna danação."   

e) "Trazei o dinheiro! Salvai nossos antepassados! Assim que tilintar em nossa sacola, suas almas passarão imediatamente ao paraíso."   

  

12. (Ufmg 1995)  Todas as alternativas apresentam fatores que permitiram o avanço do Anglicanismo, EXCETO:

a) A fusão de dogmas protestantes ao formalismo dos ritos católicos.   

b) O avanço das doutrinas protestantes entre as camadas populares.   

c) O fortalecimento do internacionalismo do Papa a partir do Vaticano.   

d) O interesse pelas propriedades da Igreja, especialmente pelas suas terras.   

e) O objetivo do rei de fortalecer seu poder absolutista monárquico.   

  

13. (Puccamp 1995)  O Calvinismo foi:

a) a doutrina que sintetizou as ideias dos reformadores que a antecederam, formulando o campo protestante em torno dos princípios do cesaropapismo e culto dos santos.   

b) apenas um prolongamento das ideias preconizadas por Lutero, que admitia que o Príncipe, além de exercer poder civil absoluto, devia vigiar e governar, por direito divino, a Igreja cristã.   

c) um movimento originário na Suíça, como resultado de convulsões sociais locais, que revelavam uma manifestação de rebeldia contra as taxas cobradas pela Igreja e sobre a liberação da prática do divórcio.   

d) o resultado das preocupações pessoais de Ulriko Zwinglio e dos problemas relacionados com o celibato clerical.   

e) a mais extremada seita protestante em relação ao Catolicismo e a mais próxima das questões levantadas, em termos éticos, pelo rápido desenvolvimento do capital comercial e financeiro.   

  

14. (Fatec 1996)  O Concílio de Trento, uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das ideias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade da fé católica. Entre essas decisões, a de

a) favorecer a interpretação individual da Bíblia de acordo com seus princípios fundamentais.   

b) adotar uma atitude mais liberal com relação aos livros religiosos, o que fez com que diminuísse a censura medieval.   

c) criar uma comissão com o intuito de melhorar o relacionamento com os povos não-cristãos.   

d) estabelecer uma corporação para o Sacro Colégio, pois, dessa forma, todas as nações cristãs estariam aí representadas.   

e) estimular a ação das ordens religiosas em vários setores, principalmente no educacional.   

  

15. (Puccamp 1996)  Considere os itens adiante:


I. Combate sistemático aos protestantes.

II. Recuperação de áreas sob influência do protestantismo através da educação, com a criação de colégios.

III. Difusão do catolicismo entre povos não-cristãos, por meio da catequese.

IV. Contenção do protestantismo através dos Tribunais da Inquisição.


Eles identificam

a) as Ordenações Eclesiásticas de Calvino.   

b) o Ato de Supremacia de Henrique VIII.   

c) a Dieta de Augsburgo.   

d) a Reforma Luterana.   

e) a Contra-Reforma.   

  

16. (Ufmg 1997)  A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento

a) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico.   

b) a constituição de mais de uma Igreja cristã no ocidente.   

c) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano.   

d) a subordinação da Igreja Católica ao Estado.   

  

17. (Fuvest 1997)  Sobre a Reforma religiosa, do século XVI, é correto afirmar que

a) nas áreas em que ela penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade.   

b) foi um fenômeno tão elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas.   

c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas.   

d) fundamentou-se nas doutrinas da salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia.   

e) acabou por ficar restrita à Alemanha luterana, à Holanda calvinista e à Inglaterra anglicana.   

  

18. (Puccamp 1997)  Analise os textos a seguir e responda.


I. "Na verdade, Ciência e Razão eram apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriram Aristóteles ou discutiam Platão na Academia florentina, (...), a quase totalidade da população europeia continuava analfabeta. Praticamente alheia à matematização do tempo tinha seu trabalho regido ainda pelos galos e pelos sinos (exceto nos centros têxteis mais importantes da Itália e de Flandres), a vida cotidiana pautada por ritmo sazonais..."


II. "... numa época agitada, na qual o individualismo realizava grandes progressos, os fiéis sentiram a necessidade de uma teologia mais sólida e mais viva que aquela que lhes ensinava - ou não lhes ensinava - um clero geralmente pouco instruído e rotineiro, composto por capelães famintos e incapazes de substituir os curas titulares, que tampouco possuíam uma formação melhor."

a) O primeiro texto descreve o contexto social à época do Renascimento, enquanto o segundo identifica uma das causas da Reforma.   

b) O primeiro texto refere-se aos fatores responsáveis pela crise do feudalismo no século XIV, enquanto o segundo, identifica uma das causas do Renascimento.   

c) O primeiro texto envolve uma crítica contundente ao cientificismo defendido pelos renascentistas, enquanto o segundo, faz uma crítica ao movimento reformista.   

d) Os dois textos referem-se às consequências socioeconômicas da Reforma religiosa nos países europeus.   

e) Os dois textos identificam as causas responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios fundamentais do Renascimento.   

  

19. (Uff 2000)  As reformas religiosas, protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre o carnaval, pois:

a) apontavam uma nova ordem social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da tolerância e da afirmação dos valores burgueses;   

b) acentuavam o caráter de reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja Católica;   

c) praticavam a repressão à cultura popular, proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida civil;   

d) reproduziam o novo pensamento religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a formação dos estados estamentais;   

e) reivindicavam um modo de vida contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um lugar central na formação da vocação religiosa.   

  

20. (Ufmg 2000)  Leia o texto.


... é a vida profissional do homem que lhe dá certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência, que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua vocação. Não é trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação, que é pedida por Deus.


A concepção sobre o trabalho descrita nessa passagem é a defendida pelo

a) anglicanismo, religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma ocorrida no século XVI.   

b) calvinismo, religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI.   

c) catolicismo, religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.   

d) islamismo ou religião muçulmana, originada na Arábia ocidental, no século VII.   







Gabarito:



Resposta da questão 1:
 [C]
Somente a alternativa [C] está correta. A Reforma Protestante que ocorreu no início do século XVI estava vinculada a interesses políticos, econômicos e religiosos. Lutero acabou beneficiando os nobres e Calvino defendeu uma ética que agradou a burguesia. A principal motivação de Henrique VIII, rei da Inglaterra, ao realizar a ruptura religiosa com a Igreja Católica esteve pautada em razões políticas, uma vez que o papa não concedeu ao monarca o divórcio com a princesa Catarina do reino de Aragão. Como sua esposa não gerou herdeiros masculinos, Henrique VIII temia que a Inglaterra caísse em mãos espanholas após a sua morte.  





Resposta da questão 2:
 [D]



Durante a Guerra de Retomada, que levou a Península Ibérica à reunificação e inaugurou o Absolutismo na Espanha e em Portugal, os ibéricos tiveram que vencer e expulsar os árabes muçulmanos que ocupavam a Península desde o século XI. Os muçulmanos que não foram expulsos tiveram, por imposição da Inquisição, que se converter ao Catolicismo, e passaram a ser chamados de “cristãos novos” ou “marranos” (que, em português, significa “porco”).   




Resposta da questão 3:
 [A]



Com o avanço das Reformas Protestantes, a partir do século XVI, a Igreja Católica usou a Inquisição com vistas a combater princípios religiosos contrários àqueles por ela defendidos. Com base no texto, é possível perceber que Menocchio tinha acesso a outros credos religiosos, ainda que permanecesse fiel ao cristianismo, sobretudo por questões culturais, já que sua família era cristã.  




Resposta da questão 4:
 [A]  




Resposta da questão 5:
 [B]  




Resposta da questão 6:
 [B]  




Resposta da questão 7:
 [A]  




Resposta da questão 8:
 [E]  




Resposta da questão 9:
 [C]  




Resposta da questão 10:
 [C]  




Resposta da questão 11:
 [E]  




Resposta da questão 12:
 [C]  




Resposta da questão 13:
 [E]  




Resposta da questão 14:
 [E]  




Resposta da questão 15:
 [E]  




Resposta da questão 16:
 [B]  




Resposta da questão 17:
 [A]  




Resposta da questão 18:
 [A]  




Resposta da questão 19:
 [B]  




Resposta da questão 20:
 [B]  
 


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