GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES SOBRE RENASCIMENTO CULTURAL


Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [B]

 

A expressão renascentista nos remete à Idade Moderna, momento em que uma nova visão de mundo se desenvolveu ao mesmo tempo em que a burguesia e o comércio estavam em expansão. A cultura renascentista resgatava valores greco-romanos em contraposição a visão medieval ainda predominante na sociedade e, dessa maneira, revalorizou a razão, estimulando a reflexão e o senso crítico, com novas descobertas científicas, assim como uma nova arte, que refletia não apenas a adoção de novas técnicas, mas a valorização do ser humano e de sua vida cotidiana.  

 

Resposta da questão 2:
 [B]  

 

Resposta da questão 3:
 [E]

 

Roger Bacon viveu na baixa idade média, quando alguns teólogos vislumbraram possibilidades maiores do que aquelas definidas pela Bíblia. A crença na capacidade criadora do homem chocava-se com as concepções teocêntricas da Igreja Católica, que entendia que apenas Deus era “criador”. A escolástica, filosofia que incorporou aspectos humanistas e racionais ao cristianismo, representou uma porta para o desenvolvimento de novas visões de mundo que, séculos depois, permitiram o renascimento cultural.  

 

Resposta da questão 4:
 [C]

 

Shakespeare é um autor da época do renascimento cultural e foi influenciado pelas descobertas científicas da época. O texto enfatiza a importância do sol, entronizado (colocado no trono) e, portanto, equivalente a um rei em meio a outros astros. O heliocentrismo foi uma importante teoria do renascimento, defendida por Copérnico, que chocou-se com as teses da Igreja, predominantes até então, que defendiam a Terra como centro do universo (geocentrismo).  

 

Resposta da questão 5:
 [D]  

 

Resposta da questão 6:
 [B]  

 

Resposta da questão 7:
 [B]  

 

Resposta da questão 8:
 [C]  

 

Resposta da questão 9:
 [D]  

 

Resposta da questão 10:
 [A]

 

Antropocentrismo, Naturalismo e Racionalismo, são características básicas do Renascimento herdadas da cultura clássica e amplamente propagadas pelos artistas e cientistas.  

 

Resposta da questão 11:
 [A]

 

Uma das características básicas do Renascimento era o racionalismo, indutor do cientificismo. As descobertas científicas fundamentavam as concepções de um contexto de transição, contrárias ás concepções medievais formuladas e afirmadas pela Igreja.     

 

Resposta da questão 12:
 [C]

 

O antropocentrismo propagado no Renascimento contrapunha-se à filosofia escolástica, formuladora do teocentrismo (princípio que considera Deus o centro de tudo) e base do pensamento e da cultura medieval. Esta modalidade de pensamento era essencialmente cristã e procurava respostas que justificassem a fé na doutrina ensinada pelo clero e vigorou do princípio do século IX até o final do século XVI.   

 

Resposta da questão 13:
 [D]

 

A alternativa correta resume com muita precisão a relação entre o Renascimento Cultural e o ambiente urbano da Europa a sua época.  

 

Resposta da questão 14:
 [C]

 

O Renascimento Cultural resgatou os valores da cultura clássica greco-romana, destacando o antropocentrismo, o racionalismo e o individualismo, no entanto vale destacar que a religiosidade não foi desprezada, e um dos maiores artistas da época, Michelangelo, esteve vinculado á obras sacras, patrocinado pelo Papa. Na pintura, o uso da perspectiva foi a grande novidade, dando a ideia de profundidade.  

 

Resposta da questão 15:
 [E]

 

A Reforma Protestante pregava a leitura vernacular da Bíblia e de outros escritos religiosos em detrimento da leitura ortodoxa da Igreja. Cervantes foi um autor renascentista, portanto, crítico das manifestações de origem medieval, assim como Camões, renascentista português que escreveu sobre a expansão marítima lusitana.  

 

Resposta da questão 16:
 [A]

 

Várias das descobertas e ideias de Galileu iam de encontro às teorias defendidas pela Igreja Católica. Galileu defendeu, por exemplo, que o Sol e Lua tinham crateras e imperfeições, que o Sol era o Centro do Universo, e que a Terra não era imóvel, mas sim rotativa, o que explicava, por exemplo, o movimento das marés.

 

Tudo isso contrariava as ideias católicas, o que fez com que Galileu fosse perseguido pelo Santo Ofício, que o obrigou a negar suas descobertas.  

 

Resposta da questão 17:
 [D]

 

Somente a alternativa [D] está correta. A questão remete ao Renascimento Cultural que ocorreu na Europa nos séculos XIV, XV e XVI. O Movimento começou no Norte da Itália no século XIV devido à localização geográfica, comércio, desenvolvimento da burguesia, intercâmbio cultural, fuga de sábios bizantinos para a Itália, a atuação dos Mecenas, entre outros. Os Mecenas eram pessoas (reis, nobres e principalmente os burgueses) que patrocinavam as artes em geral e a cultura. Artistas importantes na época como Michelangelo e Leonardo da Vinci foram patrocinados pelos mecenas. Ao encomendar obras, os mecenas patrocinadores estavam, de alguma forma, associados ao senso estético.  

 

Resposta da questão 18:
 [C]

 

Apesar de cristãos, os humanistas se preocuparam em compreender o ser humano a partir de novas perspectivas, definidas pelo racionalismo, valorizando o individualismo. A ideia básica de Renascimento Cultural está associada ao resgate da cultura clássica, Greco-romana. No século XVI, o movimento de Reforma Religiosa, denominada de protestante, incorpora elementos originados com o Renascimento, destacando-se a visão crítica de mundo e o próprio individualismo, sendo que os reformadores foram combatidos pela Igreja Católica com maior vigor a partir da contrarreforma.  

 

Resposta da questão 19:
 [C]

 

A questão estabelece como correta os dois conceitos fundamentais de cada um dos períodos históricos, a Idade Média onde se desenvolveu o teocentrismo, devido à forte influência da Igreja Católica, como instrumentos de contenção dos conflitos sociais, enquanto no período da Renascença, Idade Moderna, o conceito fundamental é o antropocentrismo, colocando o homem como o centro da preocupação e do novo paradigma cultural, social e econômico.  

 

Resposta da questão 20:
 [C]

 

[I]. Incorreta. A disseminação das informações foi propiciada pela criação da imprensa de tipos móveis e não houve um aparato estatal de cunho centralizador a estabelecer a censura. A censura tinha cunho religioso.

[II]. Incorreta. A Igreja Católica não ensinou a população em geral a ler e interpretar os seus dogmas; somente os membros do clero possuíam essas condições.

[III]. Correta. O método científico moderno consiste na experimentação, na observação e no raciocínio lógico-matemático.

[IV]. Correta. A preservação da cultura greco-romana foi realizada pelos Bizantinos e Islâmicos. O modelo antropocêntrico foi utilizado para o cálculo que objetiva proporções exatas.  

 

Comentários

Ana Paula disse…
Adorei, muito bom!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...