BANCO DE QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE EXPANSÃO ULTRAMARINA


1. (Enem 2014)  Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

 J. PT. “Histoire de plusieurs voyages aventureux”. 1600. In: DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo Cia. das Letras. 2009 (adaptado).

 

Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de

a) gosto pela aventura.   

b) fascínio pelo fantástico.   

c) temor do desconhecido.   

d) interesse pela natureza.   

e) purgação dos pecados.   

  

2. (Ufrgs 2014)  De acordo com Sérgio Buarque de Holanda “o gosto da maravilha e do mistério, quase inseparável da literatura de viagens na era dos grandes descobrimentos marítimos, ocupa espaço singularmente reduzido nos escritos quinhentistas dos portugueses sobre o Novo Mundo”.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 1.

 

Qual foi a motivação para essa redução?

a) A língua portuguesa não estava suficientemente desenvolvida para expressar o gosto pelo maravilhoso e pelo mistério.   

b) Os portugueses tinham práticas anteriores com grandes navegações e o contato mais frequente com outros povos, sobretudo do Oriente.   

c) Os portugueses interessavam-se mais pelo México e pela América do Norte.   

d) A ocupação do Novo Mundo, sobretudo do Brasil, pelos portugueses foi imediata, o que amenizou o impacto inicial do contato.   

e) Os portugueses consideravam os povos indígenas e a natureza do Novo Mundo semelhante àquela encontrada na Europa.   

  

3. (Ufrgs 2013)  Leia o enunciado abaixo.


A expansão portuguesa não pode nem deve ser vista como um processo acumulativo: foi marcado por continuidades e descontinuidades, e por quebras e transformações nos padrões das suas atividades, do Atlântico ao Índico, da Índia ao Atlântico Sul, do Brasil à África.

BETHENCOURT, Francisco; CURTO, Diogo Ramada (dir.). A expansão marítima portuguesa,1400-1800. Lisboa: Edições 70, 2010. p. 8.

A partir da leitura do enunciado, considere as seguintes afirmações.

I. A reduzida capacidade demográfica da metrópole portuguesa não impediu a constante emigração com destino, principalmente, ao Brasil.

II. O tráfico de escravos, iniciado pelos portugueses, não tardou a envolver, na América, os domínios coloniais de Espanha, Inglaterra, França e Holanda.

III. A América Portuguesa foi um exemplo de colônia de povoamento, que serviu para o envio dos excedentes populacionais da metrópole.


Quais
estão corretas?

a) Apenas I.   

b) Apenas II.   

c) Apenas l e ll.   

d) Apenas l e III.   

e) Apenas II e III.   

  

4. (Uff 2012)  Considerando o processo de expansão da Europa moderna a partir dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que Portugal e Espanha tiveram um papel predominante. Esse papel, entretanto, dependeu, em larga medida, de uma rede composta por interesses

a) políticos, inerentes à continuidade dos interesses feudais em Portugal; intelectuais, associados ao desenvolvimento da imprensa, do hermetismo e da Astrologia no mundo ibérico; econômicos, vinculados aos interesses italianos na Espanha, nos quais a presença de Colombo é um exemplo; e sociais, vinculados ao poder do clero na Espanha.   

b) políticos, vinculados ao processo de fragmentação política das monarquias absolutas ibéricas; sociais, associados ao desenvolvimento de novos setores sociais, como a nobreza; coloniais, decorrentes da política da Igreja católica que via os habitantes do Novo Mundo como o homem primitivo criado por Deus; e econômicos, presos aos interesses mouros na Espanha.   

c) políticos, vinculados às práticas racistas que envolviam a atuação dos comerciantes ibéricos no Oriente; científicos, que viam na expansão a negação das teorias heliocêntricas; econômicos, ligados ao processo de aumento do tráfico de negros para a Europa através de alianças com os Países Baixos; e religiosos, marcados pela ação ampliada da Inquisição.   

d) políticos, associados ao modelo republicano desenvolvido no Renascimento italiano; religiosos, decorrentes da vitória católica nos processos da Reconquista ibérica; econômicos, ligados ao movimento geral de desenvolvimento do mercantilismo; e sociais, inerentes à vitória do campo sobre a cidade no mundo ibérico.   

e) políticos, vinculados ao fortalecimento da centralização dos estados ibéricos; econômicos, provenientes do avanço das atividades comerciais; religiosos, relacionados com a importância do Papado na Península Ibérica; e intelectuais, decorrentes dos avanços científicos da Renascença e que viram na expansão a realidade de suas teorias sobre Geografia e Astronomia.   

  

5. (Ufrgs 2011)  A chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano, em 1492, a serviço da Espanha, é um fato significativo na História. Considere as afirmações abaixo, a respeito dos fatores que possibilitaram a viagem de Cristóvão Colombo em 1492.

I. Esta viagem constituiu-se em um desdobramento da expansão portuguesa iniciada no século XV.

II. Esta viagem foi resultado dos esforços conjuntos de Espanha e de Portugal nas navegações.

III. Cristóvão Colombo valeu-se dos conhecimentos náuticos e cartográficos dos portugueses para empreender suas viagens.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.   

b) Apenas II.   

c) Apenas III.   

d) Apenas I e III.   

e) I, II e III.   

  

6. (Ufpi 2008)  Sobre a expansão marítima europeia nos séculos XV e XVI, podemos afirmar que:

a) Teve, na Batalha de Poitiers, marco inicial da reconquista da Península Ibérica pelos europeus, o ponto de partida.   

b) Teve, na procura por mercados consumidores para os produtos manufaturados europeus, a principal motivação inicial.   

c) Foi iniciada por navegantes de origem holandesa, que desde o século XIII, trafegavam pelo Mar Mediterrâneo e por rotas atlânticas nas costas africanas.   

d) A constituição dos Estados de tipo moderno, aliada às necessidades de procura por metais preciosos, e de rotas alternativas para o intercâmbio comercial entre o Oriente e o Ocidente, foram fatores centrais para desencadear a expansão marítima.    

e) Teve, no acelerado crescimento demográfico dos séculos XIII, XIV e XV um fator motivador, pois a procura por novos territórios, para diminuir as pressões por terras cultiváveis na Europa, era urgente.   

  

7. (Ufpi 2007)  Sobre a Expansão Marítima e Comercial Europeia (séculos XV e XVI), assinale a alternativa correta.

a) A Espanha, em parceria com a França, dominou as rotas comerciais entre a América do Norte e a Europa.   

b) A Holanda, já no século XVI, impôs seu domínio marítimo e comercial, frente à Inglaterra, na América do Sul.   

c) A França, devido ao uso de expedições militares, controlou o comércio de especiarias no litoral da América Portuguesa.   

d) Portugal, ao assinar o Tratado de Tordesilhas com a Espanha, buscava garantir a exploração das terras localizadas no Atlântico Sul.   

e) A Inglaterra, a partir da chegada de Cristóvão Colombo ao "Novo Mundo", firmou-se como a nação hegemônica, nas rotas comerciais entre a América Central e a Europa.   

  

8. (Enem 2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
            K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: "Diversidade na educação: reflexões e experiências". Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que

a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.   

b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.   

c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.   

d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna.   

e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.   

  

9. (Ufrgs 2007)  Durante a Baixa Idade Média, ocorreu em Portugal a denominada Revolução de Avis (1383-1385), que resultou em uma mudança dinástica, cuja principal consequência foi

a) o enfraquecimento do poder monárquico diante das pressões localistas que ainda sobreviviam nas pequenas circunscrições territoriais do Reino.   

b) o surgimento de uma burguesia industrial cosmopolita e afinada com a mentalidade capitalista que se instaura na Europa.   

c) o início das grandes navegações marítimas, que resultaram no descobrimento da América e no reconhecimento da Oceania pelos lusitanos.   

d) o início do processo de expansão ultramarina, que levaria às conquistas no Oriente, além da ocupação e do desenvolvimento econômico da América portuguesa.   

e) o surgimento de uma aristocracia completamente independente do Estado, que tinha como projeto político mais relevante a expansão do ideal cruzadista.   

  

10. (Ufrgs 2006)  Nos primórdios da modernidade, os conquistadores, missionários e comerciantes europeus ocidentais trouxeram ao conhecimento do Velho Mundo a existência de vastos territórios inexplorados, inaugurando uma nova era de abertura e unificação de mercados. Entre outras razões dessa expansão geográfica, é correto citar

a) o aumento excessivo da população que começou a se constituir ininterruptamente a partir do século XIV e provocou a busca de novas terras de colonização e exploração.   

b) o crescimento da economia nos séculos XIV e XV, que levou os europeus a procurar novos mercados.   

c) a expansão dos turcos otomanos, com a tomada de Constantinopla, o que bloqueou a passagem terrestre da Europa para o Oriente.   

d) o teocentrismo e a escolástica, que estimulavam os homens em sua curiosidade por novas culturas e novas religiões.   

e) a pretensão dos europeus de exercer o controle comercial e militar no Mediterrâneo.   

  

11. (Ufjf 2006)  Leia, com atenção, a citação:

"Diz-se muitas vezes que os povos da Península Ibérica - e particularmente os portugueses - estavam especialmente preparados para inaugurar a série de descobertas marítimas e geográficas que mudaram o curso da história mundial, nos séculos XV e XVI."

            BOXER, C.R. "O império marítimo português". Lisboa: Edições 70, 1969, p. 20.

Com base na citação e em seus conhecimentos, leia atentamente as afirmativas, que buscam explicar as razões pelas quais os povos ibéricos podem ser considerados "especialmente preparados" para as descobertas marítimas:

I. A frágil diferenciação social interna e as alianças entre aristocracia, burguesia e camponeses atuaram como importante fator de estabilidade social.

II. A ativa participação dos árabes na condução do processo da expansão marítima ibérica possibilitou uma maior troca de experiências e projetos de expansão territorial.

III. A pioneira fundação do Estado Moderno português encontrou na expansão ultramarina uma fonte de prestígio para manutenção da nobreza e uma expectativa de novas fontes de receita.

 

Após a leitura, pode-se afirmar que:

a) todas estão corretas.   

b) todas estão incorretas.   

c) somente a afirmativa III está correta.   

d) as afirmativas I e III estão corretas.   

e) somente a afirmativa II está correta.   

  

12. (Ufes 2004)  "A própria localização da península, entre o Mediterrâneo e o Atlântico, e a importância do seu litoral em relação às suas fronteiras terrestres orientaram, porém, a sua política comercial e, por conseguinte, a sua política para o comércio externo e o controle do estreito de que se servia [...], controlando o comércio mediterrânico, o comércio atlântico, as rotas da 'Berberia' e, logo depois, a das Canárias antes da do Novo Mundo."

(RUCQUOI, Adeline. "História medieval". Lisboa: Editorial Estampa, 1995, p. 285-287)

 

A região pioneira na expansão marítima e comercial europeia a que se refere o texto acima é a

a) Península Itálica.   

b) Península Balcânica.   

c) Península Ibérica.   

d) Península Arábica.   

e) Península do Peloponeso.   

  

13. (Ufrgs 2001)  Na Idade Média a dieta alimentar dos europeus era pobre, pouco diversificada e não incluía batata, tomate, milho e chocolate. Estes alimentos passaram a ser consumidos na Europa apenas na época moderna porque

a) na época medieval o consumo destes alimentos era interditado pela Igreja por não serem citados na Bíblia.   

b) o elevado custo de produção desses produtos os destinava apenas para a decoração das festas da corte.   

c) considerados especiarias de alto preço, faziam parte do tesouro dos senhores.   

d) nesta época começou a haver contatos e trocas com a América.   

e) sua produção diminuiria a área de cultivo de trigo e videiras, produtos mais apreciados pelos mercados consumidores da época.   

  

14. (Uerj 2000)  Navegar é preciso, viver não é preciso.

Este era o lema dos antigos navegadores, pois embarcar nos navios da rota dos índias ou do Brasil, entre os séculos XV e XVI, era realmente uma aventura.

Uma das explicações para o pioneirismo português nessa aventura marítima é:

a) o espírito de Cruzada, resultante da presença de uma burguesia mercantil à procura de terras   

b) o processo de reconquista do território português, em decorrência do Guerra dos Cem Anos contra a França   

c) a constituição da primeira monarquia absolutista dos tempos modernos, em virtude da aliança entre a nobreza e a Coroa portuguesas   

d) a integração do país ao circuito do grande comércio europeu, com a criação de novas rotas entre as cidades italianas e o norte da Europa   

  

15. (Ufpi 2000)  Relacione os versos, abaixo apresentados, à expansão marítima de Portugal:

"O sonho é ver as formas invisíveis
de distância imprecisa, e, com sensíveis
movimentos de esperança e de vontade,
buscar na linha fria do horizonte
a árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte
os beijos merecidos da verdade."

            (Fernando Pessoa)

Tomando por base o conteúdo, expresso através da poesia apresentada, o descobrimento do Brasil representou:

a)  o resultado do planejamento adequado da Escola de Sagres, que condenava o espírito aventureiro.   

b)  a demonstração da fantasia dos lusitanos, complementada pelas experiências técnicas, desenvolvidas na arte náutica.   

c)  a dependência da expansão marítima lusitana à influência do romantismo na nobreza de Portugal.   

d)  a prova da influência do predomínio da burguesia na nobreza lusitana, expressa na aceitação do desafio de enfrentar rotas desconhecidas.   

e)  a execução do plano de cooperação internacional, pois as técnicas marítimas lusitanas eram fornecidas pelos italianos.   

  

16. (Ufpi 2000)  A expansão marítima de Espanha e de Portugal tinha por objetivo, além dos interesses econômicos, impor à América uma cultura cristã. A respeito do papel da Igreja Católica neste projeto, leia as seguintes afirmativas:

 
I- A Igreja Católica estava interessada em expandir o catolicismo para compensar a perda de fiéis na Europa.

II- A Igreja Católica educava os filhos dos colonizadores dentro de sua concepção de cristianismo.

III- A Igreja Católica concedia plena liberdade de culto a colonizadores e colonizados.

IV- A Igreja Católica desconsiderava a cultura nativa para implantar o catolicismo.

 
Assinale a opção correta.

a) I, II e III estão errados.   

b) I, II e IV estão corretos.   

c) II, III e IV estão corretos.   

d) I e IV estão errados.   

e) I, III e IV estão corretos.   

  

17. (Uff 1999)  No ano de 1998 comemoraram-se os quinhentos anos da chegada de Vasco da Gama às Índias, fato considerado como um dos marcos das grandes navegações e descobrimentos que antecederam a descoberta e a colonização do "Novo Mundo".

Assinale a opção que revela uma característica da colonização espanhola na América.

a) Criação de Universidades por toda a área de colonização com o propósito de ilustrar as elites indígenas americanas para consolidar o domínio colonial.   

b) Redirecionamento da política colonial no Novo Mundo tendo como fato determinante o florescimento do comércio com as Índias.   

c) Exploração da mão de obra negra escrava por meio de instituições como o "repartimiento" com o objetivo de atender às demandas de produtos primários da Europa.   

d) Divisão do território ocupado em sesmariais com o intuito de extrair maior volume de prata e ouro do subsolo.   

e) Fundação de uma rede de cidades estendida por toda a área ocupada, formando a espinha dorsal do sistema administrativo e militar.   

  

18. (Ufes 1999) 

Na EXPO'98, Portugal comemorou os 500 anos da descoberta de uma rota marítima para as Índias, que se deu graças ao domínio de novos conhecimentos náuticos. Contribuiu para isso a

a) decadência da política mercantilista e a adoção de uma diretriz industrialista que facilitaram a fabricação, em larga escala, de instrumentos náuticos.   

b) descentralização do poder e a derrubada do domínio dos castelhanos em Portugal, fato que atrasava o desenvolvimento náutico do país.   

c) participação da nobreza, que reprimiu A Revolução de Avis e impediu a ascensão do grupo mercantil ao poder, pois os burgueses não reconheciam a tradição naval de Portugal.   

d) expansão que Portugal viabilizou, graças aos investimentos da Inglaterra interessada na obtenção de matérias-primas para sua indústria.   

e) criação de um centro de reunião de navegantes em Sagres, que foi responsável pela introdução de novas técnicas de navegação.   

  

19. (Uerj 1998)  O mundo conhecido pelos europeus no século XV abrangia apenas os territórios ao redor do Mediterrâneo. Foram as navegações dos séculos XV e XVI que revelaram ao Velho Mundo a existência de outros continentes e povos.

Um dos objetos dos europeus, ao entrarem em comunicação com esses povos, era a:

a) busca de metais preciosos, para satisfazer uma Europa em crise   

b) procura de escravos, para atender à lavoura açucareira nos países ibéricos   

c) ampliação de mercados consumidores, para desafogar o mercado saturado   

d) expansão da fé cristã, para combater os infiéis convertidos ao protestantismo   

  

20. (Ufrgs 1997)  O processo de formação do Estado Nacional na Península Ibérica está diretamente ligado à Reconquista, que significou

a) cobrança de impostos efetivada pelas casas reinantes aos invasores turcos.   

b) formação de exércitos nacionais para enfrentar o particularismo feudal.   

c) luta dos cristãos para recuperar os territórios ocupados pelos muçulmanos.   

d) confisco dos bens da Igreja para aumentar o poder feudal.   

e) ocupação de territórios invadidos por proprietários rurais e pela burguesia comercial urbana.   






Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [C]

 

As viagens ultramarinas do século XV foram rodeadas de expectativas com relação aos perigos que podiam ser encontrados no mar. Monstros marinhos, rodamoinhos gigantescos que “engoliam” embarcações, pontos de tempestades que nenhum navio atravessaria e a queda profunda ao se alcançar a linha do horizonte eram alguns dos medos dos navegantes.  

 

Resposta da questão 2:
 [B]

 

Somente a proposição [B] está correta. Sérgio Buarque de Holanda em suas duas obras mais importantes, “Raízes do Brasil” e “Visão do Paraíso” busca elementos que caracterizavam os ibéricos para a melhor compreensão da cultura brasileira. Desde a formação de Portugal em 1139 com a dinastia de Borgonha (vale lembrar que Portugal foi o primeiro Estado Moderno a surgir), o jovem país entrou em contato com outros povos, sobretudo na dinastia de Avis, 1385-1580. Portugal realizou contatos com povos do Oriente e do norte da África no contexto das Grandes Navegações. Tal fato explica, para Sérgio Buarque de Holanda, a redução lusitana pelo “gosto da maravilha e do mistério” sobre o “Novo Mundo”. As demais alternativas estão incorretas.  

 

Resposta da questão 3:
 [C]

 

A expansão portuguesa, e a formação do Império Marítimo, mesmo com suas limitações demográficas contou com um fluxo populacional constante do Reino para os domínios ultramarinos, com destaque para o Brasil, cuja emigração atraiu muitos povoadores no século XVIII. O sistema comercial português foi estruturado a partir de uma relação bipolar no Atlântico Sul, no qual o tráfico de escravos, alastrado para os demais domínios coloniais na América, foi uma das suas principais características, marcada pela circulação de pessoas e bens.  

 

Resposta da questão 4:
 [E]

 

A expansão marítima representa a expansão do comércio, portanto, burguês, apesar de interessante para a nobreza que controlava o Estado. Na expansão Ibérica não se encontram interesses italianos. Vale a pena lembrar que muitos historiadores consideram o Estado Moderno ainda como um “Estado Feudal”. A expansão somente foi possível devido à centralização do poder em Portugal e Espanha, caracterizados politicamente como monarquias absolutistas.

Do ponto de vista religioso, as monarquias ibéricas tiveram o apoio do Papa e se utilizaram de novas tecnologias derivadas do conhecimento, oriundo do renascimento.  

 

Resposta da questão 5:
 [D]

 

A primeira afirmação é correta, entendida a expansão portuguesa como o início de um grande movimento expansionista que atingirá diversas nações europeias. A segunda afirmação é falsa, pois além de projetarem suas expansões separadamente, havia grande concorrência entre os reinos ibéricos. A terceira afirmação é correta se considerarmos que esse conhecimento foi possível, em grande parte, a cultura racional que se desenvolvia na época do Renascimento.  

 

Resposta da questão 6:
 [D]  

 

Resposta da questão 7:
 [D]  

 

Resposta da questão 8:
 [D]

 

O texto retrata os primórdios da exploração europeia da África, realizada pelos portugueses à época das grandes navegações e da colonização do Brasil. A exploração através de feitorias não se caracterizou como um processo de colonização, apesar de garantir grandes lucros à Portugal responsável pelo tráfico negreiro. A colonização africana pelos europeus ocorreu durante a segunda metade do século XIX e estendeu-se até o período subsequente à Segunda Guerra Mundial.  

 

Resposta da questão 9:
 [D]  

 

Resposta da questão 10:
 [C]  

 

Resposta da questão 11:
 [C]  

 

Resposta da questão 12:
 [C]  

 

Resposta da questão 13:
 [D]  

 

Resposta da questão 14:
 [D]  

 

Resposta da questão 15:
 [B]  

 

Resposta da questão 16:
 [B]  

 

Resposta da questão 17:
 [E]  

 

Resposta da questão 18:
 [E]  

 

Resposta da questão 19:
 [A]  

 

Resposta da questão 20:
 [C]  

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...