GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES SOBRE IDADE MÉDIA


Gabarito: 

 

Resposta da questão 1:
 [C]

 

As imagens das igrejas católicas do Medievalismo serviam para ensinar os fiéis os perigos advindos da prática imperfeita da religião e os benefícios adquiridos a partir da boa prática. O trecho “Um Paraíso com harpas pintado, E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de júbilo, o outro me aterra” é demonstrativo disso.  

 

Resposta da questão 2:
 [A]

 

O final da Idade Média é caracterizado por um processo de transformações socioeconômicas que envolveram as cidades. Se durante a Alta Idade Média a cidade manteve-se isolada, durante a Baixa Idade Média ela tendeu a crescer, impulsionada por maior circulação de mercadorias provenientes do oriente. O Renascimento, comercial e urbano, possibilitaram o surgimento da burguesia e das raízes do processo de acumulação de capitais.  

 

Resposta da questão 3:
 [A]

 

O testemunho de Agnolo di Tura faz uma associação direta entre o enorme número de mortos devido à Peste Negra e o fim do mundo. Essa associação expressa, por sua vez, uma visão teocêntrica e dogmática medieval, que considerava que os diversos fenômenos simultâneos como surtos de fome, a Guerra dos Cem Anos e a Peste Negra eram sinais da cólera de Deus, reforçando a crença no final dos tempos.  

 

Resposta da questão 4:
 [D]

 

As cruzadas foram expedições organizadas pela Igreja Católica e por reis europeus, que pretendiam conquistar terras e riquezas no oriente próximo, baseadas num discurso de fanatismo religioso. O confronto entre cristãos e muçulmanos durou cerca de dois séculos e envolveu diferentes batalhas, nas quais não foram poupadas as vidas de mulheres e crianças.  

 

Resposta da questão 5:
 [C]  

 

Resposta da questão 6:
 [A]

 

No final da Idade Medieval, quando o sistema feudal já vivenciava sua crise, as bases do Feudalismo passaram a coexistir com o renascimento das cidades e o surgimento de uma nova classe social: a burguesia. Nesse contexto, quando o Feudalismo sucumbiu, no século XV, a burguesia assumiu papel central nas transformações que marcariam o início da Idade Moderna.  

 

Resposta da questão 7:
 [D]

 

A tradição punitiva descrita no enunciado fazia parte dos registros de Inquisição da Igreja Católica. Tal prática, apesar da contrariedade de alguns, foi utilizada pela Igreja Católica até meados do século XVIII.  

 

Resposta da questão 8:
 [E]

 

Santo Agostinho reconhecia a importância do conhecimento, mas subordinava o mesmo à fé cristã, afirmando que o conhecimento e as ideias tinham origem divina.  

 

Resposta da questão 9:
 [D]  

 

Resposta da questão 10:
 [B]

 

A Guerra de Reconquista envolvendo cristãos e muçulmanos na Península Ibérica entre os séculos VIII e XV, constituiu-se num movimento cristão da nobreza ibérica com o apoio de nobres franceses que visava a recuperação das terras perdidas para os mouros (muçulmanos do norte da África) que ocuparam a Península Ibérica.  

 

Resposta da questão 11:
 [D]

 

As corporações de ofício foram associações de artesãos de um mesmo ofício que atuavam nas cidades medievais europeias. Sua principal finalidade de defender os interesses dos seus membros estabelecendo cotas de produção, preços e qualidade dos bens, além da reserva de mercado. Arrecadavam fundos, visando à previdência dos membros e pensões aos familiares dos membros.  

 

Resposta da questão 12:
 [A]

 

A baixa Idade Média é caracterizada por um conjunto de mudanças nas estruturas tradicionais do feudalismo. Época de renascimento comercial e urbano, onde novas atividades se desenvolvem, principalmente, com a reabertura do Mar Mediterrâneo, permitindo o surgimento de uma camada de mercadores que, por viverem nos burgos, foram denominados como “burgueses”.  

 

Resposta da questão 13:
 [D]

 

A Baixa Idade Média se caracteriza por diversas transformações no mundo feudal, destacando-se o renascimento comercial e urbano. A presença muçulmana foi restrita à Península Ibérica, com forte comércio pelo Mediterrâneo. Flandres não é banhada pelo Mar Báltico, se localiza às margens do Atlântico. A Liga Hanseática envolveu cidades germânicas. Os nórdicos nunca participaram do comércio oriental.

A região de Flandres pode ser considerada como o ponto extremo da “rota da Champagne”, que se origina na região italiana e corta a França, sendo que seus produtos mais importantes são os tecidos, produzidos artesanalmente na própria região, com a lã de carneiros proveniente da Inglaterra.  

 

Resposta da questão 14:
 [B]

 

O texto dá a entender que houve um resultado inverso, ou seja, um processo de expansão muçulmana. No século XV a grande potência muçulmana em expansão era o Império Turco Otomano que, dentre outras conquistas, dominou e pôs fim ao Império Bizantino (Império Romano do Oriente) com a conquista de Constantinopla em 1453.  

 

Resposta da questão 15:
 [A]

 

Apesar de a Baixa Idade Média ser descrita com destaque às transformações urbanas e comerciais, estas devem ser entendidas como exceções, pois ainda predominava a estrutura feudal, com uma economia agrária voltada para a subsistência.  

 

Resposta da questão 16:
 [A]

 

De forma geral a historiografia considera que a crise feudal se inicia no século XI. São os historiadores marxistas que consideram o século XIV como início da crise feudal. Neste século houve uma grande crise de retração, determinada pelos efeitos da Guerra dos cem anos, da peste negra e da grande fome, associada tanto as condições climáticas como a superexploração do trabalho da massa camponesa. Os movimentos religiosos de Lutero e Calvino se desenvolveram no século XVI.  

 

Resposta da questão 17:
 [A]

 

A concepção de um período histórico denominado de “Idade das Trevas” ainda é presente na atualidade, porém ela é rejeitada pela ampla maioria dos historiadores. Estudos ressaltam os avanços alcançados no período, como o desenvolvimento da cartografia e o progresso no domínio marítimo, e não apenas os problemas enfrentados pela sociedade europeia.  

 

Resposta da questão 18:
 [C]

 

Com o Cisma do Oriente em 1054, a Igreja Católica dividiu-se em Igreja católica Apostólica Romana, com sede em Roma – liderada pelo Papa e em Igreja Católica Cristã Ortodoxa, atuante no Império Bizantino, e tendo como chefe religioso o Patriarca de Constantinopla.

A Igreja ortodoxa se difere da apostólica em alguns preceitos, como pelo fato deles não admitirem adoração de imagens e não aceitarem o dogma da Imaculada Conceição.  

 

Resposta da questão 19:
 [D]

 

Somente a alternativa [D] está correta. O texto faz referência a Baixa Idade Média, séculos XII ao XV, quando o sistema feudal entra em decadência surgindo o Renascimento Comercial e Urbano com o surgimento de cidades, bancos, maior utilização de moedas, dinamizando a economia. Surgiram as corporações de ofício que eram uma associação de artesãos que monopolizavam a produção nas cidades. Surgiu o estilo gótico através de catedrais mais altas e com maior luminosidade. As demais alternativas estão incorretas.  

 

Resposta da questão 20:
 [C]

 

As principais características do sistema feudal eram uma economia agrária de subsistência, baseada na exploração da mão de obra servil. Com ausência de uma economia mercantil e urbana. No campo político predominava a fragmentação, com ausência do Estado sendo as relações militares baseados em laços de suserania e vassalagem. Culturalmente, era marcado por uma forte religiosidade, exercendo a igreja cristã medieval o monopólio da realidade social e o controle da arte, cultura e ciência.  

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...